O jornalista Samuel Zanello Milléo Filho, um dos mais conceituados comunicadores do agronegócio paranaense, fez a entrega de uma imagem de Nossa Senhora das Brotas, na última sexta-feira, ao presidente da Coopavel, Dilvo Grolli. O gesto de Samuel, que é coordenador de Comunicação e Marketing do Sistema Ocepar, é cheio de significados.
Samuel completa, em 2025, quatro décadas dedicados ao jornalismo cooperativista – começou em 1985, e há 25 anos participa do Show Rural, considerado um dos dois maiores e mais admirados eventos técnicos do agronegócio mundial. A devoção à Santa, que tem forte relação com Piraí do Sul, cidade Natal de Samuel, está associado a dois fatos aos quais o jornalista atribui como milagres.
Propagação- “Recebi duas bênçãos fabulosas, de cura de meus filhos de graves problemas de saúde”, disse ele ao presidente Dilvo. A partir disso, Samuel fez uma promessa e passou a disseminar o nome de Nossa Senhora das Brotas, presenteando pessoas dos mais diferentes setores com imagens da santa e revelando aspectos de sua história. “Tenho muito a agradecer e é assim que sinto que posso retribuir a tudo o que minha família recebeu”.
Padroeira - Nossa Senhora das Brotas é a padroeira da Agropecuária e Protetora do Caminho das Tropas. O culto à santa remonta a 1808, quando Frei Antonio de Sant'Ana Galvão deixou uma estampa de Nossa Senhora com a viúva Ana Rosa de Paula, que em pouco tempo passou a ser considerada milagrosa. Após a perda da imagem, Ana a encontrou novamente entre brotos e raízes, após um incêndio que destruiu sua moldura, mas preservou a estampa. Esse fato foi vivido como um milagre e a história rapidamente se espalhou, trazendo devoção aos devotos de Piraí do Sul e aos tropeiros que passavam pela região.
Peregrinação- Ao longo dos anos, diversas capelas foram construídas, e o Santuário de Nossa Senhora das Brotas, em suas configurações atuais, foi concluído em 1985, com o formato de uma coroa, em homenagem à Virgem Maria. Este local tornou-se um ponto de peregrinação importante, não apenas para os moradores locais, mas para milhares de romeiros do país.
Santuário- A celebração anual do dia 27 de dezembro atrai piraienses e romeiros, unidos por sua fé e razão de confraternização. Em 1999, o Santuário foi reconhecido, juntamente com outros dois, como lugar de peregrinação com a oportunidade de Indulgências Plenárias. Desde 1999, o município de Piraí do Sul foi oficialmente nomeado Pólo Turístico Religioso, atraindo visitantes e reverenciando a vocação agropecuária e religiosa do local. por 20 segundos. Fonte: Jean Paterno, Coopavel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário