31 de jan. de 2021

NA DECISÃO os detalhes fazem a diferença

O jogo e o título só termina e é conquistado quando o juiz apita o final e a decisão pode ser em detalhes. Estas máximas do mundo da bola por demais conhecidas nos bastidores e bares, e nas rodinhas que têm torcedores, aconteceram na tarde deste sábado, 30 de janeiro, no  Maracanã, templo do futebol, na primeira decisão brasileira nesse estádio entre Palmeiras x Santos.

A decisão assistida por milhões de torcedores no Brasil e em 191 países do mundo foi vencida pelo alviverde do Parque Antarctica - o maior campeão do Brasil, por com um gol de cabeça aos 99 minutos de Breno Lopes, o predestinado desta Libertadores 2020. Assim como foi com Betinho em 2015, na conquista da Copa do Brasil pelo time palmeirense.

Em decisão marcada pela forte marcação e a tentativa de explorar contra-ataques e transições rápidas, o que se viu em campo foi baixo nível técnico com  as ausências de Marinho e Soteldo, de Rafael Veiga e Gabriel Menino, que sofreram implacáveis marcações e foram figuras apagadas, diferente das partidas anteriores.

Quando tudo caminhava para o fim do tempo normal e visualizando uma prorrogação, o técnico Stival, o "Cuca" resolve usar de malandragem para ter a bola em um lateral favorável ao alviverde. Cuca campeão da Libertadores com o Atlético Mineiro se deu mal, sendo expulso pelo árbitro argentino e desestabilizou o time santista. Na sequência, em lance decisivo o esforçado Roni fez cruzamento perfeito para a cabeçada de Breno, que não precisou subir diante do lateral Pará para fazer o gol mais importante da sua vida e um dos seus gols mais significativos da história palmeirense, dando alegria e a soltura da voz e do choro de milhões de esmeraldinos no Brasil e em várias partes do mundo. 

Foi o ataque 100% do verdão, pois fez apenas um ataque e certeiro durante a decisão, com eficácia plena na bola decisiva da Libertadores.

Foi o gol do bicampeão da Libertadores da América da Sociedade Esportiva Palmeiras. Gol marcado aos 99 minutos, e foi em 1999 o ano da conquista do primeiro título da Libertadores do time alviverde.

Com 90 dias de ambiente brasileiro e palestrino, o técnico Abel Ferreira  foi um grande protagonista com direito a choro, emoção e realização na vitória da Libertadores 2020. Em pouco tempo já se igualou ao irmão português Jorge de Jesus, campeão da Libertadores 2019.

Um título inesquecível para o time fundado com as  cores verde e branca em agosto de 1914, que será lembrado e eternizado pela atual e futuras gerações. 

Um momento nobre e eterno. Quem foi campeão vai comemorar para sempre e quem não ganhou irá lamentar. 

Mas na vida e no mundo do futebol, os detalhes fazem a diferença, assim como o uso e prática do "nós", ao invés do "eu", como reiteradamente manifesta o excelente professor Abel Ferreira, estudioso e apaixonado, que em breve tempo já tem seu nome colocado na história e no mundo da fama e glória palmeirense.

Viva o futebol e o seu encanto, onde cada jogo é um jogo diferente, assim como a emoção e os sentimentos de cada um dos torcedores apaixonados.
 

44° DIA NOVENA (31 JAN) 3 MESES COM SÃO JOSÉ

44° DIA NOVENA (31 JAN)  

3 MESES COM SÃO JOSÉ

Como praticar os três meses de oração diariamente:

. Começar cada dia fazendo o sinal da cruz;

. Pedir a iluminação do Espírito Santo com uma oração espontânea;

. Ler a reflexão do dia;

. Fazer a oração a São José pela minha família;

. Terminar com um pai-nosso, três aves-marias e um glória ao pai.



TOCANDO DE PRIMEIRA reúne torcedores da decisão da Libertadores 2020

 

Claudinho Lima, torcedor do Santos e Bruno Couto, do Palmeiras. Eles foram os convidados neste sábado, 30, no segundo tempo do programa campeão Tocando de Primeira na Colmeia FM apresentado pelo jornalista Ilivaldo Duarte.

Claudinho e Bruno comentaram sobre a inédita decisão da Libertadores 2020 desta tarde entre Palmeiras e Santos, no Maracanã,na primeira final brasileira no "Templo do Futebol" na maior  competição sul-americana.

Junho com eles, Ilivaldo Duarte colocou no ar o santista Getulinho Ferrari Júnior e o palmeirense Clermont Ávila, para ilustrar a decisão da Libertadores.

Para rever o programa, copie ou clique no link abaixo.

https://www.facebook.com/programatocandodeprimeira/videos/174230497800526/

43° DIA NOVENA (30 JAN) 3 MESES COM SÃO JOSÉ

 43° DIA NOVENA (30 JAN)  

3 MESES COM SÃO JOSÉ

Como praticar os três meses de oração diariamente:

. Começar cada dia fazendo o sinal da cruz;

. Pedir a iluminação do Espírito Santo com uma oração espontânea;

. Ler a reflexão do dia;

. Fazer a oração a São José pela minha família;

. Terminar com um pai-nosso, três aves-marias e um glória ao pai.



CHAPECOENSE fatura Série B com gol nos acréscimos na Arena Condá


A Chapecoense
 é campeã da série B do Campeonato Brasileiro. O "Verdão do Oeste" venceu o Confiança por 3 a 1 na noite de ontem, na Arena Condá, com o gol do título nos segundos finais e passou o América Mineiro e conquistou o título da Série B do Campeonato Brasileiro 2020. 

Em uma disputa acirrada na rodada final, o time catarinense ficou atrás na classificação por 95 minutos, mas virou a situação com gol de pênalti nos acréscimos e levantou a taça pelo saldo de gols. 

Estarão na Série A a partir de maio a Chapecoense, América Mineiro, Cuiabá e Juventude. E cairam da A para a série B Paraná Clube, Botafogo de Ribeirão Preto, Figueirense e Oeste.

SÉRIE "UMA CAMISA POR DIA EM 2021": Galvez, o "Gavião" do futebol acreano

 Neste dia 30, no 30º dia de 2021, a  camisa escolhida de forma aleatória do meu Memorial para a Série "Uma Camisa por dia em 2021" é a do Galvez Futebol Clube, o " Gavião do Acre".

O clube foi criado em 2011, substituindo o antigo Tiradentes (licenciado), e é formado por policiais militares. Participou de duas edições da segunda divisão do Campeonato Acreano. No primeiro ano, em 2011, o clube chegou ao vice-campeonato, perdendo para o Andirá. Já na segunda participação, conquistou o título invicto, após superar o Vasco da Gama. Em 2013, participou da elite do futebol acreano pela primeira vez em sua história. Na Copa do Brasil 2016 a equipe se classificou pela primeira vez para a segunda fase da competição, eliminando o Rio Branco. O próximo adversário foi o Santos, porém, a equipe não conseguiu fazer um bom jogo e perdeu de 3 a 0 e foi eliminada da competição.

Em 2020, na campanha do Campeonato Acreano, venceu os dois turnos, conseguiu pela primeira vez em sua história o título do Acreanão após vencer na final do 2° Turno o Rio Branco por 2 a 0.

29 de jan. de 2021

NO TOCANDO DE PRIMEIRA prefeito Tauillo projeta próximos quatro anos em Campo Mourão

No primeiro tempo deste sábado, 30, do Programa campeão Tocando de Primeira na Rádio Colméia FM, o jornalista  Ilivaldo Duarte irá entrevistar o  prefeito reeleito Tauillo Tezelli no programa 1.377.  

O prefeito que assumiu seu quinto mandato a frente do executivo mourãoense irá conversar com ouvintes e responder o que pretende fazer para Campo Mourão ser melhor nos próximos quatro anos.

É neste sábado ao vivo e em cores, a partir das 11 horas, no programa que é um golaço no rádio brasileiro. 

42° DIA NOVENA (29 JAN) 3 MESES COM SÃO JOSÉ

 42° DIA NOVENA (29 JAN)  3 MESES COM SÃO JOSÉ

Como praticar os três meses de oração diariamente:

. Começar cada dia fazendo o sinal da cruz;

. Pedir a iluminação do Espírito Santo com uma oração espontânea;

. Ler a reflexão do dia;

. Fazer a oração a São José pela minha família;

. Terminar com um pai-nosso, três aves-marias e um glória ao pai.



28 de jan. de 2021

É SÁBADO no Tocando de Primeira: Brunão e Claudinho, na decisão da Libertadores 2020

Palmeiras e Santos fazem neste sábado a grande final brasileira na 60a. Edição da Taça Libertadores 2020 no Maracanã.

No programa campeão Tocando de Primeira deste sábado, 30, ao meio-dia na Colmeia FM com Ilivaldo Duarte, presenças do palmeirense Bruno Couto e do santista Claudinho Lima, o "Claudinho da Assercam" para comentar as histórias dos clubes e a expectativa para esta inédita final. 


Mas antes, no primeiro tempo, o convidado será o prefeito de Campo Mourão, o palmeirense Tauillo Tezelli. Ele vai responder perguntas dos ouvintes e dizer como pretende fazer a melhor gestão de todos os tempos.

É neste sábado, ao vivo e em cores, no programa 1.377 que é um golaço no rádio brasileiro.

41° DIA NOVENA (28 JAN) 3 MESES COM SÃO JOSÉ

 41° DIA NOVENA (28 JAN)  3 MESES COM SÃO JOSÉ

Como praticar os três meses de oração diariamente:

. Começar cada dia fazendo o sinal da cruz;

. Pedir a iluminação do Espírito Santo com uma oração espontânea;

. Ler a reflexão do dia;

. Fazer a oração a São José pela minha família;

. Terminar com um pai-nosso, três aves-marias e um glória ao pai.



27 de jan. de 2021

SE EU PUDESSE, por Cida Freitas, poetisa e escritora da AML


Se eu pudesse, mudaria o mundo

Eliminaria toda dor e tristeza

Faria o amor prevalecer

Se eu pudesse

Se eu pudesse, não haveria corrupção

E a honestidade seria a essência em todas as ações

Não haveria lágrimas a não ser de emoção

Se eu pudesse

Se eu pudesse, cada criança do mundo seria tratada como jóia rara

Nenhum monstro ousaria chegar perto delas

Aliás, não haveria monstros, nem maldade, nem ignorância

Se eu pudesse

Se eu pudesse os filhos todos respeitariam seus pais 

E os ouviriam mais, e os ajudariam mais

Não apenas como gratidão pela vida, mas pelo amor que sentiriam

Se eu pudesse...

Se eu pudesse. Deus estaria em cada coração, em cada casa...

Ele estaria nas escolas, nas praças, nas instituições...

Nas instituições onde hoje imperam a sede de poder e de dinheiro

Onde Deus entra, não há injustiça, nem maldade, nem interesses escusos

Porque Deus é a verdade, é o bem...  bem e mal não convivem...

Eu não posso, mas Deus Pode!

- Cida Freitas, mouraoenseSE EU PUDESSE   (Cida Freitas)


Se eu pudesse, mudaria o mun

Eliminaria toda dor e tristez

Faria o amor prevalece

Se eu pudess

Se eu pudesse, não haveria corrupçã

E a honestidade seria a essência em todas as açõe

Não haveria lágrimas a não ser de emoçã

Se eu pudess

Se eu pudesse, cada criança do mundo seria tratada como jóia rar

Nenhum monstro ousaria chegar perto dela

Aliás, não haveria monstros, nem maldade, nem ignorânci

Se eu pudess

Se eu pudesse os filhos todos respeitariam seus pais

E os ouviriam mais, e os ajudariam mai

Não apenas como gratidão pela vida, mas pelo amor que sentiria

Se eu pudesse..

Se eu pudesse. Deus estaria em cada coração, em cada casa..

Ele estaria nas escolas, nas praças, nas instituições..

Nas instituições onde hoje imperam a sede de poder e de dinheir

Onde Deus entra, não há injustiça, nem maldade, nem interesses escuso

Porque Deus é a verdade, é o bem...  bem e mal não convivem..

Eu não posso, mas Deus Pode!

-Cida Freitas, nascida em Santa Mariana (PR), mourãoense de coração, poetisa, escritora, empreendedora e fundadora da cadeira 08 da Academia Mourãoense de Letras.

PEPiTA:"COM União e trabalho quero fazer um bom trabalho, minha bandeira é Campo Mourão"

"O que eu quero fazer para Campo Mourão ser melhor nos próximos quatro anos?" Foi o
quadro lançado sábado, 23, pelo jornalista Ilivaldo Duarte, no programa campeão Tocando de Primeira na Colmeia FM, que está no ar há 1.376 sábados. 
A estreia no quadro, que pretende convidar os vereadores, prefeito e vice-prefeita de Campo Mourão foi do vereador reeleito Jadir Soares, o "Pepita", também eleito presidente da Câmara Municipal.
Pepita respondeu perguntas de Ilivaldo Duarte e também do esportista e cidadão mourãoense Nelson Pedro Martins, o "Nelsinho do Basquete".
- REELEIÇÃO: "Sou simples e humilde, trabalho bastante e tive esse reconhecimento dos amigos mourãoenses em duas eleições. Praticamente tive votos em todas as regiões da cidade e agradeço aos 1.000 votos que recebi, além do meu e da minha esposa", disse o cascavelense, que com um ano chegou em Campo Mourão e nunca mais saiu da cidade.
- MANDATO: "Vou continuar o meu trabalho, minha bandeira será Campo Mourão e é por isto que lutarei, com muita união e bom relacionamento, e ouvindo os eleitores e povo mourãoense. Sempre com muita humildade e simplicidade", explica o vereador que até os 17 anos morou o sítio do ex-vereador João Alves e dele recebeu o apelido de "Pepita". E até em casa ele é assim chamado.
- TERCEIRO MANDATO: "Este será o meu último mandato, não irei a um terceiro pleito. O ideal seria um mandato só de seis anos, e como está defendo a reeleição apenas."
- PAPEL DO VEREADOR: "A minha bandeira é Campo Mourão, acredito no trabalho com união e relacionamento com o prefeito para votar em prol da cidade e do melhor para a população "
- DIARIAS: "O uso das diárias é legal, mas sou a favor da prestação de contas e devolução do dinheiro quando de sobra de  diárias, para isso vou entrar com um projeto juntamente com os colegas Bina, Naiani, Toninho e Tucano."
- POVO: "A população tem que participar e acompanhar o nosso trabalho. A união pode transformar para a grandeza da nossa cidade e por isso quero ajudar para termos uma Campo Mourão melhor."
-EXPECTATIVA: "Acredito que o prefeito Tauillo Tezelli irá fazer um grande governo e o melhor mandato, e como vereadores temos uma grande responsabilidade."
- RENOVAÇÃO: "Faço parte de um dos poucos vereadores que foram eleitos novamente. O povo deu o recado nas urnas, então temos que fazer um bom trabalho."

Nas imagens, Ilivaldo Duarte recebe Jadir Soares e Nelsinho Martins.
 

SÉRIE "Uma camisa por dia em 2021": Real Ariquemes, de Rondônia

 Neste dia 27, no 27º dia de 2021, a 27ª camisa escolhida de forma aleatória do meu Memorial para a Série "Uma Camisa por dia em 2021" é do Real Desportivo Futebol Clube, de Ariquemes de Rondônia. 

Criado em 25 de abril de 2011, o Real Ariquemes foi idealizado pelo desportista Ronis Silva. Naquele ano, o Furacão do Jamari disputou a Série B do Campeonato Rondoniense. Em 2015, o Real Ariquemes retornou ao cenário estadual com a participação no estadual sub-20. No ano seguinte, o clube retornou ao futebol profissional e ficou com a terceira posição no certame.

Em 2017, o Real Ariquemes elegeu como presidente, o empresário e empreendedor Chico Pinheiro, que apresentou um projeto audacioso e moderno para buscar o título da competição. Naquele mesmo ano, o Furacão do Jamari faturou seu primeiro título estadual. Ainda em 2017, o Real Ariquemes participou de sua primeira competição nacional, a Série D do Brasileiro.

Em 2018, o Real Ariquemes entrou na competição como time a ser batido e acabou conquistando o bicampeonato estadual. Além do título no profissional, o Furacão do Jamari também garantiu a taça de campeão no Sub-20, garantindo sua participação na Copa São Paulo de Futebol Júnior e também na Copa do Brasil Sub-20 em 2019. 

Já em 2019, o Real Ariquemes não conseguiu renovar seu título estadual, caindo nas semifinais. Porém, na Série D do Brasileiro, o Furacão do Jamari conseguiu avançar pela 1ª vez à segunda fase, mas acabou sendo eliminado pelo Manaus-AM.

Participações:
- Campeonato Rondoniense Série A: 4 (2016, 2017, 2018 e 2019);
- Série D do Campeonato Brasileiro: 3 (2017, 2018 e 2019);
- Copa do Brasil: 2 (2018 e 2019);
- Copa Verde: 1 (2018);
- Copa São Paulo de Futebol Júnior: 1 (2019);
- Copa do Brasil Sub-20: 1 (2019).


Títulos:
- Bicampeão Rondoniense (2017 e 2018);
- Campeão Rondoniense Sub-20 (2018). Fonte: site do clube.

40° DIA NOVENA (27 JAN) 3 MESES COM SÃO JOSÉ

 40° DIA NOVENA (27 JAN)  3 MESES COM SÃO JOSÉ

Como praticar os três meses de oração diariamente:

. Começar cada dia fazendo o sinal da cruz;

. Pedir a iluminação do Espírito Santo com uma oração espontânea;

. Ler a reflexão do dia;

. Fazer a oração a São José pela minha família;

. Terminar com um pai-nosso, três aves-marias e um glória ao pai.



26 de jan. de 2021

A GRATIDÃO de Rubens Abrão a irmã médica Adriana, do hospital Santa Casa de Campo Mourão

 

"Neste ano que graças a Deus está terminando, o personagem marcante não foi o político vencedor, não será o campeão brasileiro de futebol, não serão os supermercados que deitaram e rolaram nas vendas..

Mas os personagens marcantes com certeza, foram os  profissionais da Saúde que enfrentaram grandes sufocos nesta pandemia, sem as reais condições de trabalho, com estresses, risco de contágio, baixos salários, mas o amor  em servir falou mais alto, mesmo com suas vidas correndo sérios riscos ou vidas de seus colegas sendo perdidas. 

Minha singela homenagem aos profissionais  que me mantiveram vivo e as milhares de pessoas que também se recuperaram à pandemia. 

Minha homenagem as famílias que perderam seus entes queridos. 

Na figura de minha irmã Adriana Abrão (foto)  guerreira na batalha diária contra a Covid-19, minha homenagem a todos os profissionais da saúde. 

Doutora Adriana não se desgrudou de mim no leito do hospital e lutou bravamente para que eu retornasse são e salvo. Ah te devo muito minha irmã. 

Minha gratidão a toda minha família, mãe, irmãos que se

revezavam no hospital, em nosso comércio e logicamente as orações de todos os nossos amigos. A meu pai Abrão Manoel (foto) que do céu intercedeu por minha recuperação. 

A Deus e a Virgem Maria que nunca me abandonaram. Obrigado a todos os anjos da Saúde." - Da rede social texto no final de 2020. Autoria de Rubens Abrão, irmão da doutora Adriana Abrão, médica intensivista do Hospital Santa Casa Regional de Campo Mourão.

Abaixo foto de Rubens com sua irmã e familiares.



OS TIMES do professor Joani Teixeira


O ativo professor Joani Teixeira, corintiano e  celebridade no Blog do Ilivaldo Duarte, é torcedor de muitos times e apaixonado pelo futebol
. "Sou desde criança, torcedor dos seguintes times: começando é claro, pelo time de minha terra Imbituva, o Clube Atlético Imbituvense. Na sequência,  os times nos quais joguei - Olímpico de Irati, Grêmio Esportivo Oeste, de Guarapuava, Caramuru de Castro e Ponta Grossa Futebol Clube. Em Ponta Grossa, sempre fui torcedor do Guarani, mais tarde, passei a ser torcedor do Operário, que hoje está representando  Ponta Grossa e região, na série B, por sinal venceu na última rodada a  Chapecoense por 2 a 0", informa o historiador Joani Teixeira.

Mas e na Capital e nos outros Estados. O professor responde. "No Paraná, sou torcedor do Curitiba, no Rio de Janeiro, sou Vasco da Gama. Em Minas Gerais, sou Cruzeiro e no Rio Grande do Sul sou Internacional. E daí sou  eclético, versátil e sútil. Desque que cheguei em  Campo Mourão, sempre fui torcedor do time da terra. AERM e Sport,  que para minha tristeza estão em repouso."

"A SANTA CASA valoriza a vida e deve ser um compromisso de todos", diz superintendente do Hospital da Comcam

"Estamos acompanhando uma doença nova,  tivemos que nos preparar com o carro andando, e nossas rotinas foram alteradas  após o início deste vírus que foi 15 dias após o Carnaval haja vista que o nosso primeiro caso aconteceu dia 19 de março do ano passado", afirmou a superintendente do Hospital Santa Casa em Campo Mourão, Lucinéia Marques de Souza Scheffer, no sábado, 23, ao jornalista Ilivaldo Duarte durante o programa campeão Tocando de Primeira na Colmeia FM.

A superintendente da Santa Casa lembrou que a doença do Covid-19 mudou o cenário do hospital e o dia a dia dos mais de 600 funcionários no atendimento aos pacientes de toda a região de Campo Mourão. "Com o vírus tivemos dois hospitais dentro de um, sendo um somente para o Covid-19 e o outro para atender as outras necessidades. Sem contar que dentro do hospital temos várias 'empresas" com as áreas de enfermaria, recepção, administração, financeira, entre outras", disse Lucinéia Scheffer.

Ao final do programa, a ouvinte do Tocando de Primeira Maria Aparecida, do Jardim Veneza, ligou para agradecer o trabalho dos profissionais da Santa Casa. Ela teve um sobrinho com o Covid-19 internado e recuperado da doença. "A comunidade de maneira geral  entende e apoia o nosso trabalho, por isso agradecemos esse carinho e a valorização da  dedicação e profissionalismo da nossa equipe, que sabe o que significa uma vida. A Santa Casa é e deve ser um compromisso de todos os cidadãos", considera a superintendente da Santa Casa.
 

SÉRIE "UMA CAMISA POR DIA EM 2021": Brasiliense, o "Jacaré" do Distrito Federal

 Neste dia 26, no 26º dia de 2021, a 26ª camisa escolhida de forma aleatória do meu Memorial para a Série "Uma Camisa por dia em 2021" é do Brasiliense Futebol Clube, do Distrito Federal.

Fundado no dia 1º de agosto de 2000, o Brasiliense Futebol Clube chegou ao Distrito Federal com a missão de fazer história e se tornar um dos maiores times da região. E com o objetivo de se tornar um dos maiores clubes do Centro-Oeste brasileiro, a equipe surpreendeu a todos com uma grande ascensão em poucos anos de existência.

Com as cores predominantes da bandeira do Distrito Federal (verde, amarelo e branco), o Brasiliense tem como mascote oficial, o Jacaré, que chamou atenção e conquistou corações de muitos torcedores.

A equipe, tem como seu estádio oficial o Serejão, em Taguatinga, que foi carinhosamente apelidado de Boca do Jacaré, pois foi palco de muitas glórias e histórias para o time em tão pouco tempo de vida.

39° DIA NOVENA (26 JAN) 3 MESES COM SÃO JOSÉ

 39° DIA NOVENA (26 JAN)  3 MESES COM SÃO JOSÉ

Como praticar os três meses de oração diariamente:

. Começar cada dia fazendo o sinal da cruz;

. Pedir a iluminação do Espírito Santo com uma oração espontânea;

. Ler a reflexão do dia;

. Fazer a oração a São José pela minha família;

. Terminar com um pai-nosso, três aves-marias e um glória ao pai.



AML NA HISTÓRIA:HÁ 94 ANOS nascia o professor Ephigênio Carneiro, patrono da cadeira 32


 Catarinense de Porto União, há 94 anos nascia o mourãoense de coração Ephigênio José Carneiro. Sua chegada em Campo Mourão aconteceu em 29 de julho de 1955, com 28 anos de idade.

O professor Ephigênio teve basta atuação na área educacional de Campo Mourão tendo fundado em agosto de 1955 o Ginásio Campo Mourão, primeiro nome do Colégio Estadual. Vereador por quatro mandatos, membro do Lions e de movimentos da Igreja Católica, entre outros.

Ephigênio José Carneiro faleceu em 25 de agosto de 2010, é patrono da cadeira 32 da Academia Mourãoense de Letras, cujo fundador é o professor e advogado Helder Martinez Dal Col.

25 de jan. de 2021

PRESENTE: a Histórica camisa da Mourãoense (AERM)

O programa Tocando de Primeira na Colmeia FM no último sábado, 23, estava caminhando para o seu  final quando entra no estúdio o esportista e comunicador Raoni de Assis e com ele um presente para o apresentador e jornalista Ilivaldo Duarte. 

Raoni leva e entrega ao vivo de presente uma camisa alviverde da Mourãoense, a AERM, o primeiro time profissional de Campo Mourão na década de 1.960. "O Ilivaldo é um colecionador de camisas de futebol e ainda não tinha uma camisa da Mourãoense no seu Memorial que já tem mais de 560 camisas", conta Raoni de Assis.

A Mourãoense surgiu em 1964 e encerrou suas atividades em 1977. Sua história será contada brevemente,mas sua criação está impressa no livro de Raoni de Assis "Nos campos do  Mourão". 

Fruto da fusão entre o União Operário e o Esporte Clube Iguaçu, a AERM (Mourãoense) teve apoio do poder público com a exigência de que tivesse o nome da cidade no nome.  Então, com apoio do prefeito Municipal Milton Luiz Pereira a Associação Esportiva Recreativa Mourãoense surgiu por meio de um decreto em 10 de outubro de 1964, data de aniversário de emancipação de Campo Mourão, tendo Hamilton Laurindo como primeiro presidente. 

SÉRIE "UMA CAMISA POR DIA EM 2021": Botafogo de Ribeirão Preto

Neste dia 25, no 25º dia de 2021, a 24ª camisa escolhida de forma aleatória do meu Memorial para a Série "Uma Camisa por dia em 2021" é do Botafogo Futebol Clube, o tricolor de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.

Segundo o site do clube paulista no dia 12 de outubro de 1918 nascia oficialmente o Botafogo Futebol Clube. Uns dizem que esse nome foi inspirado por uma frase dita por um dos presentes no dia da fundação, frente à grande dificuldade de se chegar em um consenso a respeito do nome da nova agremiação que nascia alí. A frase teria sido mais ou menos assim: “Ou vocês definem logo o nome ou então ‘bota fogo’ em tudo e acabem com essa história”. Certo ou não, de fato haviam outras características que sugeriam o nome BOTAFOGO para os presentes no dia da reunião: na época, a atual rua Saldanha Marinho chamava-se “Botafogo” e, ao mesmo tempo, a expressão “bota fogo” era bastante falada pelos funcionários da Estrada de Ferro Mogiana.

Já na primeira partida de sua existência, o Pantera saiu na frente: marcou 1×0 contra o Esporte Clube Fulgêncio, time local já extinto, e fez com que os moradores da Vila Tibério saíssem às ruas para comemorar junto com os jogadores. De tão especial, o clima de festa incentivou a diretoria a seguir investindo e acreditando no que anos depois se tornaria o Botafogo Futebol Clube.

Em 1927, já na disputa do clássico “Come-Fogo”, o Botafogo ganhou seu primeiro título de Campeão do Interior em cima de seu grande rival, o Comercial. Em 1956, conquistávamos a Taça dos Invictos após 19 partidas sem nenhuma derrota , além do título “Centenário de Ribeirão Preto”, batendo o Comercial na final do campeonato por 4-2.

O time, que já contava com o orgulho da torcida, conquistava ainda mais espaço no futebol brasileiro e fazia o interior brilhar. Depois de ser campeão da segunda divisão do Campeonato Paulista, mais ainda. Dali em diante, até os anos 2000, o Botafogo conquistou inúmeros títulos, e em 2008 voltou à elite do futebol paulista. Em 2018, outro momento histórico: o retorno à Série B do Brasileirão depois de 16 anos, numa partida que enlouqueceu Ribeirão Preto.

Superando limites e sempre ganhando notoriedade, tivemos jogadores que marcaram a história do futebol brasileiro, como o inesquecível Sócrates, e seu irmão RaíZé Mario e muitos outros! 
No campo em 2020 e 2021 na Série B o time tricolor fez péssima campanha ficando entre os quatro últimos colocados no Campeonato Brasileiro e vai disputar este ano a Série C .

38° DIA NOVENA (25 JAN) 3 MESES COM SÃO JOSÉ

 

37° DIA NOVENA (24 JAN) 3 MESES COM SÃO JOSÉ

 38° DIA NOVENA (25 JAN)  3 MESES COM SÃO JOSÉ

Como praticar os três meses de oração diariamente:

. Começar cada dia fazendo o sinal da cruz;

. Pedir a iluminação do Espírito Santo com uma oração espontânea;

. Ler a reflexão do dia;

. Fazer a oração a São José pela minha família;

. Terminar com um pai-nosso, três aves-marias e um glória ao pai.