4 de nov. de 2009

DIA DA CULTURA é celebrado hoje e amanhã em CM


A Banda Municipal - na foto o Maestro Lincon regendo a "Gloriosa" na Sonibram, no ano dos seu Jubileu de Ouro- e a Trupe de Circo Fundacam celebram hoje ( quarta-feira) e amanhã (quinta) com apresentações por várias empresas da cidade e órgãos públicos O Dia da Ciência e da Cultura. A organização é da Fundação Cultural de Campo Mourão e deve levar cultura para centenas de pessoas nestes dois dias.
A Programação de hoje começa às 07 horas e segue até ás 11 horas, com apresentações na Coamo, Paraná Diesel, Cristófoli, Colégio Ivone Castanharo e Plug TV.
Amanhã, os eventos começam às 8H30 pelo Paço Municipal, depois percorre área central a partir do Calçadão onde ficam vários estabelecimentos comerciais e é grande o fluxo de pessoas. Depois serão visitados a Tv Carajás, TV Eldorado e o Paraná Supermercados.
“É uma forma de democratizar e promover a cultura e nossos artistas, e este Dia já está se tornando tradicional na cidade. Vamos levar alegria e conscientização para as pessoas, motivando seu dia com alegria”, explica Sonia Singer, secretaria de Cultura.
O Dia e a Lei
Em 15 de maio de 1970, a lei nº 5.579 instituiu o "Dia da Cultura e da Ciência", comemorado a 5 de novembro de cada ano, como homenagem a data natalícia de figuras exponenciais das letras e das ciências, no Brasil e no mundo. A data teve como inspiração o Conselheiro Rui Barbosa, nascido a 5 de novembro de 1849.
Mas o que significa cultura? Cultura vem a ser o acúmulo da vivência histórica de significados sociais: linguagens, técnicas, valores, fé e gosto, construídas coletivamente. Tem relação com a maneira de vestir, de morar, de comer, de trabalhar, de rezar, de se comunicar, de se interagir. A cultura é viva, flexível e plural, associando até mesmos elementos aparentemente divergentes e díspares. Portanto, não é possível subjugar o conceito à afirmação conservadora e tradicionalista de que a ordem política presente é a única viável, visto que sua modificação vai de encontro ao patrimônio cultural herdado dos antepassados. Com informações da Assessoria de Comunicação Social e Fundacam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário