12 de dez. de 2020

ENTREVISTA DE DOMINGO: Roberto Cardoso, de Campo Mourão

"Eu sou um f
azedor de arte, apaixonado pela vida, um cara do bem. Acredito que sou um 
bom companheiro, parceiro, meio teimoso, fiel as pessoas que convivo, um bom profissional, ético e amigo verdadeiro. Acho que sou assim, pelo menos me esforço para ser, e só o teimoso é que estou trabalhando para mudar" se define o professor, artista, empreendedor Roberto Cardoso. Ele é o homenageado neste BLOG na tradicional ENTREVISTA DE DOMINGO.  
Para Roberto, "A cultura é a essência da humanidade, move o mundo, é feita de gente e isso me cativa, motiva e faz enxergar que o ser humano é fantástico. A cultura desafia seu poder criativo de observar o mundo por óticas diferentes. "
O homenageado defende a valorização da Cultura, sendo uma área importantíssima de transformação social e mudança de realidade. "Quando o poder público de fato encarar que a arte pode sim transformar uma cidade, um estado e um país, o Brasil  chegará ao primeiro mundo em desenvolvimento humano e com isso consequentemente o fator econômico irá junto."
Participando do Programa Tocando de Primeira na Rádio Colméia FM neste sábado, 12 de dezembro, juntamente com sua esposa Edilaine Castro, o artista Coquinho e o radialista Ney Soares, de surpresa e com muita emoção, Roberto Cardoso foi homemageado pelo jornalista Ilivaldo Duarte, na edição do programa 1.373, com o troféu Tocando de Primeira e virou Celebridade. 
Ótima leitura e uma viagem nesta homenagem na Entrevista de Domingo, a penúltima de 2020.


QUEM É ROBERTO CARDOSO?  Nasci  dia 22 de novembro, as 22h30 em 1969, no Hospital Policlínica São Marcos em Campo Mourão. Sou o primeiro dos seis filhos do casal  Décio (in emorian) e Sueli Machado Cardoso. Sou casado há 20 anos com Edilaine Maria de Castro e pai de Emanuel, 16, e Maria Rita, 3.  Já morei em vários bairros de Campo Mourão e  hoje resido no Jardim Araucária na nossa bela Campo Mourão.

COMO SE DEFINE?   Ilivaldo, sou um eterno sonhador,

um apaixonado pela vida. Meu pai me dizia que o homem precisa ter sonhos para se manter em pé, para levantar todos os dias da cama e conquistar o impossível já que o possível esta muito próximo. Acreditar nisso para mim é fundamental pois, foi assim que cheguei até aqui. É o meu combustível para se ter uma vida digna e buscar sempre a superação do dia anterior.

ONDE FOI SUA INFÂNCIA? Fui muito feliz em minha

infância, apesar de humilde guardo muitas lembranças boas. Morei boa parte dela na Rua São Josafat, exatamente onde é o Colégio Integrado, na casa de meus avós paternos e de minha tia por parte de mãe. Lembro de brincar nos tubos de drenagem que foram colocados na Avenida Irmãos Pereira, ir com meus primos brincar no parquinho do Gurilândia “naquele foguete imenso”, nas tartarugas com molas que lá tinha, (infelizmente essa parte da história deixou de existir em nossa cidade). Mas, tenho boas recordações de minha infância em nossa bela Campo Mourão.

ONDE ESTUDOU E QUE CURSOS FEZ? Então (risos), minha trajetória escolar é extensa, meu ensino fundamental em 1979 tive a honra e o prazer em fazer no Colégio Santa Cruz. Lá além de dar o ponta pé na vida escolar também reforçou a minha fé enraizou ainda mais a minha crença em Jesus Cristo. Depois no fundamental 2, antigo Ginásio fui para o antigo colégio Afirmativo. Até os 18 anos quando por motivos de força maior passei a estudar a noite, ai parei um tempo. Quando voltei fui estudar no supletivo no Colégio Estadual Antonio Teodoro de Oliveira, no grande Lar Paraná, lá terminei o segundo grau, hoje ensino médio. Aqui abro um parêntese, somente com a base do ensino médio do Colégio Antonio Teodoro, escola pública de periferia de nossa cidade, fiz dois vestibulares na Fecilcam. O primeiro em Administração onde com 40 candidatos para cada vaga, passei em 11º lugar, cursei 03 (três) anos mas, por atribulações profissionais tive que trancar. O  segundo foi o vestibular para Pedagogia, tinha 28 por vaga, passei em 12º lugar. Esse concluiu em 2006. 

Cursos de aperfeiçoamento e capacitação participei de muitos, dentre eles o reconhecimento Profissional pelo Sindicato dos Artistas, técnicos e diversão do Estado do Paraná, Sated/PR, como ator profissional em 2003. 

Mas, para mim, como educador a maior experiência profissional nessa área foi quando tive a oportunidade através de um Projeto chamado EducaSESC de conviver uma semana viajando com o professor português José Pacheco (foto), ex-diretor, fundador e mentor do método de ensino da Escola da Ponte, localizada em São Tomé em Portugal a qual tem reconhecimento mundial pela notoriedade de sua metodologia.

CONTE-NOS UM POUCO DA SUA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL. Comecei a trabalhar com 14 anos de idade, na antiga Trombini Veículos como Oficce Boy. Fiquei na empresa até os 18 anos, quando fui para o exército em Curitiba no 5º Parque Regional de Manutenção no Bacacheri. Tinha intenção de seguir carreira mas, com o falecimento de meu Pai e na condição de arrimo de família tive que voltar embora

para nossa cidade. Chegando fui contratado pelo Expresso Nordeste para trabalhar no RH, lá fiquei até de 1988 a 1990. Em seguida recebi uma proposta da Viação Mourãoense para a chefia do RH, permaneci até 1994, quando fui para a Metalnorte e de lá sai como chefe de RH também. Paralelamente as funções nas empresas, sempre tive envolvido com a arte desde os 14 anos. Aos  24 anos comecei minha carreira como apresentador de televisão, na The World TV a Cabo no canal local chamado CANAL 7 e também tive uma breve passagem pela TV Carajás. Nas duas emissoras apresentava o programa Tribo Urbana e no Canal 7 cheguei a ter o cargo de diretor de Grade de programação. Em 1991, o teatro entrou em minha vida para ficar através da Companhia Independente de Teatro, dirigida por Carlos Soares, tendo no elenco eu, Edilaine Castro e Leonel Maioli Júnior. Em 1994 nasce a companhia Tespis de Teatro (inicio do Espaço Sou Arte) dirigida pela então professora de Artes Plásticas Edilaine Maria de Castro. Trabalhei em vários espetáculos como Ator. Em 2000 tive o convite do então diretor do Sesc - unidade de Campo Mourão, Renato Pacholek para trabalhar na área de recreação do Sesc, passei por todas as áreas da instituição, Lazer, cultura, educação, saúde e assistência, quando em 2013 fui convidado a assumir a gerência executiva da unidade integrada do Sesc em Ivaiporã, por motivos familiares me desliguei em 2016. Nesse momento o Espaço Sou Arte já bem estruturado retornei e assumi a Direção Administrativa e aqui estou contribuindo para o bem da família Sou Arte.

O QUE MAIS GOSTOU E GOSTA DE FAZER PROFISSIONALMENTE? Tenho uma experiência muito grande em várias áreas, devido a minha “as vezes” triplas jornadas, são várias coisas que gosto. Gestão de pessoas gosto muito, planejar, organizar e executar eventos, atuar, escrever, dirigir espetáculos, ministrar cursos e palestras....

O QUE FAZ ATUALMENTE? Atualmente sou coordenador pedagógico do Colégio Vicentino Santa Cruz, colaborador e facilitador do Espaço Sou Arte de Campo Mourão trabalhando com projetos, espetáculos, gestão administrativa, dramaturgo, orientação pedagógica e na gestão como um todo.

