Reconhecer e homenagear anualmente pioneiros desbravadores e empreendedores que ajudaram a construir a história de Campo Mourão e região. Esta é uma das ações do Rotary Verdes Campos, clube rotário fundado há 23 anos em Campo Mourão, com a Comenda Verdes Campos.
Na noite de 9 de março, o Rotary Verdes Campos entregou a “Comenda Verdes Campos” ao pioneiro Pedro Jort, 93, mourãoense de coração e francês de Strasburgo, no Leste da França. A proposição da honraria foi do rotariano Ricardo Calderari, sócio-fundador do Rotary Verdes Campos.
Pedro Jort reside em Campo Mourão há 74 anos, onde construiu sua família e sua vida. É agricultor e tem toda a sua vida dedicada à agricultura. “É um empreendedor, desbravador, um homem de muita sabedoria e coragem, de uma memória incrível. É uma pessoa simpática, culta, que fala inglês, francês, alemão e português, e para manter-se conectado ao mundo assiste jornais franceses e alemães”, informa Valdir Corral, presidente do Rotary Clube Campo Mourão Verdes Campos.
A trajetória de Pedro Jort marca o mês de setembro de 1938, quando com sua mãe Eva, veio ao encontro do pai que estava no Chile. Depois vieram morar no Brasil, primeiro no Rio de Janeiro, depois São Paulo e Curitiba, antes de Campo Mourão, onde chegou em 1941.
Do alto dos seus 93 anos, simpatia, alegria e determinação, Pedro Jort diz que poderia ter feito mais para o futuro dos seus filhos. “Sei que fiz o melhor que pude para chegar onde estou. Meu maior orgulho não está no patrimônio material e sim no legado de caráter, determinação e vontade de trabalhar que herdei dos meus pais e procurei passar aos meus filhos. Hoje percebo que, apesar de tudo, fiz a coisa certa” conclui Jort.
Nenhum comentário:
Postar um comentário