27 de abr. de 2021

"FALSA SENSAÇÃO de segurança provoca o relaxamento", diz secretário Sérgio Henrique

 

Enquanto a média de março foi próximo a 43 casos por dia  do Covid-19, já em abril a média está em 25 por dia. A informação passada ao Blog do Ilivaldo Duarte é do secretário Municipal de Saúde de Campo Mourão, Sérgio Henrique dos Santos.

"As medidas restritivas do mês de março surtiram efeito em Campo Mourão, porém, o vírus está circulando. Então, a falsa sensação de segurança faz as pessoas relaxarem", explica o secretário de saúde do Município de Campo Mourão. Na foto, o secretário quando esteve no programa campeão Tocando de Primeira na Colmeia FM com Ilivaldo Duarte.

26 de abr. de 2021

DIA DO GOLEIRO: Gerson Turazzi


Por que goleiro?  Sinceramente
 não sei, dizem que goleiro não é posição e sim vocação.

Desde quando? Acho que desde sempre!

Quem foi o culpado? Eu gostava muito do Dr. Romildo, a quem sucedi no Araruna .

Qual jogo marcante? Foram vários, me veio à mente agora a final do amador de 90, contra o Iretama que era uma seleção amadora, ganhamos nos pênaltis e quando o Marquinhos nosso jogador errou sua cobrança e veio me abraçar chorando e brinquei com ele pra não chorar que pegaria 2 pênaltis e foi o que aconteceu e vencemos a final.

Qual defesa e título inesquecível? Tenho algumas especiais, mas tem uma numa cabeçada do Beline em Araruna, que foi além de difícil, muito importante, pois era no clássico e falaram dela por bastante tempo.

Qual melhor time que jogou? Os melhores times que já joguei não tenho fotos, mas este Araruna da foto, na Taça Paraná de 1990 foi bem forte.


DIA DO GOLEIRO: Marcélio Szydlovski


"Sou goleiro por vontade própria. Não tive aquela de   ir por gol por que não sabia jogar na linha, jogo no gol desde quando tinha uns 10 anos desde 1976 comecei nos campos de terra que tinha próximo a minha casa no Jardim Lar Paraná. 

Jogo marcante? É difícil falar pois foram muitos,  mas  dos que gosto foi da final do Jiu quando jogamos contra a ótima equipe de Eng. Beltrão. 

Título inesquecível? Com certeza foi o Citadino de 1989 quando fui eleito o melhor goleiro, melhor jogador e fomos campeões.  Joguei ao lado do Nagaia, Paulinho, Jader. (Equipe Paraná Diesel). 

Equipe que mais gostei de jogar ? Foi a Nipomaq onde joguei por 25 anos" - Marcélio Szydlovski. 


DIA DO GOLEIRO III: Robson Nascimento

 


No Dia do Goleiro, destaque para Robson Nascimento, que em 2000 recebeu no Teatro Municipal o troféu Tocando de Primeira, como o melhor goleiro na temporada. Ele responde perguntas do Blog do Ilivaldo Duarte e conta um pouco da sua história.
"Sou goleiro, porque em 1982 faltou o goleiro do nosso time. Quem me incentivou foi o professor Itamar Tagliari.

Jogo marcante?  O contra Pedro Alvares Cabral ,do Espírito Santo, na  estréia do Campeonato Brasileiro infantil jogando por Foz do Iguaçu em 1987.

Defesa? Contra Londrina na semifinal do Jogos Abertos Brasileiro em 1996, jogando por Campo Mourão.

Título? O  série Prata  em 2000 pela  Employer Campo Mourão."




DIA DO GOLEIRO II: Edson Nascimento


No Dia do Goleiro, homenagem para Edson Nascimento, o "Edson do Bradesco", agora árbitro. Ele responde a perguntas do Blog do Ilivaldo.

"Por que é goleiro? Por acaso do destino, desde  1994.

Quem foi o culpado? Era jogador de linha, em uma partida da Copa Sesc  Sub-12, nosso goleiro não foi. Peguei a camisa fui pro Gol “de tampão”, nunca mais joguei futsal na linha.

Qual jogo marcante? Foram tantos. Mas, o mais marcante foi a final do Campeonato Popular de 2008 pelo Fruto Maduro Futsal.

Defesa marcante? Pela estatura, raramente era convidado a jogar futebol de campo. E na ocasião joguei uma disputa de 3º e 4º Campeonato Extra-amador de Campo Mourão, onde o goleiro titular estava expulso. Foi a 1ª e última vez que joguei no Gol de campo. Defendi um pênalti e Ganhamos de 1x0.

Título inesquecível? O Popular de 2008 jogando pelo Fruto Maduro contra a equipe do Marcos Corpa.

Qual melhor time que jogou ou foi campeão? Equipe da Seleção da Arcam em 2005" - Edson do Nascimento.







DIA DO GOLEIRO: Lambari conta suas conquistas e histórias

 


Dia do Goleiro nesta segunda-feira e tenho nos meus canais prestado homenagens aos atletas que fizeram história nesta difícil posição.
Um deles é Anderson Carolo Pedroso, o conhecido "Lambari".  
Ele respondeu algumas perguntas sobre sua história no esporte.
- "Sou goleiro pois tenho paixão pela posição. Desde criança sempre quis jogar no gol, mas em 1990 não parei mais, o pai (albari) queria que jogasse na linha, mas quando meu tio (ica) me levava para os treinos eu jogava no gol , na ADC Tagliar ,na cancha da tagliari em 1984 .

 Jogo marcante? Foz Futsal 3 x 5 Campo Mourão,  em Foz. vencemos mesmo com 7 desfalque  e fiz um gol, o qual tive a oportunidade de ouvir na voz do saudoso Donizete Mello em 2006, garantido a vaga para a fase seguinte da chave ouro

 Defesa marcante?  Foi o tiro livre que defendi contra Londrina em 2001, jogando pela Employer de Campo Mourão. Foi minha primeira partida na Chave Ouro e vitória por 5x2.

Título mais importante? Não posso deixar de falar da Chave Prata 2001 pela Employer Campo Mourão.  Da Chave Prata em 2003 pela AFSU Umuarama e Copa sul 2006 por Campo Mourão. Não tem como deixar esses três títulos de fora. Obrigado Ilivaldo Duarte por esta oportunidade. Ser escolhido entre tantos é gratificante." - Anderson Carolo Pedroso, Lambari.



NO PARANAENSE DE FUTSAL, Campo Mourão joga terça e sábado contra São José e Fiz

 

Nesta terça-feira, 27, o Campo Mourão joga no Majestoso Belin Carolo às 19 horas, contra o São José dos Pinhais, pelo Campeonato Paranaense de Futsal. Depois, no sábado, primeiro de maio, o time mourãoense que tem 6 pontos em quatro jogos  vai a Foz do Iguaçu, jogar novamente pelo Estadual.
Os próximos jogos do Paranaense Chave Ouro:
Terça-feira -27/04 
Campo Mourão x São José dos Pinhais e Cascavel x Palmas.
Quarta-feira – 28/04
Foz x Ampére 
Sábado - 01/05
Foz x Campo Mourão

Na rodada, o Operário Laranjeiras venceu o Ampére por  2×0. Empate por 1 gol entre Chopinzinho e Coronel Vivida, vitória do Toledo sobre o Siqueira Campos por 4×3 sobre o Siqueira Campos. Fora de casa, o Pato goleou em São José dos Pinhais por 7x0.

25 de abr. de 2021

"JESUS NOS CONHECE, somos únicos e com histórias únicas", diz papa Francisco


"Como é lindo e consolador saber que Jesus nos conhece um a um, que não somos anônimos para Ele, que nosso nome lhe é conhecido! Para ele não somos "massa", "multidão", não. 

Somos pessoas únicas, cada um com a própria história, nos conhece com a própria história, cada um com o próprio valor, quer enquanto criatura como redimido por Cristo. 

Cada um de nós pode dizer: Jesus me conhece! É verdade, é assim: Ele nos conhece como ninguém. 

Somente Ele sabe o que está em nosso coração, as intenções, os sentimentos mais escondidos. Jesus conhece as nossas virtudes e os nossos defeitos e está sempre pronto a cuidar de nós, a curar as feridas dos nossos erros com a abundância da sua misericórdia." - Papa Francisco, em 25 de abril de 2021. 

Site Vatican News.

GOLEIRO JAIRO: maior número de jogos no Coritiba


O goleiro Jairo Nascimento é o jogador com maior número de jogos com a camisa do Coritiba tendo atuado em 410 partidas. Ele nasceu em Joinville e  jogou durante dois períodos de 1972 a 1976 e 1982 a 1987 no time coxa branca. 

No sábado, 24, outro goleiro, Wilson, entrou para o rol dos 11 maiores atletas que jogaram no Coritiba, chegando a marca de 253 jogos, idêntica a do ídolo alviverde Dirceu Kruger. Wilson foi o goleiro na goleada por 5x0 diante do Paraná Clube.

 Em 111 anos do Coritiba, confira querem mais jogou pelo maior campeão paranaense:

410: Jairo, goleiro.

402: Aladim, atacante 

386: Nilo, lateral.

366: Hermes.

350: Nico, zagueiro.

338: Reginaldo Nascimento, volante.

346: Miltinho.

301: Vanderlei, goleiro.

295: Cláudio Marques, zagueiro.

256: Bequina, volante.

253: Dirceu Krüger, meia.

253: Wilson, goleiro.

CINCO ENTIDADES recebem doação da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Campo Mourão


Diferente do que aconteceu até 2019 quando era promovido o tradicional torneio de futebol com costelão, a Associação dos Engenheiros Agrônomos de Campo Mourão AEACM) usou a criatividade em 2020 e neste ano para continuar apoiando o voluntariado de diversas entidades mourãoenses.


Como resultado de eventos virtuais promovido junto aos seus associados, a AEACM fez a doação de um total de  R$ 40 mil no sábado, 24, distribuídos entre as entidades Lar dos Velhinhos Frederico Ozanan, Lar da Dona Jacira, Lar Miriã, Santa Casa e Centro Terapêutica Redenção (CTR).

O presidente da AEACM na gestão 2019/2020, Oderlando katsumi Maeda, lamenta o momento atual afetado pela pandemia e agradece o apoio dos associados para a realização deste evento beneficente. "Há muitos anos a nossa associação vem fazendo esta doação a esses abnegados que dedicam seu tempo em prol do próximo. Cono não pudemos promover o torneio de futebol com costelão, que também sempre foi um evento de integração com a sociedade, fizemos eventos virtuais e parte dos recursos foram repassados a estas cinco entidades de Campo Mourão."

AEACM: Roberto Bueno é eleito presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Campo Mourão para os próximos dois anos

Na tarde de sábado, 24, foi realizada a eleição para a nova diretoria da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Campo Mourão (AEACM) com a votação dos associados e a prática dos protocolos sanitários.

O agrônomo Roberto Bueno Silva será o presidente da AEACM para os próximos dois anos e tomará posse nos próximos 30 dias no último ato do presidente atual Oderlando katsumi Maeda, que dirigiu a instituição no biênio 2019/2020.

Bueno integra o departamento Técnico da Coamo há mais de 30 anos e participa ativamente nas atividades da AEACM.

Propostas - Segundo Roberto Bueno Silva o objetivo da nova diretoria é manter o trabalho das diretorias anteriores, tanto nas áreas técnicas, sociais e esportivas. "Vamos na medida do possível, incrementar a participação dos associados. Esperamos pelo fim da pandemia, pois ela afetou a vida de todos, e da nossa AEACM também na promoção dos nossos diversos eventos", prevê Bueno. 

O novo presidente acredita junto com sua equipe na realização de uma boa gestão nos dois próximos anos a frente da quarta associação de Agrônomos mais antiga do Paraná. "Em 2022 a AEACM completará 50 anos de fundação, então teremos pela frente o desafio de fazer esta comemoração para marcar o nosso jubileu de ouro", afirma Bueno.

24 de abr. de 2021

O SIM e as virtudes de 54 anos de união


 A  semana termina em festa para a família Pereira e não fosse a pandenia, certamente seria uma "festança", com amigos e familiares reunidos para celebrar os 54 anos de unido do seu Domingos e da dona Delma.

Fruto do sim do casal em um 22 de abril no ano 1967, na igrejinha São José, então de madeira, onde hoje é a Catedral São José em Campo Mourão.

Da união frutificou  cinco filhas, que seguem os legados da simplicidade, de valores como ética e honestidade, e da fé, indispensável para ter a força e coragem necessária para viver em harmonia nessas quase cinco décadas e meia.

Parabéns seu Domingos e dona Delma, pelo respeito, harmonia e busca da perfeição, sendo exemplo para a família e amigos.  Rogamos a Deus pela saúde, paz, caridade e muita fé, como filhos do céu amados e abençoados. Viva!


NO RÁDIO: Cidadania e agronomia foram destaques no Tocando de Primeira 1.386 na Colmeia FM



Neste sábado, 24, o jornalista Ilivaldo Duarte entrevistou no segundo tempo do nosso Programa Tocando de Primeira  na Colmeia FM os Agrônomos Oderlando Maeda e José Petruise, da Associação dos Agrônomos de Campo Mourão. No primeiro, os convidados foram o comunicador Raoni de Assis, na entrevista com o vereador Devanildo Parma Bassi, acompanhado do assessor Célio Silva, o conhecido "Mandrake".


EM FOZ, CAMPO Mourão estreia na Liga Nacional de Futsal 2021 no jogo 150 do técnico "Alemão"

 O  Campo Mourão Futsal estreia hoje às 20h15 em Foz do Iguaçu, contra o Foz,  no ginásio Costa Cavalcanti, na Liga Nacional de Futsal 2021.

O time mourãoense está no grupo C, que além do Foz tem os times Brasília (DF), Marechal Rondon, Pato Branco (PR), Praia Clube e Minas Tênis Clube (MG) e Tubarão (SC).

O técnico Wesley Szabo, o "Alemão" (foto)vai completar  hoje contra o Foz 150 jogos a frente do Campo Mourão Futsal, desde a sua chegada a cidade em 2018.

Alemão acumula 149 jogos. Conquistou 80 vitórias, 32 empates e 37 derrotas, com  61% de aproveitamento.

NO RÁDIO: Presidente da AEACM avalia mandato a frente da Associação dos Agrônomos

 


O engenheiro agrônomo Oderlando Katsumi Maeda,  presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Campo Mourão (AEACM), que está encerrando seu mandato de dois anos, será o entrevistado neste sábado ao meio-dia no programa campeão Tocando de Primeira na Colmeia FM.

 Maeda estará com o companheiro de diretoria José Petruise para falar da experiência desses dois anos, onde um deles foi com Pandemia. Na imagem acima, Maeda na noite da sua posse ao lado do ex-presidente Breno Rovani.

NO RÁDIO: Vereador Escrivão Parma neste sábado no Tocando de Primeira 1.386

 


O vereador eleito para o primeiro mandato Devanildo Parma Bassi estará neste sábado, 24, às 11 horas, no programa campeão Tocando de Primeira na Colmeia FM. Ele participa do quadro "O que eu quero fazer para que Campo Mourão seja melhor nos próximos quatro anos"  criado  pelo  jornalista Ilivaldo Duarte, que contará com a participação do repórter e professor Raoni de Assis. Participe pelo facebook.com/programatocandodeprimeira ou pelo whatsapp da Colméia FM 35251413.

SANTA RITA de Cássia, rogai por nós!


 DIANTE DA PANDEMIA, PEÇAMOS SOCORRO URGENTE À PODEROSA SANTA RITA DE CÁSSIA

Ó poderosa 

Santa Rita de Cássia, 

Santa dos Impossíveis, advogada dos desesperados, 

auxiliar na hora extrema, refúgio na dor e 

salvação para os que 

se acham nos abismos 

do desespero. 

Com toda a confiança 

no vosso celeste patrocínio, a vós recorro neste momento difícil e imprevisto de pandemia,

 que prostrais o mundo e que, dolorosamente, me aflige o coração e, de medo, te peço piedosamente a sua intercessão:

Façais banir este mal que assola o mundo e causa inúmeras mortes. 

Eu suplico, ó poderosa Santa Rita, pela sua intercessão junto ao Nosso Senhor, nosso Deus, a fim de que, curai os doentes, livrai todos da peste e protegeis os profissionais da saúde.

Assim, alcançai a graça que desejo.

Santa Rita das causas impossíveis, intercedei todos por nós, neste momento difícil!

Amém.”

Reze

 1 Pai Nosso ; 

1 Ave-Maria; 1 Glória ao Pai.

21 de abr. de 2021

IMAGEM HISTÓRICA: personalidades na década de 70 em Campo Mourão

Na imagem acima, o deputado estadual Armando Queiroz, Renato Fernandes Silva, governador Parigot de Souza e Horácio Amaral. 

 Dr. Renato tendo o vice Irís Mazuchetti foi eleito na sétima legislatura prefeito de Campo Mourão com 7.679 votos de um total de 18.135 eleitores. 

Eles venceram Augustinho Vechi/Aramys Costa que fizeram 5.876 votos. 

Como curiosidade, 4.306 eleitores não compareceram às urnas para votar em 15 de novembro de 1972.

 

JOTA MATHEUS, ícone do rádio esportivo é orgulho paranaense


José Mateus de Lima, o conhecido "Jota Matheus", aniversaria neste 21 de abril e recebe congratulações de seus inúmeros amigos de muitos lugares na sua trajetória de 54 campeonatos paranaenses. O tempo deu ao Jota Matheus o título de um  dos mais respeitados profissionais do rádio esportivo no Brasil.

Jota Matheus nasceu em Arapongas (PR) em um 21 de abril 1947, no distrito rural de Água das Três Ilhas, onde viveu até os sete anos alternando a vida em família com longos internamentos em hospitais. Condição que transformou o rádio em companheiro de infância e ferramenta que garantiria o futuro profissional.

Jota Mateus conseguiu o primeiro emprego aos 16 anos no rádio e não parou mais.

Em mais de cinco décadas de profissão, cobriu nada menos que sete Copas do Mundo consecutivas (entre 1990 e 2010), uma Olimpíada (1996), oito Copas América (entre 1989 e 2007) e dois Pré-Olímpicos (1995 e 2000), além de incontáveis amistosos da Seleção, campeonatos brasileiros e paranaenses. 

Estudioso, Jota Matheus é  autor do livro "Do Caçula Gigante ao Tubarão – 40 anos do Londrina" (1996) e está na Paiquerê AM de Londrina (PR), onde narrou o primeiro gol marcado no Estádio do Café, por Paraná, no jogo Londrina e Flamengo.

Assim como eu, ele gosta de números e estatísticas e está narrando o Paranaense de número 54 da sua carreira. 

"De 1966 para cá, cobri todos os estaduais, por seis veículos em 54 anos de radiodifusão. Foram 05 pela Cultura de Arapongas, 02 pela Cultura de Apucarana,1 pela Cultura de Maringá, 04 pela Alvorada de Londrina, 01 pela Clube de Londrina, 02 pela TV Cultura de Maringá e 40 pela Paiquerê", informa o excelente Jota Matheus.

Parabéns companheiro de Comunicação, orgulho e exemplo para todos nós.

Fonte: site Alma Londrina e programa Tocando de Primeira na Colmeia FM com Ilivaldo Duarte






INICIATIVA DO TIAGUINHO do Ponto Certo: lanches com nomes de bairros mourãoenses

O que você pensa que tem em comum entre os nomes Modelo, Urupês, Gutierrez, Country Club, Araucária, Capricórnio, Flórida, Lar Paraná, Damasco, Alvorada, Tropical, Santa Cruz e o restaurante lanchonete Ponto Certo em Campo Mourão? Bairrismo, qualidade, auto estima, pioneirismo, grande sacada?

Sim para todas as opções. Mas descobri recentemente que o empresário Tiago Felisberto, o "Tiaguinho" no meio esportista, do restaurante e lanchonete Ponto Certo teve uma grande ideia para valorizar a nossa cidade. Tiaguinho teve a ideia de lançar há cerca de três meses  lanches com nomes de bairros de Campo Mourão, de vários cantos da cidade. São 14 tipos de burgers clássicos e super prime, que estão sendo elogiados pelos consumidores.

Perguntei ao Tiaguinho que está há cinco anos no ramo de alimentação qual o lanche mais procurado. E ele disse, ser o "Flórida", o de mais saída.  Ah, se ficou com fome ou vontade de experimentar, é só ligar para o Tiaguinho do Ponto Certo, na Rua São Josafat,pelo fone 38100137 com delivery.