TEM TRAJETÓRIA ESPORTIVA? Sim, como todo

“muleque” do interior ingressei no futebol muito cedo, treinei da Associação Tagliari, com o lendário Professor Mário Paulista, Professor Maurinho e o grande Professor Itamar Tagliari. Nas categorias em que atuei ganhamos alguns títulos - Mirim e infantil,  mas parei por aí, pois logo comecei a trabalhar e o futebol ficou somente no sonho, sempre como goleiro. Uma geração depois da minha veio alguns atletas multicampeões como o goleiro Robson (BOB), que já jogava comigo. Só que era mais novo, entre outros. Também pratiquei basquete, participei de algumas competições, mas, nada de muito destaque. Mas, gosto de vôlei, tênis de mesa e handebol. Disputei também algumas competições por essas modalidades também.

QUAL SEU ESPORTE PREFERIDO? Apesar de gostar de assistir e ter praticado o futebol o que mais gosto é o basquete pela dinâmica do jogo.

TIME DO CORAÇÃO? ÍDOLO? Sou Corintiano desde da minha primeira consciência. 

Meu ídolo no Corinthians que tive o privilégio de ver jogar é o Dr. Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira - craque de bola e líder em um dos principais movimentos dentro do clube a Democracia Corintiana.

Mas, meu ídolo no esporte chama-se Ayrton Senna da Silva. Não pelo fato de ter morrido, mas sim pela determinação, foco, coragem, estratégia, arrojo e conduta como pessoa pública.

MELHOR TIME QUE JÁ VIU JOGAR? Sem dúvida nenhuma a seleção brasileira de 1982.

DESDE QUANDO É APAIXONADO PELA VIDA? Desde que passei a entender o mundo ou seja, desde muito pequeno. A vida é um livro que nós escrevemos, cada dia é uma pagina, só depende de você escolher o gênero dessa obra. Pela cultura. Comecei muito pequeno na escola, mas a arte sempre esteve presente em minha vida até ser “picado” pela mosca Azul do Teatro ai foi amor a primeira vista. (risos) Por gente. Ilivaldo, o principio básico para estar vivo é gostar de gente (pessoas), não vejo de outra forma, a vida é feito de relações, você é reflexo de quem você convive ou conviveu então, não tem como não gostar, sou artista e pedagogo duas formações essencialmente humanas é meu métier lidar com gente, comportamento humano.

QUEM FOI O “CULPADO”? A culpada. Sim por me apaixonar pela Arte foi a dona Edilaine Maria de Castro a partir do olhar dela, refinei meu gosto, meu olhar estético e crítico sobre a influencia da arte na história da humanidade. Levo isso para a vida.

COMO VÊ A NOSSA CULTURA DE UMA FORMA GERAL?  Hoje na atual situação, infelizmente a cultura em nosso

pais está em um momento difícil. Vou dar alguns dados para discorrer sobre a importância da área em nosso pais. O Setor é responsável por mais de 3% do PIB do Brasil, movimenta mais de 170 bilhões anualmente, gerando mais de 800 mil postos de trabalho. Isso mostra a força do setor no Brasil, fora isso a cultura é essencial para a transformação de uma sociedade é através da arte que se registra os momentos históricos, os movimentos de uma era. 

Esse discurso de que a cultura e a arte não enche barriga é um discurso equivocado a arte, sensibiliza o homem, o faz pensar e mudar o seu meio, tira crianças da rua e transforma em seres humanos pensantes, transformadores e multiplicadores do bem. 

A Cultura e a arte colabora diretamente no combate a violência pois, ela transforma armas em palavras pensadas com fundamentos, sem verborragia, sem esse ódio que vemos destilado nas redes sociais, se o Brasil tivesse politicas públicas sérias na área da Cultura com certeza hoje nossa realidade seria outra.

O QUE MAIS GOSTA DE FAZER NA CULTURA? Uma coisa que mais me encanta na cultura é estar com pessoas, a troca de conhecimento me fascina e me engrandece.

COMO É A EXPERIÊNCIA DE VIVER SOU ARTE? A decisão de sair do Sesc para a vida privada no nosso empreendimento, foi no Espaço Sou Arte uma realização profissional do artista, ou seja, todo artista tem o sonho

em viver de sua arte. Isso havia acontecido já (protótipo, projeto piloto) com a Cia. Téspis quando lá em 2002 locamos um barracão para apresentações do espetáculo "Mais uma Folia" de João Grilo e Chicó. A Edilaine sempre teve como meta manter uma companhia profissional e desenvolver projetos sociais, devolver aos outros as oportunidades dadas a ela e isso graças a Deus hoje é possível. 

Eu sempre estive junto a ela desde 1991, o Espaço Sou Arte está cravado em meu D.N.A. desde a sua fundação em 2003. Deixei o Sesc em 2016 para me dedicar junto com a Edilaine exclusivamente ao nosso empreendimento. Isso não foi planejado e aconteceu devido a chegada da pequena Maria Rita de Castro Cardoso - Edilaine aos 44  eu aos 47 anos engravidamos e não teria como manter minha carreira no Sesc em Ivaiporã (foto abaixo) e ela morando em Campo Mourão. Então, optamos por manter nossa vida profissional no SOU ARTE e assim está sendo. Grandes conquistas, grandes projetos desenvolvidos e grandes vitórias providenciadas por Deus e a principal delas Maria Rita,  saudável, forte estreando e estrelando nos palcos do Sou Arte.

COMO É A SUA ROTINA? Hoje por conta da pandemia, vivemos uma rotina assistemática, trabalhamos de acordo com a demanda, visto que tudo virou de ponta cabeça, o que era certo hoje não é mais. Ao mesmo tempo que estamos escrevendo um texto, transformamos ele para roteiro de vídeo, que pode ser transformado em música. Isso é só um exemplo de como estamos trabalhando nossa rotina em tempos de pandemia.

O QUE MAIS TE MOTIVA IR AO ENCONTRO DA CULTURA? A Cultura é a essência da humanidade, ela move o mundo é feira por “gente” isso me cativa, me motiva e me faz enxergar que o ser humano é fantástico, ela desafia seu poder criativo de observar o mundo por óticas diferentes. 

O QUE MUDOU COM O ADVENTO DA TECNOLOGIA? Como em todas as áreas, a cultura também tem que se modernizar e entrar na era digital. Sabemos que o mundo está em plena evolução e a arte ao contrário do que todos pensam, tem que estar a frente de tudo isso. Se pararmos para analisar os filmes de Steven Spielberg, James Cameron e Stan Lee, são visões e projeções

extremamente futuristas e alguns de seus adereços utilizados em filmes passam a ser protótipos para novas tecnologias. Outro exemplo disso é o próprio Cirque du Soleil que utilizam alta tecnologia nos seus espetáculos, Momix uma companhia de dança Americana que também emprega alta tecnologia em seus espetáculos. A tecnologia veio par somar, para deixar a arte mais rica mas, uma coisa que ela nunca irá substituir é a relação humana que a arte tem, a exclusividade da interação do homem para o homem.

A PANDEMIA PREJUDICOU A ARTE PARA  TODOS. COMO FIZERAM PARA SE REIVENTAR? Sim, a pandemia pegou em cheio o setor artístico. Fomos os primeiros a parar e seremos os últimos a voltar. Nós artistas passamos uma vida inteira criando, formatando e reinventando a nossa arte, mas, o maior desafio dessa pandemia é uma coisa que não conseguimos reinventar que é a plateia. Como se faz arte sem ela? Esta ai o nosso desafio, como chegar até a platéia, o nosso público. Estamos utilizando vários formatos que vão desde espetáculos on-line até outros delivery, entendemos que a nossa função e a nossa existência permeia o fato de que a arte não pode parar.

QUAIS OS DESAFIOS PARA O FUTURO DA CULTURA?  Na verdade a cultura tem que ser vista de outra forma pelos agentes públicos (prefeitos, governadores e presidente). Ela não é e nunca foi um “penduricalho” como todos a enxergam. É uma área importantíssima de transformação social, de mudança de realidade. Quando o poder público de fato encarar que a arte pode sim transformar uma cidade, um estado e um país, o Brasil  chegará ao primeiro mundo em desenvolvimento humano e com isso consequentemente o fator econômico irá junto. Mas, infelizmente não é o que vejo atualmente em nenhuma esfera. A falta de um plano de gestão e de políticas Culturais estão “matando” a arte na atualidade. Parece ser uma onda do poder público, desestruturar, sucatear ou simplesmente não dar importância para área. Outra coisa importante é a qualificação do responsável pela área, atualmente na gestão pública não é mais espaço para amadores. Tem sim que ser gestor e técnico para que a área ande e aconteça, caso contrário, trava e fica o mais do mesmo. Porque estou falando do setor público? Isso é uma cadeia, se ele não andar, a área no setor privado também encontrará dificuldades para circular e formatar novos produtos. Fomentar a área é primordial para aquecer o mercado.

QUAL VIAGEM GOSTARIA DE FAZER? Como Cristão, gostaria muito de conhecer Jerusalém, as ruinas da cidade antiga por onde Jesus Cristo cravou a sua história e claro também fazer um tour pelo velho  mundo, Grécia, Itália, Egito e por vai.

QUAL DECISÃO MARCOU SUA HISTÓRIA E SUA VIDA? A de não seguir no Exército Brasileiro em Curitiba porque, se assim fosse minha vida hoje seria outra totalmente diferente.

QUAIS VITÓRIAS E CONQUISTAS DESTACA NA SUA HISTÓRIA DA SUA VIDA?  Não tenho uma especifica, mas, se considerar que venho de família humilde, perdi meu pai com 18 anos, sendo o primeiro filho de 6, minha mãe sem profissão, todos nós totalmente dependente de meu pai. Por isso, agradeço a Deus pois todos os dias são de conquistas, seria injusto com as bençãos que ele me da escolher um só em minha vida e de minha família.

SE PUDESSE VOLTAR NO TEMPO, O QUÊ JAMAIS TERIA FEITO? Aos 18 anos de idade, chegando de viagem (CURITIBA) para passar o carnaval em Campo Mourão, as 4h30 da manhã meu pai (foto) abriu a porta para me receber. Para ele eu era orgulho pois, estava no Exército Brasileiro, coisa que ele não conseguiu porque tinha

limitações de alongamento nos braços. Ele empolgado como sempre, me encheu de perguntas mas, a primeira se estava gostando pois, era o primeiro final de semana em casa depois de 45 dias de minha partida, e eu na arrogância e egocentrismo que a idade me cabia, disse a frase que me arrependo até hoje, ...”Pai, estou chegando agora de viagem, estou cansado, depois conversamos”... ele no seu entusiasmo me respondeu, ...”claro Negão, vai dormir, depois conversamos, te amo”... e foi dormir. Nunca mais ouvi a voz do meu velho pai, naquele mesmo dia 13 de fevereiro de 1988, meu saudoso pai desapareceu e foi encontrado morto 3 dias depois.

Respondendo a pergunta, sim, queria estar sentando com ele conversando até hoje, sem dormir, sem comer, sem tomar banho mas, com ele. Jamais teria deixado de viver aquele momento que a felicidade exauria de seus olhos, mesmo com todos os problemas que estava tendo, eu não tinha o direito de privar ele daquela alegria. Aqui fica uma frase de botequim mas que para mim cai como uma luva. “Nunca deixe de dizer eu te amo a quem você ama, pois, pode ser que no segundo seguinte não seja mais possível.”

TRÊS PERSONALIDADES DA CULTURA? Mestre Ariano Suassuna, pelo conjunto de sua vida e obra. A paranaense Denise Stoklos, esta entre os grandes do Teatro no mundo. Edilaine Castro, pelo exemplo de gestão e empreendedorismo no setor, vindo do interior do Brasil.

MELHOR TIME, ESPETÁCULO E SHOW? Melhor time o de  técnicos do Sesc de Campo Mourão em 2006 com pessoas comprometidas, cada um com total domínio de sua área e de fato uma equipe fantástica. Melhor espetáculo para mim que sou da área é sempre aquele que me surpreende, e olha que já foram muitos e tomara que venham outros tantos. Na verdade, foi o primeiro Rock in Rio 1985. Eu era apenas um adolescente e ver todas as bandas de sua geração juntos, foi fantástico.

JOGO RÁPIDO COM ROBERTO CARDOSO 

ÉTICA É? Colocar a cabeça no travesseiro e dormir tranquilo.

