O QUE o jornalista precisa ter?

O jornalismo antes de ser profissão é paixão, por isso torna-se  imprescindível que o jornalista tenha entre suas virtudes o de olhar de uma maneira diferente, despertando sua curiosidade, com vontade e curiosidade para brindar leitores, espectadores e ouvintes. 
 

30 de mar. de 2021

"CAMPO MOURÃO tem um time com experientes e novos, e queremos uma boa campanha", afirma técnico Alemão


 "Conseguimos treinar este ano, diferente do ano passado no primeiro ano da pandemia, seguindo os protocolos e  isso é muito importante. Fizemos alguns amistodos e vencemos bem no início do Paranaense, sobre o Marechal por 5x3", explica o técnico do Campo Mourão Futsal, Wesley Szabo, o "Alemão", que esteve sábado, 27, no segundo tempo do programa campeão Tocando de Primeira na Colmeia FM com Ilivaldo Duarte.

Segundo Alemão, que emplaca o quarto ano consecutivo no Campo Mourão Futsal, o time está em formação, haja vista que apenas  três jogadores são da  temporada passada - Caio, Fabinho e Renato.  "Faz parte do nosso trabalho, estou contente com o grupo aumentando a confiança e o nível técnico com mescla de jogadores experientes e mais novos."

O próximo jogo do time mourãoense será hoje às 18 horas contra Palmas,pela segunda rodada do Paranaense. 

EVANGELHO DO DIA terça-feira, 30 de março 2021

Evangelho (Jo 13,21-33.36-38)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, estando à mesa com seus discípulos, 21Jesus ficou profundamente comovido e testemunhou: “Em verdade, em verdade vos digo, um de vós me entregará”. 22Desconcertados, os discípulos olhavam uns para os outros, pois não sabiam de quem Jesus estava falando.

23Um deles, a quem Jesus amava, estava recostado ao lado de Jesus. 24Simão Pedro fez-lhe um sinal para que ele procurasse saber de quem Jesus estava falando. 25Então, o discípulo, reclinando-se sobre o peito de Jesus, perguntou-lhe: “Senhor, quem é?”

26Jesus respondeu: “É aquele a quem eu der o pedaço de pão passado no molho”. Então Jesus molhou um pedaço de pão e deu-o a Judas, filho de Simão Iscariotes. 27Depois do pedaço de pão, Satanás entrou em Judas. Então Jesus lhe disse: “O que tens a fazer, executa-o depressa”.

28Nenhum dos presentes compreendeu por que Jesus lhe disse isso. 29Como Judas guardava a bolsa, alguns pensavam que Jesus lhe queria dizer: ‘Compra o que precisamos para a festa’, ou que desse alguma coisa aos pobres. 30Depois de receber o pedaço de pão, Judas saiu imediatamente. Era noite.

31Depois que Judas saiu, disse Jesus: “Agora foi glorificado o Filho do Homem, e Deus foi glorificado nele. 32Se Deus foi glorificado nele, também Deus o glorificará em si mesmo, e o glorificará logo. 33Filhinhos, por pouco tempo estou ainda convosco. Vós me procurareis, e agora vos digo, como eu disse também aos judeus: ‘Para onde eu vou, vós não podeis ir’”.

36Simão Pedro perguntou: “Senhor, para onde vais?” Jesus respondeu-lhe: “Para onde eu vou, tu não me podes seguir agora, mas me seguirás mais tarde”. 37Pedro disse: “Senhor, por que não posso seguir-te agora? Eu darei a minha vida por ti!” 38Respondeu Jesus: “Darás a tua vida por mim? Em verdade, em verdade te digo: o galo não cantará antes que me tenhas negado três vezes”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

29 de mar. de 2021

TONINHO MACHADO: simplicidade e vontade de fazer bom trabalho na Câmara Municipal de Campo Mourão

"O que eu quero fazer para Campo Mourão ser melhor nos próximos quatro anos" é o quadro criado no programa campeão Tocando de Primeira na Colmeia FM com Ilivaldo Duarte para ouvir os vereadores eleitos de Campo Mourão, na gestão 2021/2024.

0 convidado do sábado, 27, foi o iretamense Antônio Machado dos Santos, o "Toninho Machado",  eleito em novembro de 2020 para o seu segundo mandato.

- " Sou discreto e tranquilo,  quero honrar cada um dos 499 votos e trabalhar para o povo mourãoense. Fui eleito a primeira vez em 2012 com 685 votos, mas não me reelegi  em 2016 mesmo fazendo mais de 700 votos,e nesta  última de 2020 fui abençoado e estou de volta à Câmara Municipal" conta o vereador. Seu principal reduto está na região do Pio XII e no grande  Lar Paraná.

Toninho Machado agradeceu a oportunidade de estar no quadro do Tocando de Primeira e contar um pouco dos seus planos. "Este quadro é muito importante no rádio e redes sociais  para que a população conheça o nosso perfil e o nosso trabalho." 

Para ele, um dos focos do seu trabalho está relacionado a prática da justiça social e familiar, e buscar  atender as pessoas, que tem muitas reivindicações", prevê o mourãoense há 40 anos. Em 2008 ele concorreu na eleição para vereador  com o nome de "Toninho Cabeleireiro", sua profissão.

Uma questão considerada polêmica pelo vereador é a de com menos votos ser eleito e abaixo de diversas votações de outros candidatos. "É a lei  eleitoral e dos partidos que  define a quantidade de vagas por partido. Poderia ter mais votos e não ter sido eleito, e o contrário é verdadeiro, como aconteceu comigo", afirma o vereador mais votado do Partido Social Cristão (PSC).

- "Assumo o meu segundo mandato como cidadão e cristão, com toda a  tranquilidade e responsabilidade, e mais experiente do que  há oito anos no meu  primeiro mandato e posso dar mais resultados", considera o vereador que é favorável a devolução do valor das diárias não utilizadas pelos colegas de Legislativo.







28 de mar. de 2021

PARABÉNS padre Gilson e a Fraternidade O Caminho

 


"Somos uma Fraternidade católica, plurivocacional, formada por consagrados, sacerdotes e leigos nos seus mais variados rostos e idades.",  esta inserido no site da Fraternidade O Caminho, que em 2021 está completando 20 anos de fundação.

Padre Gilson Sobreiro, jovem sacerdote nascido em Santa Maria do Pará, iniciou a obra de acolhimento e resgaste a jovens e pessoas que viviam no mundo das drogas e obscuro para a libertação.

A  Fraternidade O Caminho começou na periferia da Zona Sul da cidade de São Paulo, no ano de 2001, com padre  Gilson, o fundador e a jovem Sônia, que largou tudo e passou a ser chamada de Irmã Serva das Chagas Ocultas do Crucificado e é  cofundadora, e outros jovens.

 

"No início era apenas uma Casa de Acolhimento, entretanto, com o passar do tempo, fomos discernindo que Deus queria algo mais. Esse algo mais era uma comunidade consagrada totalmente a Ele.".


Parabéns  padre Gilson, pelo seu aniversário neste 27 de março, agradecendo  a Deus por sua vida, vocação, sabedoria e aceitação diária com a prática do Evangelho nesses anos todos. Viva!  

26 de mar. de 2021

O SPORT E O GOLEADOR ALCÂNTARA com muitos gols no RB

 


Edson Alcântara, com a camisa grená 9 do Sport Club Campo Mourão marcou época na década de 80. 

O artilheiro "Alcântara", que retornou a Campo Mourão há alguns anos na festa do livro "Nos Campos do Mourão", de Raoni de Assis.  

Ele fez época aqui no RB, com a camisa grená do Sport onde viveu uma de suas melhores fases como jogador profissional. 
Fez 30 gols em uma única temporada (1991) e se tornou o maior goleador do futebol brasileiro. 
Lembro muito bem de um jogo espetacular em uma manhã de domingo com muita chuva, no RB, quando fez dois gols na vitória por 2x1 sobre o Paraná Clube.
Nasceu em Nova Esperança, jogou no Londrina, Palmeiras, Platinense, Sport e Paraná Clube.
Que saudades dos gols e que golaços de um atacante raro no futebol brasileiro, jogando pelo "Leão do Vale".
E hoje, ele descansou. Faleceu vítima de infarto.

