3 de ago. de 2019

ENTREVISTA DE DOMINGO: padre Gaspar Gonçalves da Silva

“Sou uma pessoa extrovertida, esforçada e decidida, gosto de ser acolhedor, de valorizar as pessoas, de dar atenção e de fazer novas amizades”, conta o sacerdote Gaspar Gonçalves da Silva, o homenageado deste mês na ENTREVISTA DE DOMINGO NO BLOG DO ILIVALDO DUARTE. 
Ele trabalhou na roça em Roncador até os 19 anos e na época tinha o hábito da vida na roça, estudar na cidade, e nos fins de semana ir para a Igreja, jogar futebol. 
Ao lado do padre Wesley Almeida esteve no sábado, 3 de agosto, recebendo homenagem e contando sua história no programa Tocando de Primeira de número 1.316 na Rádio Colméia FM apresentado pelo jornalista Ilivaldo Duarte.  
Padre Gaspar atualmente é pároco da Paróquia São Francisco de Assis, no Jardim Gutierrez, em Campo Mourão. Nasceu em Roncador, onde passou sua infância no sítio Nossa Senhora Aparecida, no bairro Santo Antônio.
Padre Gaspar conta um pouco da sua história de vida e o que pensa nesta ENTREVISTA DE DOMINGO
Parabéns a ele e a todos os padres, pelo Dia do Padre. 
QUEM É GASPAR GONÇALVES DA SILVA? Nasci dia 17 de dezembro de 1974 em Roncador, somos em oito irmãos, sendo quatro mulheres e quatro homens, e eu sou o quinto filho. Meus pais Sebastião Gonçalves da Silva (in memorian) e Cecília Batista da Silva. Sou uma pessoa extrovertida, esforçada e decidida. Gosto de ser acolhedor, de valorizar as pessoas, de dar atenção, de fazer novas amizades.
COMO FOI SUA INFÂNCIA? Passei minha infância em Roncador, no bairro Santo Antônio, sítio Nossa Senhora Aparecida.  Meu pai veio de Minas Gerais em 1953. Minha mãe é descendente de poloneses, nasceu em Roncador mesmo. Eles se casaram em 1962, na Catedral São José em Campo Mourão.
Meus pais criaram os oito filhos em cima de dois alqueires de terra, que até hoje lá está. Tive uma infância com bastante dificuldades de recursos, mas muito rica em convivência, respeito, religiosidade. Trabalhei desde os 10 anos na roça, peguei na enxada, arei terra, rocei, etc. Aos 19 anos, o padre Ademar me chamou para ir
conhecer o seminário São José em Campo Mourão. Na infância estudei na escolinha do Sítio, depois na quinta série passamos a estudar na cidade, em Roncador. Um incidente doloroso foi em 1983 quando nossa casa pegou fogo e queimou por completo. Começou o fogo no guarda-roupa, através de uma lamparina.
O QUE FAZIA NA INFÂNCIA? Minha paixão desde A infância era o futebol e o violão só veio na adolescência. Minha convivência com um amigo evangélico (Roniedes) me reorientou bastante na escola para valorizar mais os estudos. Éramos muito dedicados e esforçados. Me ensinou até a valorizar mais a leitura da Bíblia. Rone, hoje, mora em São Paulo, mas não tenho mais contato.
COMO FORAM OS ESTUDOS?  O Ensino fundamental e médio em Roncador, propedêutico no seminário Bom Pastor em Umuarama (1 ano) depois fiz Filosofia em Maringá (3 anos), por fim Teologia, em Londrina (4 anos).
Em Bogotá (foto), fiz um ano de aprofundamento em Pastoral e missão.

COMO FOI A TRAJETÓRIA ANTES DA VIDA SACERDOTAL?  Trabalhador da roça até os 19 anos, sem muitas novidades. A minha vida era roça, estudar na cidade, e nos fins de semana ir para Igreja, jogar futebol. Tive dois namoros de curto tempo.
COMO SURGIU A VOCAÇÃO? Gostava de estar sempre envolvido nas coisas da Igreja, até que recebi um convite para ir conhecer o seminário, Foi o padre Ademar quem me convidou em 1993. Eu era catequista na comunidade Santo Antônio e tinha sido investido ministro extraordinário da comunhão Eucarística, com 18 anos. E com 19 entrei no seminário.
E A CAMINHADA NO SEMINÁRIO?  Depois de conversar com Dom Virgílio e conhecer o seminário São José e o Seminário de Umuarama, ingressei no dia 19 de fevereiro de 1995.
Fui ordenado diácono em Iretama no dia 10/02/02 e ordenado sacerdote no dia 02/03/03, em Roncador. Foi a primeira ordenação que a Carajás gravou e depois passou pela TV. Meu lema é “Quem permanecer em mim e eu nele, dará muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer” (Jo 15,5).

Trabalhei como vigário paroquial durante cinco meses na Catedral com o padre Ademar, depois fui reitor do Seminário São José, de Filosofia, na época.
Em 2006 fui para Moreira Sales, na Paróquia São João Batista, onde fiquei por 8 anos. 2014 fui para a Colômbia. Em 2015 voltei, trabalhei no Seminário São José como diretor espiritual do propedêutico e na metade de 2016, no dia 02 de julho assumi a Paróquia São Francisco de Assis.

O QUE MAIS GOSTA DE FAZER COMO PADRE? Amo celebrar as missas, fazer batizados, bênçãos nas casas, poder ajudar as pessoas de alguma forma.
QUAIS OS DESAFIOS NA SUA PARÓQUIA E NA DIOCESE? Evangelizar os afastados da Igreja e comunicar o Evangelho de modo atraente para as novas gerações.
ESPORTE? Futebol.
TIME? São Paulo.
LUGARES MAIS BONITOS QUE CONHECEU? Cataratas do Iguaçu, Catedral de Sal na Colômbia e o mar. Gosto de admirar as estrelas.
NOTA DO BLOG -  A Catedral de Sal é uma catedral construída no interior das minas de sal de Zipaquirá, na Savana de Bogotá, na Colômbia. Este santuário católico, que faz memória do Via Crucis de Jesus Cristo, é um dos mais célebres do país. A importância da Catedral radica no seu valor como patrimônio cultural, religioso e ambiental.
MOMENTO ATUAL DA VIDA É... Amadurecimento pessoal; serenidade. Reflexão sobre o sentido da vida, do futuro.
PROJETO A REALIZAR? Conhecer a Terra Santa e o Vaticano.
QUAL DECISÃO MARCOU SUA HISTÓRIA E SUA VIDA? Creio que a decisão de entrar no Seminário.
SE PUDESSE VOLTAR O QUE JAMAIS TERIA FEITO? Não teria soltado o machado na cabeça de meu irmão kkkk quando eu tinha uns 6 anos e meu irmão uns 3 anos. A sorte que o machado estava bem cego, mas assustou bastante.
PERSONALIDADES DA IGREJA DA DIOCESE DE CAMPO MOURÃO? Padre Ademar, Dom Mauro e Dom Javier.
Padre Ademar por ter me convidado a ingressar no seminário. 
Dom Mauro por ter realizado minha ordenação presbiteral.
Dom Javier pela confiança que teve em mim quando do seu episcopado, pois me convidou para ser vigário geral e também me deu a oportunidade de ir estudar um ano em Bogotá, Colômbia.
QUAL A MELHOR EQUIPE PASTORAL COM QUEM TRABALHOU? Todas as paróquias possuem bons agentes de pastoral. Difícil elencar uma só. Na São Francisco de Assis tem vários leigos e leigas com ótima capacidade de liderança e de organização, o que ajuda muito. Em Moreira Sales, tínhamos também um bom entrosamento com a comissão de Administração e Economia que ajudou muito nas reformas e construções. São pessoas que amam realmente a Igreja, cuidam e zelam.
QUAL SACERDOTE É EXEMPLO? Tenho admiração pelo padre Ademar como de um Pai. O considero muito. Amo ouvir ele pregar e o respeito que tenho por ele é desde 1988 quando foi nosso pároco em Roncador. Ele é corajoso, ousado, mas sempre verdadeiro, polêmico, admiro seu testemunho e coragem.
ÉTICA É... Respeito. Honestidade. Palavra cumprida. Limites. Escuta. Diálogo.
SICA: Tenho muitas que gosto mas atualmente Escolta de Vagalumes e Casa de Caboclo (ambas podem ser com Rick e Rener). Das antigas, “Saudade da Minha Terra”.
HOBBY: futebol e música.
O QUE FAZ EM DIA DE FOLGA? Atualmente descanso, assisto documentários, futebol, música.
AUTOR: Dostoiévski.
LIVRO: Bíblia e Os Irmãos Karamázov.
CAMPO MOURÃO DO PRESENTE É: expectativa de melhora nas ruas, no comércio e emprego.
CAMPO MOURÃO DO FUTURO É: esperançoso para crescer e industrializar mais.
OS FIÉIS DA IGREJA DE CAMPO MOURÃO? Temos fiéis de todo tipo: fervoroso, solidário, engajado e atuante, acomodado,  quem só reclama.
DESAFIOS DA IGREJA? Fazer o Evangelho compreensivo e atrativo aos jovens. E o uso das mídias digitais na evangelização.
FAMÍLIA:  solidariedade, apoio, segurança, parceria.
RELIGIOSIDADE: coração que mergulha na experiência de Deus e aprofunda nos seus mistérios.
GOLAÇO NA SUA VIDA: Ter criado uma peregrinação com a imagem de São João Batista em Moreira Sales durante um mês nas capelas e na cidade, e que foi aperfeiçoada pelo padre Lusamir. Este evento religioso envolve o povo todo, e se tornou algo grandioso. 
Outro evento:  ter implantado o torneio dos padres do Paraná junto com o padre João da Silva (que já deixou o ministério). Esse torneio acontece todo o ano desde 2007.

ESPERANÇA: que não falte emprego para ninguém.
SONHO: dar um abraço no Santo Padre.
SAUDADES DE QUEM? do meu Pai Sebastião (falecido em 27/01/19), saudades de seus causos e de suas observações humoradas. 
Abaixo, bodas de ouro dos pais
RECADOS AOS LEITORES: Deus em primeiro lugar sempre e em tudo. Leem os Evangelhos.
QUAL PERGUNTA NÃO FOI FEITA?- Como eu vejo o pastoreio da diocese por Dom Bruno?
Primeiramente, neste curto período de convivência, percebi nele um homem muito simples; acessível; parceiro; entusiasmado; prático; organizado; apressado; excelente tino para a administração; sonhador, parceiro de futebol e artilheiro.

Um comentário:

  1. Padre Gaspar esqueceu de conta E com o aprendeu a toca violão, eu era pequena e me lembro da sua pesistencia , e lembro do primeiro violão.

    ResponderExcluir