4 de jul. de 2009

COLUNA DA MARIA JOANA: Que bom que vocês vieram ao “coração agrícola do país” !!!

Assim reconheceu o ex ministro Mangabeira quando aqui esteve em maio. Esta frase deveria estar em outdoors em todas as entradas de Campo Mourão, recepcionando todos os visitantes que vierem participar de nossa festa 19 Nacional do Carneiro no Buraco e Exposição Feira Agropecuária Comercial e Industrial. Deveria estar gravada em todas as casas e nos corações de todos os que para cá emigraram e ajudaram a construir este município situado no coração agrícola do país, no “Centro Oeste no Paraná, em região outrora hostil... um município que honra e orgulha o Brasil”.
Nesta semana festiva queremos prestar nossa homenagem a todos os que ajudaram a construir esta cidade nesta abençoada região do Paraná, do Brasil. Desde os primeiros habitantes indígenas e todos os que vieram colonizar estas terras do “Campo do Mourão”, a sobrevivência se deu através dos produtos extraídos desta terra roxa, seja através do extrativismo dos madeireiros do primeiro ciclo de colonização, seja através da produção agro pastoril, seja pela industrialização dos produtos da atualidade. Se não existisse aqui terra fértil, água em abundância, povo trabalhador não estaríamos aqui hoje festejando nossa terra, nosso povo.
Parabéns Campo Mourão!!! Parabéns a todos os seus filhos, de nascimento ou de coração, que acreditaram no potencial de suas terras, de suas riquezas e aqui estão plantando as sementes do amanhã, produzindo alimentos para o mundo. São povos de todas as raças que aqui fincaram suas raízes e seus costumes como a própria festa nos mostra. Observamos essa miscigenação no rosto dos brasileiros que trazem os traços de suas origens indígena, africana, européia, oriental, asiática. Este é o retrato do povo brasileiro que resultou desse choque de civilizações, numa mistura de raças, cores, sabores, ritmos, usos, costumes e religiões. Um povo que demonstra na sua história que a fé e a resistência caminharam sempre juntas. Com deuses, música, dança e a força dos indígenas, filhos da mãe terra e dos negros, filhos da mãe África, os imigrantes de todas as partes do mundo inventaram um país: o Brasil de todos os santos, cores e esperança de igualdade.
Em nenhum país do mundo ocorreu esta miscigenação, esse grande encontro racial e aqui em Campo Mourão vocês poderão sentir também os sons de todas as raças, nas músicas, nos sotaques, nas danças, nas expressões culturais e religiosas, todas convivendo em paz e harmonia e sempre prontas para acolher e todos e dizer do fundo do coração: QUE BOM QUE VOCÊS VIERAM! VIVA CAMPO MOURÃO!!!
O Brasil tem muitos problemas a resolver e pode fazê-lo com organização, garra, confiança, união, companheirismo, dedicação, COOPERAÇÃO, SOLIDARIEDADE, RESPEITO MÚTUO... E o primeiro passo é NOS REDESCOBRIR, conhecer nossas possibilidades e debilidades, NOS VALORIZAR, ACREDITAR NO BRASIL, na nossa região, em nossa cidade. Temos muito a contribuir para outra América, outro mundo e esta região é um exemplo. Campo Mourão mostra ao mundo que é possível produzir a proteger a natureza como pede o ministro da agricultura Stephanes. Foi pioneira na década de 70 na implantação das matas ciliares na bacia do Rio do Campo. Hoje vemos os rios protegidos ao lado das plantações cuidadas, sem erosão (erosão só no marco do lançamento do Programa Nacional de Conservação do Solo, na Praça do Fórum…).
Outro programa pioneiro e de sucesso é o programa de recolhimento de vasilhames de defensivos que recolhe quase 100%. Os visitantes podem ver que aqui em Campo Mourão os rios estão protegidos no campo, graças ao trabalho dos agricultores que investem parte da sua renda, para manter os mananciais e garantir a água da cidade.
Aqui vocês encontrarão natureza, ecologia, solo fértil, trabalho, dedicação, progresso, cultura e qualidade de vida espalhados por toda a região da COMCAM que formam um grande mosaico. A diversidade de paisagens, a fertilidade do solo, os usos e costumes e as características de nossa gente hospitaleira formam este município paranaense sui generis, planetário, global, multicultural, um estado de espírito, que está construindo um mundo melhor para vocês. E que na hora da partida possamos dizer a todos os que nos visitaram, com a certeza do regresso: QUE PENA QUE VOCÊS VÃO EMBORA!!! Até 2010!!!
Maria Joana Titton Calderari - membro da Academia Mourãoense de Letras, graduada Letras UFPR, especialização Filosofia-FECILCAM e Ensino Religioso-PUC-PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário