17 de abr. de 2015

Apae CM 41 anos: inclusão social e direitos

A Apae está completando 41 anos de existência. Viva! Parabéns a todos - pais, filhos, alunos, professores, funcionários, colaboradores, mantenedores.
"Não trocamos nosso filho excepcional por nenhuma fortuna deste mundo, mas daríamos toda a fortuna do mundo para evitar que alguém tenha um filho excepcional e para que, caso o tenha, não sinta as limitações legais e sociais que sentimos até hoje.” São palavras do Dr. José Justino Figueira Alves Pereira, que exprimi a intensidade do comprometimento que há 41 anos motiva todos os funcionários, patrocinadores, parceiros, diretores e amigos da Apae.
No dia 17 Abril, a Apae está completando 41 anos. São quatro décadas atuando com comprometimento, tendo como nossa missão: “Promover e articular ações de defesa de garantia de direitos, de atendimento especializado e de apoio à família das pessoas com deficiência preferencialmente intelectual e múltipla, buscando sua inclusão social.”
Segundo sua diretoria, a Apae é mais que uma Instituição, mas sim uma rede composta por mais de 2.000 Apaes, resultando numa média de 250 mil pessoas com deficiência atendidas. Atuando em três áreas, Saúde, Educação e Assistência Social.
A pessoa com deficiência é um cidadão que tem direito ao acesso aos bens e serviços da sociedade brasileira, buscando a habilitação e reabilitação da pessoa com deficiência que historicamente foi negligenciada.
Em Campo Mourão, os serviços prestados visam o enfrentamento das barreiras colocadas pela deficiência e demais dificuldades encontradas na sociedade. 
A Apae atende 509 pessoas com deficiência intelectual e múltipla, somado a seus familiares totalizam anualmente aproximadamente 2.000 pessoas.
Somente de Campo Mourão, segundo censo IBGE 2010, são 1.185 pessoas com deficiência intelectual, a Apae atende 453 deles, de Luiziana são 128 pessoas , a Apae atende 36, e do Município de Farol são 80, a Apae atende 20.
Os recursos financeiros para manutenção são resultados de doações da comunidade mourãoense através da Central de Doações – telemarketing; de convênios com os Municípios de Campo Mourão, Farol e Luiziana; Governos Estadual e Federal; Clubes de Serviço como Rotarys e outros órgãos não governamentais.
Em 2012, o Governo do Paraná, sancionou a Lei "Todos iguais pela Educação" que regulamentou a criação de Escolas de Educação Básica na Modalidade Educação Especial no Estado, assim em 2012 a Escola Josephina Wendling Nunes, mantida pela Apae de Campo Mourão recebeu a regulamentação sendo que já há 36 anos possuía a autorização de funcionamento. A Escola pauta sua atuação no Plano Político Pedagógico, construído com participação de toda a comunidade Escolar atendendo 350 alunos.]
Na área da saúde a Apae oferece atendimento aos que necessitam de estimulação neuro-sensorial, oferecendo avaliação, atendimento,  habilitação, reabilitação ambulatorial,  nas áreas de Neurologia, Pediatria, Psiquiatria, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Psicologia, Assistência Social, Odontologia,  e Oftalmologia.
A Apae de Campo Mourão desde a sua fundação desenvolveu ações de Assistência Social, caraterizados como “Serviço de Proteção Social Especial para pessoas com deficiência, e suas Famílias”, “Defesa e Garantia de Direitos”. Reconhecida pela sua atuação na Política Social, “promovendo o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, assim como a autonomia, a independência, a segurança, o acesso aos direitos e à participação plena e efetiva da pessoa com deficiência na sociedade”, conforme rege o Estatuto da Pessoa com Deficiência.
Nesse aniversário de 41 anos, os integrante da Apae tem inúmeros motivos para comemorar, além de ser impossível mensurar a alegria. Comemora-se muito mais que o tempo de existência de uma entidade não governamental, mas sim, a comemoração da inclusão social, garantia e defesa de direitos, autonomia e sobre tudo, respeito e dignidade aos milhares de atendidos que nesses 41 anos passaram pelas nossas Apaes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário