No Brasil, hoje é celebrado o Dia da Fotografia e o Dia do Fotógrafo, em função de que em um dia 8 de janeiro, aconteceu a chegada do Daguerreótipo ao país, em 1840. Trazido por Louis Compte, o dispositivo foi apresentada no Rio de Janeiro ao Imperador Dom Pedro II.
Um dos apaixonados pelo mundo da fotografia em Campo Mourão é Valter Natálio. Ele começou fotografia como hobby e depois da sua aposentadoria tornou-se oficialmente fotógrafo profissional e há praticamente 10 anos vem realizando excelentes trabalhos.
ORIGEM - "Sou natural de Campo Mourão, nasci em 1965 e fiquei apenas um ano e meio em Maringá quando passei no Concurso da Copel. Tenho dois 2 filhos, sou casado com a Márcia. Possuo acadêmica em Geografia, sou formado na área técnica em Eletromecânica. No antigo segundo Grau fiz Patologia Clínica, ou seja, bem eclético o currículo, áreas de Humanas, Exatas e Biológicas. E isso nos ajuda muito na fotografia, além da experiência de vida que conta muito."
MOTIVAÇÃO - "A paixão se perde no tempo, sempre tive máquina fotográfica, claro que amadora. Porém, era amiga inseparável. Meu pai sempre fez fotos de família, independente de serem pequenas ou grandes comemorações, lá estava ele com a sua máquina. Lembro de uma foto que estava no andador, creio que tinha poucos meses, então, creio que o culpado seja o meu pai. É impossível quantificar a número de fotos tanto amadoras quanto profissionais, mesmo não sendo um fotógrafo que dispara muitas fotos, sempre gosto de ir mais na certeza e na confiança de um bom click. Além de poupar o equipamento, temos algo mais ´artesanal´, que simplesmente metralhar."
ESTILO - "Devo ser um dos poucos fotógrafos que está envolvido em praticamente todos os
segmentos fotográficos, menos formatura. Mas se fosse definir um estilo, defino que a fotografia seja atemporal, uma Fotografia mais limpa, menos
edição, pois gosto de cores reais e nitidez
na imagem. Algo que com o passar do
tempo seja ainda uma foto que desperte emoção e que seja apreciada pela beleza
que é esta linda Arte. Sempre agendo horário no meu estúdio para o cliente conhecer melhor o trabalho e eu
também saber um pouco do que ele deseja fazer e seus gostos."
PAIXÃO - "Tenho paixão pela Fotografia, mas a área que mais me cativa é a de gestantes, é algo que sou fascinado. Ter o privilégio de poder contar um pouco da história
de uma nova vida, e com tantas transformações no corpo da mulher, é muito lindo
e divino."
FOTO DIFÍCIL? "Se
fosse enumerar as dificuldades, iria depender de cada caso, pois trabalhamos com
pessoas, que envolve locação, estado do tempo, agenda de clientes e a minha, dentre tantos outros fatores. Mas a foto difícil de se fazer é aquela quando o cliente não se sente à vontade ou mesmo não quer ser
fotografado, ou seja, algumas vezes é por opiniões de terceiros que ele acaba por fazer."
QUALIDADE - "Acredito
que em tudo na vida para se fazer algo com qualidade e com um grau de
excelência e diferenciação, tem que ter
paixão e uma boa dose de dom. Depois, o dom se lapida com a técnica e
estudo. Penso que segredo é esse, dom
e paixão, se que é que dá para dizer que são segredos."
EVOLUÇÃO - "Muitas vezes aquela foto que ficou marcada como a foto fora de série, foi aquela que nem se preparou tanto para ela. Eu estou em constante evolução, quando olho lá no início da nossa trajetória na fotografia profissional, percebo que tinha muitos erros técnicos, mas sempre comuns aos iniciantes a qualquer atividade. Sempre pautei a minha trajetória por investir em melhorias, tanto técnica quanto em equipamentos. Desta forma fui evoluindo para um trabalho mais consistente e de qualidade.
EM FAMÍLIA - "Não posso deixar de pontuar algo de suma importância. A nossa equipe é muito coesa, trabalho com minha esposa Márcia e meu filho Renan. Uma equipe pequena, mas quem conhece o nosso trabalho sabe o quanto estamos sempre preocupados em evoluir e atender com qualidade os nossos clientes. O nosso trabalho tem uma qualidade muito bem avaliada pelos nossos clientes, pois temos ótimos feedbacks."
O QUE É FOTOGRAFIA? "É paixão. Acima de tudo sou um privilegiado em poder fazer algo que amo e ainda ter retorno financeiro. Poder contar as histórias de pessoas em forma de imagens é algo extraordinário. A cada dia quero dar o meu melhor, entender que a vida é um aprendizado constante e cada ensaio ou evento sempre são únicos para mim e para a nossa equipe.
FUTURO - "A vida nos ensina que mudanças são inevitáveis. Alguns profissionais absorvem melhor e se destacam, acredito que este 2021 não será diferente, porém com um grau de exigência maior. Os profissionais que se prepararem, “reinventarem” e investirem irão sobreviver. Tenho muita esperança em dias melhores, e que este novo ano será um grande desafio e creio que cresceremos como pessoas e profissionais. A Arte é algo que nunca morre, cabe a nós contar e se desafiar a cada dia."
OBRIGADO VALTER NATÁLIO, parabéns pelas excelentes imagens (abaixo). Apenas algumas escolhidas para mostrar um pouco da sua arte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário