26 de nov. de 2009

LIDERAR PELOS EXEMPLOS é impactante

Liderança pelo Exemplo... Foco e Pensamentos! É o tema do artigo de Gilclér Regina, que o amigo Adriano Gustavo envia para o BLOG via e-mail. É uma boa reflexão sobre este tema muito interessante, sempre atual.
Liderar pelo exemplo? As pessoas preferem ser inspiradas a ser consertadas, corrigidas. Liderar através de exemplos é mais impactante, perdura mais que qualquer outra prática.
Se quiser que seu pessoal seja mais positivo, seja você mais positivo. Se quiser que se orgulhem mais de seu trabalho, dê o exemplo, mostre como faz. Você pode até não pegar na “massa”, porém deve entender da “massa”.
Quer que seu pessoal tenha uma boa aparência? Tenha você também uma boa aparência. Quer que sejam pontuais? Chegue mais cedo também e mostre a eles o que a pontualidade significa para você.
O General Patton do 3º Exército americano na 2ª guerra Mundial era amado e odiado pelos soldados pelo fato de ser muito rígido com os mesmos. Ele costumava dizer: “Há três princípios de liderança: 1) exemplo, 2) exemplo e 3) exemplo.
Ghandi disse: “Você não pode mudar as pessoas. Você deve ser a mudança que deseja ver nelas”. Em certa ocasião, uma mulher vindo de uma aldeia distante pediu para ele falar para seu pequeno filho de oito anos parar de comer açúcar. Ele respondeu que viesse na próxima semana que ele falaria.
Ela não entendeu e retornou para sua aldeia e na próxima semana veio novamente. Então ele disse ao menino: “Meu bom menino, pare de comer açúcar, faz mal para seus dentes, sua saúde”. A mãe agradeceu e quando já ia embora lhe indagou: “Mestre, por que não disse isso na semana passada? Viajei de volta, tive que retornar e agora volto novamente, a viagem é longa”. E Ghandi respondeu: “É que até a semana passada eu também comia açúcar”.
Em meu livro No Topo do Mundo eu trabalhei esta questão dizendo: “Uma palavra convence... Um exemplo arrasta multidões”.
Quando se pensa assim governa-se o mundo. Crie o foco em você e em sua equipe. Por que a chuva deprime uma pessoa e deixa a outra feliz? Tudo uma questão de escolha e da forma como pensamos e ensinamos. É o pensamento que gera sentimentos e o exemplo é fundamental para isso ocorrer.
No mundo existem os donos e as vítimas. Os donos comandam sua reação e as vítimas culpam o acaso. Não há receita mágica, apenas comprometimento. Lembre-se, o pensamento governa, a circunstância não.
Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!
* Gilclér Regina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário