23 de mai. de 2009

COLUNA DO NERY THOMÉ: O que corrompe nossa juventude

De hoje até o próximo dia 13 de junho utilizarei este espaço para debater uma questão que tem afligido pais, professores, estudiosos e a comunidade em geral: o futuro de nossos jovens e o rumo que os mesmo estão tomando com destino a um caminho sem volta, ou seja, o desperdício de suas vidas quer seja em acidentes de trânsito, em envolvimento com drogas ou ainda na criminalidade.
Nos últimos dias, assistimos ao desabafo de três mães, ironicamente atingidas pela mesma tragédia naquele que é considerado o mês delas. De um lado, duas mães que choram a morte de seus filhos, cujas vidas foram ceifadas numa esquina qualquer da capital paranaense após serem atingidos por um veículo em alta velocidade, cujo condutor era um deputado estadual, com 130 pontos na carteira e mais de 20 multas por excesso de velocidade.
De outro, uma mãe que se pergunta onde foi que errou, enquanto vela pelo filho num hospital. Fernando Ribas Carli Filho é protagonista de uma história que envolve bebida, direção perigosa, acabando na cama de uma Unidade de Terapia Intensiva, após ter causado um acidente com tal proporção que pode inclusive perder o mandato de deputado estadual.
Após a divulgação da dosagem alcoólica do deputado estadual Fernando Ribas Carli Filho, muito acima do normal, a situação que mais nos choca é o histórico do mesmo quanto motorista e nos perguntamos como ainda é possível que o mesmo circulasse pelas ruas da cidade mesmo com tantos pontos na carteira.
Por ser deputado estadual e ter direito a foro privilegiado, Fernando Carli Filho irá responder ao crime junto ao Tribunal de Justiça do Estado, o que não nos deixa de surpreender, pois, mesmo sendo provável autor de um crime comum, o deputado tem o privilégio de não respondê-lo como seus iguais.
É impossível não se compadecer com a dor de uma mãe que pergunta, indignada, por qual motivo o teste de dosagem alcoólica de seu filho foi colhido e divulgado logo após a morte do mesmo, enquanto que o do deputado, único sobrevivente do acidente, foi pedido ao hospital apenas uma semana após o ocorrido.
Também é comovente assistir a uma mãe se perguntar onde foi que ela errou. Há pessoas que parecem nascer predestinadas ao sucesso. Filho de Fernando Ribas Carli, prefeito de Guarapuava, o qual também já exerceu o mandato de deputado estadual, Fernando Ribas Carli Filho tem em sua história todos os ingredientes de um conto de fadas: berço de ouro, família influente, boas escolas, convívio social intenso e projeção estadual sendo eleito para um cargo muito almejado e por poucos conquistados.
Talvez resida aí o erro que muitos de nós cometemos com nossos filhos: ao tentarmos dar às nossas crianças uma vida perfeita, esquecemos de lhes ensinar uma lição valorosa: o respeito ao próximo, o respeito às leis e, principalmente, o respeito à vida.
“Aonde nós erramos?” Esta é uma pergunta que vez ou outra, pais e mães podem fazer a si mesmos....Mas a sociedade em que vivemos também deve fazer a si a mesma pergunta.
Fernando Ribas Carli Filho é apenas um exemplo dos frutos de uma sociedade há muito corrompida pelo consumo, pelo prazer fácil e pela impunidade. Que não precisemos chorar outras mortes para que a sociedade deixe de se perguntar onde errou para se perguntar o que pode fazer para se corrigir...se é que há ainda tempo.
Nery José Thomé é engenheioro agrônomo e jornalista, recém-eleito em Brasília, presidente da Associação dos Jornais do Interior do Brasil (ADI-BR). Escreve aos sábados no jornal Tribuna do Interior www.tribunadointerio0r.com.br
e aqui neste BLOG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário