"A Constituição Federal de 1988 assegura em seu Capitulo I - Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos - que “homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações”, mas a realidade da mulher, seja no convívio social, na família ou no seu trabalho, é a luta diária para conquistar o seu espaço.Hoje, a mulher já conquistou seu espaço em muitos setores de trabalho, porém, mesmo já tendo galgado inúmeros e importantes degraus na ocupação desse mercado, a mulher ainda tem de lutar contra as discriminações relativas ao seu sexo.As mulheres estão cada vez mais numerosas nas escolas, no mercado de trabalho e no comando, estão mostrando sua responsabilidade, mas não deixam de demonstrar que são femininas, delicadas, charmosas, amorosas, tudo isso sem serem submissas. A mulher vem mostrando seus valores femininos, sua capacidade de trabalho em equipe, que vai contra o antigo individualismo, a cooperação entra no lugar da competição. Hoje sabemos que há poucos grupos masculinos onde a mulher ainda não tenha conquistado seu lugar. O que precisa ser melhorado é a questão salarial; mulheres que fazem o mesmo serviço que os homens e no entanto ganhando menos pelo fato de serem mulheres.O mais interessante é que, nesse processo de conquista, elas não deixam de cultivar seu lado sedutor, de mãe , esposa e de dona-de-casa.Pode-se afirmar que a mulher de hoje tem uma maior autonomia, liberdade de expressão, bem como emancipou seu corpo, suas ideias e posicionamentos outrora sufocados. Em outras palavras, a mulher do século XXI deixou de ser coadjuvante para assumir um lugar diferente na sociedade, com novas liberdades, possibilidades e responsabilidades, dando voz ativa a seu senso crítico. Deixou-se de acreditar numa inferioridade natural da mulher diante da figura masculina nos mais diferentes âmbitos da vida social, inferioridade esta aceita e assumida muitas vezes mesmo por algumas mulheres.Na sociedade atual a mulher vem aprendendo a lidar com os problemas e aos poucos sabendo discernir as dificuldades encontradas na dupla e algumas, na tripla jornada de trabalho, no lar e fora dele. As mulheres vêm ao longo dos anos participando para a construção de uma sociedade mais justa, de um mundo melhor e mais equilibrado, no qual se desenha um novo papel para a mulher moderna, sem deixar de ser mãe, esposa, filha e principalmente Mulher."
Ilioneti Aparecida de Campos Alves, atualmente na função de diretora na Pré-Escola Municipal iIha Bela. No exercício do magistério desde 05/10/1985, com amor e paixão por ensinar. Graduada em Pedagogia e pós-graduada em Educação Infantil e Séries iniciais, Educação Especial, e Metodologia de Ensino.
Ilioneti Aparecida de Campos Alves, atualmente na função de diretora na Pré-Escola Municipal iIha Bela. No exercício do magistério desde 05/10/1985, com amor e paixão por ensinar. Graduada em Pedagogia e pós-graduada em Educação Infantil e Séries iniciais, Educação Especial, e Metodologia de Ensino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário