24 de mai. de 2009

ENTREVISTA DE DOMINGO: Nestor Bisi

O contabilista, empresário, rotariano e presidente da Associação
Comercial e Industrial de Campo Mourão,
Nestor Ocimar Bisi está na ENTREVISTA DE DOMINGO. Bisi responde a várias perguntas e diz onde iniciou sua vida profissional, quais as principais conquistas a frente da Acicam, se é candidato ou não a reeleição na Acicam, o seu esporte preferido e o time do seu coração e também avalia o comércio mourãoense, o papel da imprensa mourãoense e informa se em 2010 haverá novamente o movimento “Acorda Comcam”, bem como opina sobre as personalidades esportivas, políticos de destaque e as personalidades mourãoenses.
Boa leitura.
Quem é Nestor Ocimar Bisi ?
Nasci no dia 20 de janeiro de 1957, no bairro do Pilarzinho,
Parque Tanguá, onde funcionava a pedreira de meu Bisavô Bortolo Gava - homenageado como nome de rua em Curitiba e do estádio do Operário Pilarzinho, em Curitiba).
Sou filho de Delourdes Bisi e José Dirson Bisi, e tenho três irmãos (Silmara, Lucrécia e Wagner). O meu nome é uma homenagem de meu pai a dois atletas que formavam o meio campo do time do Clube Atlético Monte Alegre, de Telêmaco Borba, campeão paranaense de 1955.
Sou casado com Vanilda Alves Bisi desde 24 de fevereiro de 1979 - Ela é professora em Campo Mourão, e pai de Jackson, Everton e Vanessa.
Onde o Senhor estudou e iniciou a sua vida profissional?
Iniciei meus estudos no Colégio Estadual Ney Braga, no bairro do Pilarzinho, em Curitiba. O primeiro ano do ginasial estudei no Colégio Estadual de Campo Mourão, nos anos de 1968(reprovado) e 1969 (aprovado). Como eu estava “aprontando demais”, meus pais me levaram para Curitiba, onde terminei o ginásio em 1972. Lá, morei com minha avó materna Dona Dina. Voltei para Campo Mourao em 1973, cursei o segundo grau no Colégio Estadual João de Oliveira Gomes e cursei na Fecilcam o curso de Ciências Contábeis e Pós-Graduação.
A minha vida profissional começou como office boy, em 1974, no Escritório Contheo (Miguel Theodorovicz). No mesmo ano, fui promovido a auxiliar de escritório. Tornei-me gerente em 1976 e sócio em 1982. Sai em novembro de 1997 para constituir o escritório Bisi Contabilidade e Planejamento Tributário.
O que o Senhor faz hoje profissionalmente?
Com muito orgulho, sou contador especializado em planejamento tributário.
Como foi o início da sua atuação no Rotary e na Acicam?
Fui admitido no Rotary Clube Campo Mourão Verdes Campos em 1994, agradeço a Deus por ter sido convidado, pois minha participação neste clube de serviço abriu minha mente para a participação junto à comunidade, passando a visualizar o coletivo, o companheirismo. 2004/2005.
Na Acicam, comecei a participar ativamente das reuniões a partir de 1997 quando eu era presidente dos contabilistas, fui convidado para exercer vários cargos e, finalmente, fui convidado para concorrer ao cargo de presidente, aceitei fui eleito em 2006 para um mandato de 02(dois) e reeleito em 2008.
Nestor, ao lado de Nelson Tureck, Padre Ademar, Dr. Ruy Cruz e Oscar Azuma, ao lado do Dr. Aroldo em São Paulo, quando a Coamo recebeu o prêmio "Empresa Mais Admirada no Agronegócio do Brasil"
Quais as principais conquistas na sua gestão a frente da Acicam?
As principais conquistas são a amizade, a confiança, o companheirismo,a participação, colaboração e o reconhecimento dos companheiros da diretoria e dos associados da Acicam e da comunidade. Nunca tive decepções ou frustrações a frente da Acicam, eu sabia dos desafios que teria de enfrentar e juntamente com a diretoria enfrentamos os problemas e procuramos resolvê-los imediatamente.
O cargo de presidente da Acicam não é remunerado, ou seja, não tem salário. A motivação é o trabalho realizado por idealismo e “não há dinheiro que pague”. Na foto ao lado, Nestor como presidente da Acicam, prestigiando o título de Cidadão Honorário de Peabiru entregue ao presidente da Coamo, Dr. Aroldo Gallassini.
Como é a participação dos associados na vida da Acicam?
Ressalto que os associados participam ativamente da Acicam, posso citar como exemplo a participação em nossas reuniões mensais.
Quando termina o seu mandato? O Senhor é candidato à reeleição?
O mandato da atual diretoria encerra-se em abril de 2010 e não sou candidato à reeleição. A Acicam tem dentre os mais de mil associados, pessoas competentes para exercer o cargo. Além isso, o estatuto da Acicam permite somente uma reeleição. E isso é fundamental para que a democracia aconteça e outras pessoas possam contribuir para o desenvolvimento do comércio e da indústria de Campo Mourão.
Qual o seu esporte preferido, seu time do coração
e o maior ídolo desse time?
Futebol, meu time é o Coritiba e o ídolo é Dirceu Krugger.
Dirceu, o segundo agachado, da esq. para à direita, no time campeão paranaense no início da década de 70.
O empresariado mudou em face da evolução mundial e das exigências de nova postura, devido à crise mundial?
Para que o empresário consiga o sucesso no comércio e na indústria, ele deve acompanhar diuturnamente a evolução mundial ou será impiedosamente eliminado pelos concorrentes competentes. O lema é não se acomodar nunca, “antenar” com o mundo dos negócios.
Como o Senhor avalia o comércio de Campo Mourão? Muitos continuam comprando fora, em outros centros como Maringá?
O comércio de Campo Mourão é competente, competitivo, diversificado e atende às necessidades dos consumidores de Campo Mourão e Região. É claro, como já disse, o empresário pode e deve estar antenado à área em que sua empresa atua a fim de que possa estar sempre atendendo os clientes oferecendo qualidade, quantidade, bom atendimento e o melhor preço.
Quanto aos que compram em outros centros, prefiro não comentar, quanto menos falarmos ou lembrarmos de nossos concorrentes externos, melhor. Vale enfatizar que a Acicam e os associados têm buscado na organização, no trabalho e na parceria oferecer aqui, o que algumas pessoas buscam lá. E isso temos conseguido a cada dia, visto que se observa um crescimento no movimento do comércio. É bom lembrar que Campo Mourão, além de atender os clientes daqui, atende muitas pessoas da região. Assim, tanto o comércio como a indústria evoluem e consolidam-se.
Promovemos aos associados e seus colaboradores, juntamente com outras entidades, vários cursos, palestras e treinamentos, visando o aperfeiçoamento na administração e atendimento, principalmente.
Qual a sua avaliação sobre a imprensa mourãoense?
A imprensa tem um papel importantíssimo na democracia, A maioria cumpre o papel de informar a população das mazelas sociais, de alertar, de criticar, além de apresentar as mudanças e inovações na sociedade. Enfim, a imprensa desempenha um importante papel na sociedade. Somente não concordo com os que criticam e não se identificam.
O que o Senhor não fez ainda como contabilista, rotariano ou empresário, que se tivesse oportunidade, ainda gostaria de fazer?
Continuar me empenhando para fazer o melhor que posso. Para isso, tenho que continuar participando e trabalhando em parceria. Gostaria, também, de conscientizar as pessoas da importância do voto, que ao elegermos um político, damos uma procuração para que este nos represente.
Como mourãoense de coração, caso fosse político, quais seriam suas prioridades? O Senhor pensa ou já pensou em ser político no futuro?
Parece clichê, mas priorizaria a educação e a saúde, acredito que educação e saúde de qualidade são fundamentais para que o desenvolvimento aconteça, que a partir disso, os outros aspectos sociais se transformariam. E a nossa cidade seria um centro de referência para todo o país.
Em relação a ser político, acredito que toda ação é política e sempre participei de instituições responsáveis por mudanças, gosto de contribuir. Entretanto, não sou filiado a nenhum partido político.
Ética em uma frase é....
Essência dos valores humanos.
Ser presidente da Acicam é .....
Contribuir para o desenvolvimento econômico e social da comunidade.
Casa das Fraldas é...
O afago da parceria social a quem necessita.
Funcionários da Acicam atuando voluntariamente na Casa das Fraldas
Nestor Bisi, ao lado do também diretor da Acicam Eloy Bonkoski e de Marta Paulina Kaiser Leitner -Secretária Executiva e idealizadora do projeto Casa das Fraldas.
Política é...
desapego de interesses próprios em favor do coletivo.”
O ano de 2010 é de eleições. O "Acorda Comcam” será novamentre uma bandeira a ser defendida pela Acicam objetivando votos em candidatos da região?
Acredito que o movimento continuará, porém não decido sozinho, haverá reuniões para traçarmos os caminhos do “Acorda Comcam”. Se a maioria achar que sim…
Poderia citar alguns fatos pitorescos que o Senhor viveu como contabilista, rotariano ou presidente da Acicam?
Ao visitar o Cemitério São Judas Tadeu, fui abordado por um trabalhador da limpeza que me perguntou se eu era o Nestor da Acicam. Respondi que sim e ele me deu parabéns pela campanha Acorda Comcam, dizendo que toda a sua família aderiu à campanha, foi gratificante.
Cite três personalidades
esportivas de Campo Mourão?
Carlos Tagliari, o "Carlão" do futsal
(na foto, na década de 70 ao lado do pai Itacyr Tagliari);
os professores Paulo Gilmar Fuzeto
e Paulo César da Costa, do Atletismo.
Cite três personalidades mourãoenses?
O juiz de Direito Rui Antonio Cruz;
o presidente da Coamo Dr. Aroldo Gallassini, e
a escritora, poetisa e professora Cida Freitas.
Cite três políticos de destaque...
Reinhold Stephanes, Abraham Lincoln e Juscelino Kubiteschek de Oliveira.
Nestor Bisi ao lado do ministro da Agricultura Stephanes, recentemente na sua visita a Coamo em C. Mourão
A Campo Mourão do presente é....
a cidade que escolhi para viver e constituir minha família . A Campo Mourão do futuro será...
exemplo de cidadania.
Qual o seu recado aos leitores do BLOG DO ILIVALDO DUARTE?
Acredite em você, busque a realização dos seus sonhos. Nâo se acomode, faça a sua parte!

2 comentários:

  1. Parabens Ilivaldo, pela entrevista deste domingo. O Nestor é muito querido entre os contabilistas e de todos os mourãoenses, pela sua maneira de ser: franco, sincero, direto e atuante, prestando relevantes serviços à comunidade mourãoense, sempre preocupado e envolvido com as causas sociais. Que Deus lhe dê saúde e motivação para continuar na luta...sempre gentil e atencioso com todos. Abraços, Jairo Padilha

    ResponderExcluir
  2. Ótima entrevista. Pudemos, em algumas linhas, conhecer um pouco mais deste amigo que muito tem trabalhado em prol do engrandecimento de Campo Mourão e região. Parabéns!

    Abraço

    Eloi Ricardo Bonkoski

    ResponderExcluir