A editora conta que a importância de colocar o jornalismo político em discussão é fundamental para ajudar a entender as mudanças sociais, políticas e econômicas que ocorrem no país e no mundo.
Para ela, a relação dos profissionais com a política está num período de “efervescência” e transformação de modelos e plataformas. “O surgimento de ferramentas como as redes sociais e os gadgets permite levar a essa área um componente de cobertura em tempo real antes restrito às matérias de cidades ou esporte”, diz.
A jornalista acredita que diante dessas mudanças, os jornais devem manter o rigor da apuração e se preocupar em como podem ser contextualizados, pois são características do jornalismo político.
“O maior desafio do jornalismo em geral, não só o político, é manter a qualidade e a independência ao mesmo tempo em que se busca um novo modelo de negócio que seja rentável economicamente na era digital. No caso específico da cobertura política, a isso se somam as responsabilidades de sempre, que não são novas, mas permanentes”, completa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário