25 de jun. de 2022

ENTREVISTA DE DOMINGO: Néu Garcia

"Minha chegada na c
omunicação foi por um amigo de Cianorte, o Oscar, na época das brincadeiras dançantes e “Paqueras na Avenida” (essa é para poucos...kkk). Ele me desafiava a ler recadinhos no microfone. Mesmo com muita vergonha, topava o desafio e fui criando gosto", diz o
radialista, locutor, produtor de vídeos, mestre de cerimônias e celebrante de casamentos, Néu Garcia. 
Atualmente Néu está na Rádio Colméia News FM, e é  homenageado deste mês aqui no Blog do Ilivaldo Duarte na ENTREVISTA DE DOMINGO.
"Sou alguém que se interessa por histórias e estórias, tenho grande gosto pela maneira que as pessoas
entendem a vida. Gosto de ouvir o que as pessoas – especialmente as que têm grande tempo de vida. Sou um bom ouvinte e, quando autorizado, gosto de recontar o que ouvi", lembra Néu, que c
omeçou muito cedo na comunicação. Com 15 anos ele já estava nas ondas do rádio em São Paulo e chegou a trabalhar em uma rádio do Lombardi, a voz do programa Silvio Santos. Depois, voltou para o Paraná e em Campo Mourão empunhou o microfone em vários emissoras da cidade.  "Sempre gostei de comunicação, mas gosto mesmo é da comunicação direta com o público", diz este cianortense de nascimento e mourãoense de coração, carismático, gente do bem e profissional de primeira. 

QUEM É NÉU GARCIA? Sou filho de Maria Pereira Garcia e Belo Alves Garcia. Nasci em 20 de agosto de 1975, na cidade de Cianorte (PR). Sou pai de três filhos (Santhiago, 16, Benjamin, 11 e Rafael, 6. E resido desde 1991 em Campo Mourão.
Nota do BLOG: acima vista de Cianorte em várias décadas, Néu com os filhos e o pai.
COMO SE DEFINE? Sou alguém que se interessa por
histórias e estórias. tenho grande gosto pela maneira que as pessoas entendem a vida. Gosto de ouvir o que as pessoas – especialmente as que têm grande tempo de vida – têm pra contar. Mas tenho apreço também pelo como as pessoas mais jovens entendem a vida. Sou um bom ouvinte e, quando autorizado, gosto de recontar o que ouvi.


ONDE E ONDE FOI SUA INFÂNCIA? Nasci em Cianorte onde vivi até meus 14 anos. Foram tempos difíceis pois minha família tinha poucos recursos, mas classifico minha infância como boa e feliz. Tinha saúde, alimento, um teto, um quintal enorme e muitos colegas da época, foram dias felizes.

ONDE ESTUDOU E QUE CURSOS FEZ? Meu primário aconteceu em Cianorte mesmo, no Colégio Estadual Itacelina Bittencourt (foto recente). Aqui em Campo Mourão, terminei meu segundo grau no Colégio Estadual Marechal Rondon e depois fiz os cursos de Letras e Ciências Econômicas na Fecilcam.

COMENTE UM POUCO SOBRE SUA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL. Lá no comecinho, vendi coxinha, sukita (sacolé) e sorvete; Fui costureiro industrial (em Cianorte, isso era muito comum) e, aos 13 anos comecei a trabalhar na extinta Rádio Regional de Cianorte, uma emissora AM, onde iniciei limpando discos e depois virei operador de mesa, repórter de rua e finalmente locutor de estúdio.

Aos 15 anos.  ambicioso, decidi procurar uma rádio maior, isso no ano 1990. Então, com 15 para 16 anos (já órfão de pai e mãe) segui para São Paulo. Trabalhei na emissora ABC, de Santo André, que era do Lombardi - foto abaixo (Voz conhecida do programa Silvio Santos) e, acredite, eu fiz mesa para ele por algum tempo. 

Em janeiro de 1992, voltei para Cianorte, foi então que, no mesmo período, duas emissoras FM estavam para inaugurar. Uma a Jandaia FM de Jandaia do Sul e a outra a Musical FM, de Campo Mourão. Minha intenção era seguir para Jandaia do Sul, mas, o amigo Levi de Oliveira (foto) – o qual havia tive a honra de trabalhar junto na Rádio Regional de Cianorte – estava na Colmeia aqui em Campo Mourão e fez todo o esforço pra que eu viesse pra cá. E assim aconteceu.

Comecei na Musical FM  em junho de 1992 com a primeira equipe (Luis Donizete, Tony Casanova, Enio Maciel, Eli Cordeiro e Adriano Serra, que veio de Cianorte comigo, na época).
Nota do BLOG: Luis Doniseti, Enio Maciel, Eli Cordeiro e João Nereu.

Nessa época, o saudoso Milton Rolim administrava a emissora. alguns meses depois, conheci Elói Bonkoski.
Nota do BLOG: acima Elói Bonkoski e seu pai Ervin Bonkoski, com as esposas. Elói "morou" vários meses dentro da Musical FM em 1992 e no ano seguinte foi que veio residir oficialmente em Campo Mourão.
Nota do BLOG: acima, Milton Rolin em uma das raras fotos conhecidas. Rolin foi de uma grande importância para a nova fase do rádio mourãoense a partir dos anos 1980 com a chegada da Rádio Humaitá.

Em 1994, saí da Musical e fui para a Rádio Humaitá, com o grande mestre (Valdete Rodrigues de Almeida).


VOCÊ SAIU DO RÁDIO E FOI FAZER HISTÓRIA NOS PRIMEIROS ANOS DA TV EM CAMPO MOURÃO? Isso, em 1997 saí da Humaitá e entrei no primeiro canal gerador de imagens de Campo Mourão (CMTV), que era uma tv a cabo, dirigida pelo Gustavo Riecke. No mesmo ano, fui contratado pelo Adjaime Pereira de Carvalho
(foto), sob a promessa da vinda da TV Carajás para Campo Mourão. Recebi por quase um ano sem a tv existir e finalmente em 1998 a tv chegou. Fui o primeiro âncora de jornalismo de imagem em Campo Mourão – primeiro na CMTV e, em seguida, na TV Carajás.

Em 1999, voltei para a Rádio Musical e, por um ano (1999 e 2000) fazia o Jornal 100 da Rádio Musical FM  e os três telejornais da TV Carajás. Ao final do ano 2000, sai da Carajás e fiquei apenas na Musical FM.  Essa segunda estada durou até 2006, quando “abandonei” o rádio e parti para à indústria. Fui comprador internacional da VRI Eletrônica, da Saubern, a Clean-up.

NÉU, MAS VOCÊ É CONHECIDO TAMBÉM EM OUTRAS ATIVIDADES. Sim, paralelo a tudo isso, sempre prestei
serviço de mestre de cerimônia para muitos eventos e também sempre mantive meu estúdio particular, onde coloco voz em documentários e vídeos-aulas para alguns parceiros de longa data. 
Há cerca de cinco anos, me interessei pelo mercado de celebração de casamentos. Em 2020, saí da VRI e me dediquei apenas ao meu estúdio e eventos.

Nas eleições municipais de outubro de 2020, a Rádio Colmeia me convidou para coordenar as mídias partidárias. As eleições acabaram, meu serviço acabou e eu voltei ao meu estúdio. Em dezembro desse  mesmo ano, a rádio me convidou para administrar as mídias comerciais e desde então, estou há pouco mais de dois anos de volta ao rádio.


QUEM FOI O “CULPADO” PARA SUA ENTRADA NO MUNDO DA COMUNICAÇÃO? Pela comunicação foi um amigo de Cianorte, o Oscar. Na época das brincadeiras dançantes e “Paqueras na Avenida” (essa é para poucos..kkk);. Ele me desafiava a ler recadinhos no microfone. Mesmo com muita vergonha, topava o desafio e fui criando gosto.

DESDE QUANDO É APAIXONADO PELA VIDA? PELA COMUNICAÇÃO? Pela vida, desde os primeiros segundos de 20 de agosto de 1975; pela comunicação, penso que nove meses antes desse dia...kkkkkkk

O QUE GOSTA NO PROCESSO DA COMUNICAÇÃO?
Gosto de ouvir e, quando autorizado, reproduzir. E quero me manter saudável e ativo, dentro e fora da profissão.

O QUE MAIS TE MOTIVA NA SUA ATIVIDADE?  Gosto da linha informativa. Não precisa ser, exatamente, o jornalismo, mas gosto de tudo que traga informação.

QUAIS SÃO OS DESAFIOS NA SUA PROFISSÃO? E COMO É CONVIVER COM AS REDES SOCIAIS? O desafio principal é se manter íntegro, não se constrói nada sob areia. As redes sociais representam um mundo maravilhoso e, ao mesmo tempo, perigoso. Não se pode medir a vida pelo que se vê nas redes sociais. Contudo, não se pode ignorar tudo o que está lá. Cautela é uma palavra que vale pra tudo na vida.

QUAL DECISÃO MARCOU E QUAIS CONQUISTAS NA HISTÓRIA DA SUA VIDA?  Parece bobagem, mas quando decidi parar de fumar (há uns 14 anos) senti que, nunca antes na minha vida, eu quis tanto fazer alguma coisa.
TRÊS PERSONALIDADES EM CAMPO MOURÃO E POR QUÊ? Elói  Bonkoski (Musical FM) pela  integridade e humildade absurdas; Sérgio Rosendal (VRI), um professor de vida e Heron Oliveira (Clean-Up), pela honestidade.

QUEM É EXEMPLO E POR QUÊ?
Não me vem nenhuma figura mortal que eu possa dar esse título. Mas tem muita gente boa por aí. ”Exemplo” é um título muito forte para dar a quem por ser fraco em algum momento da vida. Mas tem muita gente boa por ai.

MELHOR EQUIPE ONDE TRABALHOU OU CONVIVEU? VRI Eletrônica,  uma equipe de resultados imediatos. uma grande escola.

MELHOR EQUIPE NA COMUNICAÇÃO? Dos tempos da rádio Humaitá tinha uma equipe legal na época que eu estava lá, como Dirceu Ferrari, Félix Souza, João Nereu, Valdete Rodrigues, Tiãozinho Víter. Tudo boa gente.

QUAL MELHOR VEÍCULO DE COMUNICAÇÃO?
O rádio, com certeza.

SER LOCUTOR É JEITO OU DOM? QUALQUER UM
PODE VIRAR COMUNICADOR?
É jeito, todos somos comunicadores de alguma forma.


QUAL SEU ESPORTE PREFERIDO? Não pratico nada, mas gosto de ver UFC.

TIME DO CORAÇÃO? ÍDOLO? Não sou fanático, mas aprendi a ter um respeito especial pelo Palmeiras com meu grande amigo e ex-sogro, o Segundo Garibotti, que foi goleiro, técnico e viveu no mundo da bola nos campos da nossa cidade e região.
Nota do BLOG: Segundo Gariboti é o de camisa verde, o segundo da direita para à esquerda - Na ordem, Zé Maria, Segundo, Romildo, Ademir Lima, Catalã e Moacir, em foto tirada por Ilivaldo Duarte no coreto do velho estádio RB em 2016.

QUAL O MELHOR TIME QUE JÁ VIU JOGAR?  Parece loucura, mas meu filho mais velho (Santhiago), é corinthiano e fã incondicional do Messi. Nunca vi nenhum time grande jogar, mas já ouvi sobre todos eles. Santhiago é fanático pelo futebol e por fórmula um.
Nota do BLOG: para matar a saudade, montagem de dois grandes craques que fizeram história no Palmeiras e Corinthians (Ademir Da Guia e Roberto Rivelino).

COMO OBSERVA ATUALMENTE O INTERESSE DOS CIDADÃOS? A  paixão pelo sensacionalismo atrapalha. a melhor informação não dada por quem a expõe primeiro e sim por quem tem responsabilidade pelo que expõe.

E A EXPERIÊNCIA DE CONVIVER COM A PANDEMIA? Mais do que nunca, viver o hoje é a máxima. Vi muita gente com planos futuros ir embora...o amanhã tomará conta do amanhã. o hoje é mais importante.

O QUE MAIS GOSTOU E GOSTA DE FAZER
PROFISSIONALMENTE?
Sempre gostei da comunicação. Gosto da comunicação de estúdio, mas tenho mais alegria quando a comunicação é feita para o público direto.


O QUE FAZ HOJE? Além de ser mestre de cerimônias e celebrante de casamento, coloco voz em vídeo aulas e documentários. Cuido das mídias comerciais e apresento um programa de rádio na Colmeia News FM.

UMAS E OUTRAS COM NÉU GARCIA

ÉTICA: Manter-se íntegro mesmo quando não tiver ninguém olhando.

MÚSICA: Todas que te faz parar para ouvir mesmo que apenas uma frase.

AUTOR:
  Da minha infância, Monteiro Lobato.

LIVRO: Operação Cavalo de Tróia.

CAMPO MOURÃO NA SUA VIDA: Já faz muito tempo que estou nessa terra. Meu coração já bate no mesmo ritmo de quem nasceu aqui.
Nota do BLOG: Campo Mourão em três momentos, representando três décadas.


FAMÍLIA: Um lugar feliz pra voltar ao fim do dia.

RELIGIÃO:
Uma base que deve ser entendida e respeitada.

UM " GOLAÇO" QUE MARCOU NA SUA VIDA E COMEMOROU MUITO.  Mesmo quando, aos 13 anos, me vi órfão de pai e mãe, optei por continuar andando. Não parei, nem mesmo nas vezes que caí.

ESPERANÇA:
Quero ver netos.

SONHO: quero ver mais netos...kkkk

SAUDADES... DE QUEM E DO QUÊ?  Não  optei por não tê-las quando decidi continuar andando, aos 13 anos.

QUAL PROJETO AINDA GOSTARIA DE REALIZAR?  Não faço planos a longo prazo, mas quero assistir um Palmeiras e Corinthians com o filho Santhiago. Ele sempre me convida. penso que seria divertido viver isso com ele.

QUAL VIAGEM GOSTARIA DE FAZER E PAÍS A CONHECER?
Conhecer o Egito.
Nota do BLOG: fazemos você sonhar um pouco.

SE PUDESSE VOLTAR NO TEMPO, O QUÊ JAMAIS TERIA FEITO? Não me vem nada em mente. cada coisa que fiz – certa ou errada – é um “tijolo” do que sou hoje.

COMO É A SUA ROTINA?
 De segunda a sexta – filhos para escola, cuidar dos afazeres domésticos – afinal sou pai solo, trabalho. E nos  finais de semana – casamentos, eventos e carne na grelha com os filhos.

COMO ACHA QUE OS OUTROS TE VÊEM?
É interessante as coisas que ouço sobre isso. Penso que, pelo trabalho que faço como celebrante de casamentos, alguns me interpretam como uma pessoa mais “fechada”, e de pouca conversa. Claro que, como já disse, sou melhor como ouvinte. Sou uma pessoa bastante reservada, mas de muitos colegas. penso que tenho uma boa aceitação.

O MOMENTO ATUAL DA SUA VIDA: De  re-descobertas. Com o filho adolescente, a gente revive muita coisa e reaprende outras mais.

QUE LEGADOS GOSTARIA DE DEIXAR PARA OS OUTROS? Gostaria que as pessoas deixassem pra se preocupar com o amanhã, somente amanhã. 
É certo
que precisamos sempre estar um passo à frente, mas vejo as pessoas querendo viver muito a frente. E nessa busca, acabam por não vendo as coisas bacanas que acontecem no agora. Não falo em procrastinar, mas falo em cuidar das coisas do hoje.

SER CONVIDADO PARA ESTA HOMENAGEM NA ENTREVISTA DE DOMINGO NO BLOG?
Você tem um peso grande na comunicação dessa cidade. Apesar da pouca proximidade, a gente está sempre se acompanhando. Fico agradecido por essa oportunidade.

QUE PERGUNTA NÃO FOI FEITA E GOSTARIA DE TER RESPONDIDO?   - FAÇA E RESPONDA - Como um bom jornalista, penso que você perguntou tudo o que eu poderia responder.

2 comentários:

  1. História bonita de Néu Garcia...parabéns Néu e Ilivaldo, a comunicação é mesmo para quem sabe viver , ama desafios ...parabéns C .Mourão por verdadeiros talentos nessa área!

    ResponderExcluir
  2. Dicas muito interessantes, vou tentar aplicar seus conhecimentos! muito obrigado por compartilhar com agente essas relíquias.

    ResponderExcluir