ALCÂNTARA, descanse em paz! Maior goleador em um Campeonato Paranaense de Futebol

 


Notícia triste para o futebol. Faleceu hoje o ex-goleador  Edson Alcântara,  57 , que jogando pelo Sport de Campo Mourão, foi  artilheiro do Campeonato Paranaense 1991 com 31 gols.  Ele sofreu um infarto fulminante.
Nas imagens deste post, acima o goleador ao lado do jornalista Ilivaldo Duarte e os ex-companheiros no Sport, Batata e Benê, quando do lançamento do livro Nos Campos do Mourão, do historiador Raoni de Assis.
Descanse em paz Alcântara.



25 de mar. de 2021

NO RÁDIO: Futsal e Cidadania são destaques no Tocando de Primeira 1.382

No programa campeão Tocando de Primeira na Colmeia FM com Ilivaldo Duarte deste sábado, 27 de março, com a edição 1.382, o destaque será para o futsal mourãoense e a cidadania. 

No primeiro tempo, o vereador Toninho Machado irá responder  perguntas do jornalists Ilivaldo Duarte e falar sobre sua história e planos, no quadro "O que eu quero fazer para que Campo Mourão seja melhor nos próximos quatro anos? ".

O professor e técnico do Campo Mourão Futsal, Wesley Szabo, o "Alemão", será o convidado para informar os torcedores sobre a formação do time e as expectativas para a temporada 2021 no Campeonato Paranaense e Liga Nacional de Futsal. 

O Tocando de Primeira é um golaço no rádio brasileiro, com destaques para temas de vários segmentos, aos sábados. 


24 de mar. de 2021

MUDANÇA protege técnica no Brasileirão 2021


A CBF anunciou  neste 24 de março, que no Brasileirão de 2021, as equipes poderão trocar de treinador apenas duas vezes ao longo da competição. Além disso, um técnico só poderá dirigir apenas dois clubes.⁠


AME COMPLETA 25 anos: idealismo de escritores mourãoenses

 

Há vinte e cinco anos  nascia a Associação Mourãoense de Escritores, a AME. Fruto do idealismo de pessoas apaixonadas pela literatura. "Muitas pessoas passaram pela nossa AME, algumas escolheram outros caminhos para trilhar, em outras pradarias, com seus sonhos e projetos, outras partiram para outro plano, nos deixando saudades e histórias para contar. Mas a AME é isso: vida em movimento, um lugar onde todos têm permissão de dizer sua palavra, de cantar o seu canto, de dizer o seu texto e até quebrar a quarta parede! ", Conta  a professora Silvania Maria da Costa, presidente da Instituição literária e cultural.

Segundo a presidente"A AME é assim, abre a porta para quem quiser entrar, e se você quiser e enquanto quiser, vai ficando, ficando. Nossa mais profunda homenagem que deixaram registrados nas páginas da nossa história, sua presença e seu carinho! ".


Silvania Maria Costa - Presidente da AME

GINASINHO JK lotado e a vitória de Campo Mourão sobre o Vasco


 Esta imagem tem mais de cinco anos e mostra o grande público mourãoense no ginasinho JK pelo basquete brasileiro no jogo Campo Mourão x Vasco da Gama, em competição rumo ao NBB.

A fase que antecedeu ao Liga Nacional, mostrou um time com torcida forte, jogos emocionantes e uma fase histórica no esporte mourãoense. Bons momentos. 