MÚSICA? São duas: Marvin – Titãs e Anjo mais velho – O Teatro Mágico.

AUTOR? Nelson Rodrigues.

LIVRO? O Príncipe de Maquiável.

CAMPO MOURÃO NA SUA VIDA? Minha terra, onde nasceram meus filhos.

EDILAINE? Minha vida é dividida em duas, antes e depois da Edilaine. Minha parceira, mãe de meus filhos e amor de minha vida.

FAMÍLIA É? É o propósito a base de tudo. O homem sem família, não é ninguém.

RELIGIÃO? Sou Católico, acredito no Deus da verdade e do amor.

UM " GOLAÇO" QUE MARCOU NA SUA VIDA? Meus filhos, contra toda as possibilidades Deus providenciou um Casal. O primeiro milagre veio em 2004 e chama-se Emanuel e o segundo em 2016 e chama-se Maria Rita.

UMA ESPERANÇA? Ver o Brasil dar certo.

UM SONHO? Chegar a ver meus filhos com família constituída e com uma vida estabilizada.

SAUDADES... DE QUEM E DO QUÊ? Saudade de quando o mundo não era tão violento, quando andávamos a noite pelas ruas de nossa cidade sem receio algum.

ROBERTO CARDOSO POR ROBERTO CARDOSO. Fazedor de arte, apaixonado pela vida, um cara do bem.

COMO ACHA QUE OS OUTROS TE VÊEM? (risos) Falar da gente pelo olhar do outro é difícil. Nem Jesus Cristo

agradou todo mundo mas, acredito que tenho mais pessoas para o bem do que ao contrario e nessa vertente, penso que, sou um bom companheiro, parceiro, meio teimoso, fiel as pessoas que convive, bom profissional, ético e amigo verdadeiro. Acho que sou assim, pelo menos me esforço para ser, só teimoso que estou trabalhando para mudar. Mas tem uma coisa que me tira do sério. Quando as pessoas não são verdadeiras e tentam me enganar pois, não sou assim com ninguém e não tolero essas atitudes comigo.

QUAIS LEGADOS GOSTARIA DE DEIXAR PARA OS OUTROS? Como a grande maioria dos brasileiros, pertenço a uma família humilde que “ralou” e continua ralando muito na vida, tenho comigo que bens materiais não são legados, são posses. Minha mãe desde pequeno me ensinou a ver o mundo pelo caminho do bem, reto sem desvio então, para mim legado é um nome a zelar, quem você foi, o que fez de importante na vida para outras pessoas, para nós simples mortais, o que podemos deixar como legado para a humanidade são nossos filhos e o nossa boa lembrança e um pouco da nossa obra, textos, espetáculos e pensamentos.

O MOMENTO ATUAL DA SUA VIDA É:  Como todo artista ainda “paira” a celebre pergunta, ...”ser ou não ser?”... sempre acreditamos que a grande obra de nossas vidas estão por vir. Mas, estou feliz. Tenho minha familia junto de mim, minha esposa e meus filhos.

SER HOMENAGEADO NA ENTREVISTA DE DOMINGO DO BLOG DO ILIVALDO DUARTE? Ilivaldo, como já te disse pessoalmente e aqui fica para a eternidade pois, ficará escrito, você faz a história recente de nossa cidade, aqui pelo seu blog passaram, passam e passarão as personalidades da atualidade da Capital do Centro-Oeste do Paraná, bela Campo Mourão. Para mim é uma honra estar fazendo parte deste hall de pessoas que são eternizadas pelas suas ENTREVISTAS DE DOMINGO. Muito obrigado.

RECADO AOS LEITORES. Aos leitores do BLOG DO ILIVALDO DUARTE, digo que a informação é fundamental no momento em que vivemos e informação com ética e profissionalismo, pode confiar que aqui você tem.

QUE PERGUNTA NÃO FOI FEITA E GOSTARIA DE TER RESPONDIDO? Nenhuma, perfeito Raio X total feito por você.

Abaixo, imagens da homenagem a ele com a entrega do troféu Tocando de Primeira em 12 de dezembro de 2020 na Rádio Colméia FM no 1.373 programa Tocando de Primeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário