17 de ago. de 2019

ENTREVISTA DE DOMINGO: Elias Awad

"Aos 24 anos abandonei uma promissora carreira para iniciar no jornalismo, Fui repórter da Rádio Gazeta e depois de televisão, atuei por longo tempo na Band, Sportv, SBT e ESPN, fiz coberturas dos principais eventos  mundiais, como Copas do Mundo e Olimpíadas. Em 2002 lancei minha primeira biografia empresarial e descobri o meu propósito de vida, e agora estou no meu 27º livro." relata o empreendedor, jornalista, palestrante, professor e biógrafo Elias Awad. Ele é o homenageado deste fim de semana no BLOG DO ILIVALDO DUARTE na tradicional ENTREVISTA DE DOMINGO, que já contemplou mais de 250 personalidades de Campo Mourão e de outras importantes regiões paranaenses e do Brasil.
QUEM É ELIAS AWAD?  Sou Elias Fouad Awad, casado com Lúcia e pai de Nicole e Camille, com 19 e 16 anos respectivamente, sou  natural de São Paulo, capital, portanto paulistano.


ONDE E ONDE FOI SUA INFÂNCIA? Tive uma infância feliz e intensa em São Paulo, estudando e praticando muito futebol, atividade preferida e era uma excelente goleiro, e judô
COMO SE DEFINE? Sou muito focado, extremamente
profissional e cumpridor do que foi combinado, buscando superar as expectativas e entregar sempre mais do que foi prometido; sou extrovertido e amo o que faço, escrever livros e biografias, e palestras. Amo muito minha família e meus amigos
ONDE ESTUDOU E QUE CURSOS FEZ? Sempre em São Paulo, graduando-me em Administração de Empresas, Jornalismo, tendo cursado pós em Liderança e Gestão de Pessoas e Equipes e aprofundamento da Biografia sob olhar da Antroposífia. NOTA DO BLOG: antroposifia, do grego "conhecimento do ser humano", introduzida no século XX pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner.  

QUAL SUA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL? Eu fui executivo de vendas do Grupo Votorantim, de zinco, siderurgia, e aos 24 abandonei uma promissora carreira para iniciar no jornalismo, tendo sido repórter da Rádio Gazeta e depois de televisão, onde atuei por  longo tempo, nas emissoras Band, Sportv, SBT e ,PSN, tendo feito coberturas dos principais eventos  mundiais, como Copas do Mundo e Olimpíadas. Em 2002 lancei minha primeira biografia empresarial e descobri o meu propósito de vida, estando agora no meu 27º livro.
O QUE FAZ ATUALMENTE? Recentemente lancei a
biografia de um  dos homens e empresários mais sérios e respeitados do Brasil, o doutor José Aroldo Gallassini, presidente da Coamo. Agora escrevo outros dois projetos de grandes empresários do Brasil.
QUAL SUA TRAJETÓRIA ESPORTIVA? Iniciei na Rádio Gazeta, Band, ESPN, SporTV e SBT. Cobri os principais eventos mundiais e finais, como de Copas do Mundo, Olimpíadas, Brasileiros, Libertadores, campeonatos de esportes coletivos.. Entrevistei os maiores destaques da mais variadas modalidades, foi maravilhoso até que eu deixasse de ser feliz na profissão. 

NO ESPORTE, QUAIS MODALIDADES JOGOU? Sempre futebol e praticava academia. Era um excelente goleiro e se tivesse mais altura, buscaria ser jogador profissional. 
QUAL SEU ESPORTE PREFERIDO? Futebol e gosto de assistir vôlei, mas curto um pouco de tudo, até pelo meu histórico esportivo. 
TIME DO CORAÇÃO? ÍDOLO? Corinthians! 

Émerson Leão e Ubaldo Filol, ex-goleiro da Seleção Argentina; como disse, sempre fui goleiro e, naturalmente, os meus ídolos são jogadores da posição.  

QUAL O MELHOR TIME QUE  VIU JOGAR? No Brasil, o Palmeiras de Wanderley Luxemburgo,
o São Paulo de Telê Santana
e o Flamengo de Zico, Adílio & Cia.

DESDE QUANDO É APAIXONADO PELA COMUNICAÇÃO? Desde criança, sempre procurei me comunicar com as pessoas, mas a decisão de ser jornalista surgiu aos 24 anos. 

QUEM FOI O “CULPADO”? Kkkkkkk, um amigo meu que tinha grande vocação e me convenceu a montar uma revista esportiva com ele, Era doido e eu mais ainda, pois topei. 

COMO ESTÁ A QUALIDADE DA COMUNICAÇÃO?  Acredito, sinceramente,
que não estamos vivendo os melhores dias, basta ver o grau de confiabilidade do ouvinte, leitor, telespectador e internautas na credibilidade das mídias diversas e nos canais de comunicação. 
COMO FOI SUA HISTÓRIA NA COMUNICAÇÃO? Foi maravilhosa! Alcancei tudo que almejava. Certamente, minha grande identificação se deu com a televisão, onde atuei por quase duas décadas.
JORNALISMO EM UMA FRASE.  Jornalismo é ter a responsabilidade de fazer pelo próximo.
O MOMENTO ATUAL DA SUA VIDA É. Maravilhoso, escrevo meu 27º livro e amo o que faço! A família está estruturada e tenho ainda muito a realizar!
QUAL PROJETO AINDA NÃO ACONTECEU? Quanto aos projetos pessoais, vivo sempre em busca de novas realizações, mas transfiro este desejo de realização para o Brasil, que ele amadureça e que se torne o país do presente e deixe de ser eternamente o país do futuro.

QUAL DECISÃO MARCOU SUA VIDA? E QUAL JAMAIS TERIA FEITO? Certamente ter a iniciativa de escrever o meu primeiro livro e também por duas vezes ter tido a coragem de redirecionar a carreira.  Confesso que teria feito tudo de novo. Onde errei, aprendi bastante e até consegui transformar erros em grandes oportunidades. 
QUAL FOI A MELHOR EQUIPE ESPORTIVA COM QUEM TRABALHOU? Sem sombra de dúvidas: todas as que tiveram Luciano do Valle como âncora!
EM ÉPOCA DE CRISE, COMO ANALISA ATUALMENTE A COMUNICAÇÃO BRASILEIRA? A crise e o descrédito têm levado os meios de comunicação a ter sérios problemas financeiros e equipes bruscamente reduzidas. 

HAVERÁ OUTROS SILVIO SANTOS, LUCIANO DO VALLE E OSMAR SANTOS? Não! Sou contra esse tipo de comparativo! Haverá novas e novos Marias, Solanges, Antônios, Pedros, cada qual construindo a sua  própria história!

HÁ REVELAÇÕES ATUALMENTE NA MÍDIA ESPORTIVA?  Sim, bastante! Cito Gustavo Vilani e André Hernan (foto), ambos da Globo, por coincidência, foram meus alunos... kkkkkkk Mas eles têm sucesso por puro mérito.
QUEM É JORNALISTA E COMUNICADOR EXEMPLO? O Luciano do Valle foi um deles, Alexandre Garcia, Carlos Alberto Sardenberg. Gosto de profissionais que praticam o jornalismo com clareza e transparência. 
 

QUANDO COMEÇOU A CARREIRA DE BIÓGRAFO?  Uma coincidência de fatores me levou a escrever. Foi em 2002 com a biografia do empresário Samuel Klein, fundador das Casas Bahia, e não parei mais!
QUANTAS BIOGRAFIAS JÁ FORAM ESCRITAS E QUAIS AS MAIS SIGNIFICATIVAS? Estou agora no 27º livro. Todas elas têm suas características próprias e cada qual seu legado.
QUAL SENTIMENTO EM PESQUISAR E ESCREVER BIOGRAFIAS?  Maravilhoso, é um mergulho na essência das pessoas. Elas me escolhem e permitem que eu seja o "herdeiro" de suas maiores riquezas, suas biografias.
QUAL O PROCESSO DESDE A SELEÇÃO ATÉ O LANÇAMENTO DA OBRA? São quase dois anos de trabalho de entrevistas, transcrição, organização de texto, escrita e qualificação, e trabalho editorial, até chegarmos ao livro impresso e lançamento.

QUAIS OS ÚLTIMOS LIVROS E OS PRÓXIMOS? Os mais recentes são “Fazer o que ama, amar o que faz”, a biografia do empresário José Aroldo Gallassini, da Coamo,

e o livro “Sucessão: Decisiva e Necessária”, que conta o case de sucessão empresarial do Grupo Gazin, cujo presidente do Conselho é Mário Gazin, também do Paraná, e a quem tive igualmente a honra de biografar em 2016. Escrevo agora o livro do empresário Joaquim Fernandes Martins, da Rede Planalto de Umuarama, e um novo e segundo livro da trajetória do Dr. Affonso Brandão Hennel, fundador da Semp Toshiba e da Semp TCL.  

JOGO RÁPIDO 
ÉTICA: Colocar a cabeça no travesseiro e dormir em paz!
MÚSICA? Happy, de Pharrell Williams (é o que sempre busquei na vida).
AUTOR:Vários, cada qual em sua área: Daniel Goleman, os clássicos brasileiros, Philip Kotler, os filósofos, Paulo Coelho, Gabriel Garcia Marquez.
LIVRO: Estou lendo agora Ikigai, por indicação do doutor Affonso Brandão Hennel, e recomendo. 

E indico também "A Riqueza das Nações", de Adam Smith, livro antigo e ao mesmo tempo atual.
COMUNICADOR: Silvio Santos, o mestre!
FAMÍLIA: Tudo: amor, entrega, doação.
RELIGIÃO: Amar a Deus sobre todas as coisas.
UM  GOLAÇO QUE MARCOU SUA VIDA. Vários de Pelé, Maradona, Messi, mas o de bicicleta do Neto, como jogador do Guarani, e que depois bateu a mão no peito e soltou um palavrão: "Eu sou f..."
ESPERANÇA: Sempre pelo Brasil!!! ACORDA GIGANTE!
SONHO: Poder viver todos os meus sonhos acordado.
GOVERNO BOLSONARO: Hoje, a esperança. Espero que amanhã isso se confirme. Aliás, não adianta torcer contra um governo, pois, isso é uma grande prova de imaturidade!
POVO BRASILEIRO: Incrível, abençoado, mas precisa lutar mais pelos seus direitos.

QUAL PERGUNTA GOSTARIA DE TER RESPONDIDO?
Você dissecou tudo!!! Kkkkkkk.

Um comentário:

  1. Caro Ilivaldo,agradeço imensamente pelo espaço e registro minha imensa alegria e honra ao ver minha história retratada no seu blog. Com grande respeito e admimiração pelo homem e profissional que você é, deixo aqui meu abraço especial a você e aos seus leitores. Luz Divina e sucesso
    sempre!!!

    ResponderExcluir