20 de mar. de 2021

ENTREVISTA DE DOMINGO: Milton Do Ó, esportista de gerações


"Vivemos um momento de muita reflexão, em virtude do
que está acontecendo no mundo todo. Torço para que possamos nos reciclar e ser mais humanos”, afirma o ex-jogador e técnico de futebol, o esportista Milton Do Ó. Ele é o homenageado deste fim de semana aqui no Blog do Ilivaldo Duarte na ENTREVISTA DE DOMINGO. E
le vai contar um pouco da sua história e de sua vida, com fatos e fotos. 

O Milton Do Ó virou Celebridade, sim senhor!. “Sou uma pessoa organizada e sendo perfeccionista, tudo nos seus detalhes. Vejo que as amizades que a gente conquista no meio esportivo são verdadeiras e de respeito, em todos sentidos”, comemora o homenageado.

Ótima leitura, conhecendo um pouco mais da vida deste cidadão de bem com a vida, simpático, empático e carismático.



QUE É MILTON DO Ó? Sou Milton Francisco Do Ó, filho de João Francisco Do Ó Filho e Adelaide David Do Ó. Nasci em Bernardino de Campos (SP), em 11 de Setembro de 1951. Tenho dois filhos Marcelo e Milton Harassen Do Ó e sou avô de quatro netos. 

Nota do Blog. Também conhecida como Pérola do Planalto, o município de Bernardino de Campos, está localizado a cerca de 330 Km da Capital do Estado de São Paulo, e é cortado pelos Rios Pardo e Paranapanema. O trópico de Capricórnio passa 27' ao Sul do município. Bernardino de Campos está localizada na Média Sorocabana, sudoeste do Estado de São Paulo, microrregião de Ourinhos e Mesorregião de Assis.

No ano de 1907, a Estrada de Ferro Sorocabana rompia os sertões bravios rumo ao Porto Tibiriçá na ânsia de progresso e civilização, trazendo mais gente para a região que estava nascendo. O pequeno povoado de Douradão, que ficava a 3 Km da futura estação, deslocou-se para junto desta, passando a ser chamado de Estação da Figueira devido a existência de uma grande árvore desta espécie de fícus, muito comum na região, nas proximidades da linha férrea.

Aos poucos o povoado foi crescendo, criando-se o Distrito de Paz de Bernardino de Campos, através da Lei n° 1.570, de 06 de dezembro de 1917, assinado pelo presidente do Estado de São Paulo, Dr. Altino Arantes. O nome de Bernardino de Campos foi atribuído em honra a Bernardino de Campos, presidente deste estado por duas vezes (1892-1896), (1902-1904).  A Lei Estadual de n° 1.929/1923, elevou o Distrito de Paz de Bernardino de Campos à categoria de Município, Comarca de Santa Cruz do Rio Pardo.  

COMO SE DEFINE? Como uma pessoa normal e preocupado sempre com os ex-atletas de futebol.

ONDE FOI SUA INFÂNCIA? Em Cambará, exatamente na Vila Rubim, jogando bola no “pasto” do Narciso, Nadando na piscina do “Mofa”, na represa do rio Lambari e assistindo jogos da Cambaraense e do Operário de Cambará, além de trocar gibi na porta do cinema.

ONDE ESTUDOU? Estudei no Colégio Estadual da Vila Rubim, Escola de Aplicação de Cambará, Colégio Agrícola Olegário Macedo de Castro, Colégio Imaculada Conceição em Curitiba, no curso de extensão Universitári (Facímar) e outros cursos na área de Esportes.

COMO FOI SUA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL? Como jogador comecei no Juvenil do Coritiba e lá fui funcionário por vários anos.

Como jogador profissional, joguei na AERM (Mourãoense, de Campo Mourão), 

no Paranavaí, na Ferroviária, de Araraquara,

 no Corinthians de Presidente Prudente, no Apucarana...

no  Toledo...
no 
Operário de Ponta Grossa...

No Londrina....


Como técnico: Na Prefeitura de Toledo como assessor Técnico de Handebol, e como técnico na Prefeitura de Marechal Cândido Rondon onde durante 10 anos mantive a Escolinha de futebol com trabalho social para 100 crianças praticando futebol e participando de torneios no Brasil, na Argentina e Paraguai. 

Fui técnico também no Flamengo, de Marechal Cândido Rondon, no Atlético de Entre Rios, no Foz do Iguaçu, Batel de Guarapuava, Concórdia (SC), Toledo, Rio Branco de Paranaguá, Telêmaco Borba, União Bandeirantes, AEREB (Engenheiro Beltrão) e como supervisor técnico no Malutrom, de Curitiba.

Fui executivo de vendas da Ford, da Tropical Cabines e da  Araucária. 

E desde 2014 trabalhando na Secretaria de Esporte do Paraná, coordenando o Projeto "Jogos das Estrelas" com os ex-Atletas Profissionais do Paraná.

DESDE DE QUANDO É APAIXONADO PELA VIDA? 
Eu tenho certeza que desde da minha idade de criança lá em Cambará, no Norte pioneiro.

COMO É A SUA ROTINA? Hoje, confinado, por caso da pandemia. Mas antes, era viajando pelo estado entregando material dos Jogos Abertos, dos Jogos da Juventude, dos Jogos Escolares, do Campeonato Bom de Bola, Jogos Universitários, enfim, de todos os jogos organizando pela Secretaria Estadual de Esportes. E nos finais de semana com os Jogos das Estrelas por todo o Paraná.



O QUE LEVA A GOSTAR DO ESPORTE?
No esporte, as amizades que você conquista são verdadeiramente de respeito, em todos sentidos.

QUE EU MAIS GOSTOU E GOSTA DE FAZER? De ter sido um atleta profissional, isso foi um sonho de criança, e o  que mais gosto é  estar no esporte em geral.

ESPORTE: Não tenho dúvida, o futebol.

TIME DO CORAÇÃO: Santos.

ÍDOLO; Sem dúvida, o Rei Pelé.

QUAL MELHOR TIME QUE VIU JOGAR? Foram três times. O Santos, a seleção brasileira de 70 e a Academia do Palmeiras.

O QUE MUDOU NO ESPORTE COM ADVENTO DA TECNOLOGIA INTERNET? Bem, antigamente, o Rádio era nosso maior meio de comunicação, mas hoje todos estão ligados nos celulares. - Seu filho Milton Do Ó é comentarista da equipe esportiva da Rádio Vanda B, de Curitiba.

PODERIA CITAR ALGUMAS PERSONALIDADES NO ESPORTE DE CAMPO MOURÃO? Delordes Dallefe, que foi o melhor presidente de um clube, 

e Douglas Fabricio, que é parceiro e quando secretário de Esportes deu abertura para os ex-atletas de futebol profissional.

QUAIS SÃO OS DESAFIOS PARA O FUTURO? Os desafios para o futuro são para que todos se adequam as normas que a Secretaria de Saúde vai nos orientar. 

QUAL O SEU GOL MAIS BONITO? Foram dois, os gols mais bonitos foram os nascimentos dos meus filhos Marcelo e Milton.

QUAL É O MOMENTO ATUAL DA MINHA VIDA? É um momento de muita reflexão em virtude do que está acontecendo no mundo todo, para que possamos nos reciclar e ser mais humanos.

NA SUA OPINIÃO, COMO AS PESSOAS TE VEEM? Na minha modesta opinião, elas me veem como uma pessoa organizada e sempre sendo perfeccionista, tudo nos seus detalhes.

QUE LEGADO GOSTARIA DE DEIXAR? Gostaria de deixar um legado: que as pessoas (autoridades que comanda o futebol) pudessem valorizar os atletas dos clubes menores.

COMO É RECEBER ESTA HOMENAGEM? É maravilhosa, sem palavras, com ela pude fazer uma viagem na minha vida, rever momentos que marcaram a minha história e os meus amigos. Agradeço ao amigo jornalista Ilivaldo Duarte, um cara do bem, que tem sensibilidade, que valoriza a história e quem fez a história. O Ilivaldo é uma pessoa de bem com a vida, é uma pessoa que Deus enviou para ser nossa luz. Muito obrigado e tudo de bom para todos com muita saúde, fé e paz.