9 de mar. de 2015

ENTREVISTA DE DOMINGO Dirce Akemi Sasahara Azuma

O mundo precisa de gente otimista, gente disponível, gente com par de ouvidos disciplinados, gente para começar e recomeçar. Gente com ética. Este é o pensamento da mulher, esposa, mãe, avó, empreendedora, rotariana e voluntária Dirce Akemi Sasahara Azuma, a Celebridade deste primeiro final de semana de março 2014, homenageada no BLOG DO ILIVALDO representando todas as mulheres na ENTREVISTA DE DOMINGO. 
Como definem suas amigas e companheiras, Dirce é uma pessoa do bem, comprometida com a melhoria da sociedade e atuante em prol das causas nobres que beneficiam o próximo. Parabéns Dirce Akemi Azuma, a senhora merece esta honraria.
Parabéns as mulheres pela passagem do seu dia. Uma ótima leitura, conheça um pouco da história desta assaiense de nascimento e mourãoense de coração. 
QUEM É DIRCE AZUMA? Sou Dirce Akemi Sasahara Azuma, casada, nasci em Maringá no dia 04 de março de 1954. Meu pai (falecido) é Minor Sasahara e minha mãe, See Hatanaka Sasahara,morando em Londrina.
ONDE E COMO FOI A SUA INFÂNCIA? Minha infância e juventude foram Assaí, a cidade do Sol nascente. Uma cidade com muitos japoneses e onde havia muitas festas tradicionais japonesas.
Era pequena quando saímos e não sabia falar em japonês, mas meus pais queriam me ver cantando em japonês
naqueles concursos. Naquela época, o microfone era só com pedestal e na minha apresentação eles sempre colocavam um banquinho. Meu pai fazia eu decorar a música e para interpretar ele explicava o significado de cada frase.

Eu era escolhida para representar a cidade, depois a região e finalizando o concurso brasileiro. Quem acompanhava até o regional? O Oscar, ele tocava contrabaixo e era a  Banda para os ensaios semanais.
QUE HISTÓRIAS LEMBRA DA SUA JUVENTUDE? Comecei a jogar tênis de mesa e isso tomava muito tempo também.Os treinos eram intensos e muitas viagens, inclusive para os Jogos Universitários Brasileiros,
em Maceió, Alagoas. Lembro que eram muitos amistosos nas cidades vizinhas e viajávamos todos os fins de semana. Quando era escolhida para representar o Paraná, íamos a São Paulo, cantar, jogar tênis, estudar e fazer cursos. Minha mãe queria que eu aprendesse a costurar, a bordar, a pintar, a cozinhar....
ONDE ESTUDOU E CURSOS QUE FEZ? Meu curso foi Pedagogia na UEL - Universidade Estadual de Londrina. Já
namorava o Oscar, que foi aprovado no Concurso do Banco do Brasil e trabalhava há dois anos em Medianeira (PR). Também corri para fazer o Concurso, aprovada pedi para trabalhar em Medianeira também. Lá ficamos doze anos  e tivemos os três filhos. Ficaram os compadres e vizinhanças, no final da tarde todos com as cadeiras dobráveis na calçada para tomar chimarrão, comer cueca virada, pipoca e muitos papos com crianças em volta brincando. Vivíamos na AABB, até time de futebol Feminino, Baile Azul e Branco,Baile da Saia e muito Churrasco , chimarrão e Tererê.

E A SUA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL? 
Quando o Oscar foi nomeado Subgerente em Medianeira, ficamos muito felizes.O comprometimento de estar trabalhando numa agencia em que seu marido é subgerente gerente foi grande. A ética profissional de manter a integridade era total. Recebi um prêmio de 10 dias na Costa do Sauípe , por metas cumpridas. Uma das maiores vendedoras de produtos do BB.  Ao completar 30 anos três meses e 3 dias saiu minha aposentadoria. Durante esse tempo eu tinha um sobrenome, era a Dirce do Banco do Brasil. Agora sou a Dirce Azuma, a Dirce do Oscar, a Dirce da ASR e o mais importante vovó Dirce.
A ATUAÇÃO NA COMUNIDADE ? Antes da presidência da Associação das Senhoras de Rotarianos fui presidente das Senhoras da Sonibran.Tive o prazer de estar com as senhoras de todas as idades. A dedicação daquelas senhoras de idade e a felicidade de chegar e receber um  forte abraço em todos os eventos, foram sublimes .Foi a fase do aprendizado intenso, de desafios e superação.Gratificante! Agradeço a
comunidade nipônica. no esporte participei somente uma vez no campeonato de tênis de mesa. Não faltou convite do Sergio Ueda. Também tivemos o time de futebol feminino e logo estarei jogando o Gatebool.

ATUAÇÃO NO ROTARY? Na Família Rotaria, foi quando o Oscar foi presidente do clube e eu assumi a Associação de Senhoras de Rotarianos. Foi em 2009/2010 e acabei ficando por dois anos consecutivos na presidência. 
Desde então, ver os trabalhos da ASR
gratificantes  com  companheiras atuantes e  sendo reconhecidos a nível nacional, a vontade de executar projetos e mais projetos  só aumentavam. Existe o dinamismo, a união em nossa ASR que me inspira a elaborar trabalhos filantrópicos que são infinitos. Nossa entidade irá completar 40 anos de existência e estar na equipe para fazer  levantamento dos trabalhos realizados até então, é majestoso. Continuar os trabalhos para proporcionar melhores condições de vida a muitas crianças, jovens e idosos, e sobretudo com muito amor e doação é  a base da nossa Associação. É o fortalecimento da amizade e união entre todas as companheiras  é o fortalecimento dos Clubes de Rotary pois somos também a luz que faz o Rotary brilhar.

O MELHOR MOMENTO QUE JÁ VIVEU NO ROTARY ? É o servir, é o ser rotariano. O momento mais significativo foi quando  o governador  do
Distrito 4630 - Antonio Carlos Cardoso - me concedeu uma placa durante a Conferência da Transformação. Este reconhecimento é dado por ações relevantes à comunidade local e Internacional e apenas 83 cônjuges do mundo inteiro foram contemplados com este prêmio. Foi com muita emoção que recebi esta homenagem tão honrosa das mãos do Governador Antonio Carlos Cardoso e esposa Mirthes, o qual estendo a todas as companheiras da ASR pois os trabalhos foram executados por todas.

A CONQUISTA MAIS IMPORTANTE NA SUA VIDA?  A conquista mais importante na minha vida é estar numa
comunidade e viver com dignidade. A mulher como agente de mudança é fundamental e a mulher atual  é reflexo da busca pela igualdade de gêneros, no trabalho, em casa e na família. Diria que Campo Mourão foi um exemplo de mulheres que mudaram esse paradigma.  Temos uma mulher prefeita, mulheres como presidente de Rotary, na Câmara, no conselho da Acicam....

SOBRE OS GOVERNOS REGINA DUBAY, BETO RICHA E DILMA?  Dos governos Beto Richa, Dilma e Regina Dubay não tenho palavras, pois a repercussão não está nada positiva.
QUAL É O PAPEL DA MULHER ATUAL? O QUE MUDOU NAS ÚLTIMAS DÉCADAS? Sempre fui feminista, e mulheres escolhidas na política ou no comando é porque apresentou condições para isso. Acho que existe o inicial de batalhar com o  preconceito de gêneros e depois usar  da versatilidade  em sua administração.
QUEM SÃO EMPREENDEDORAS QUE MERECEM SER
HOMENAGEADAS? As mulheres empreendedoras em Campo Mourão são muitas e merecem ser homenageadas. Conceição Baer, Mulheres da diretoria da Cristófoli, empresárias da Riva, Leila Machado (Paraná Família), Ana Paula (Telhado de Paris), Ivone Malho (Paraná Diesel) e Elza Hannel.
QUEM SÃO MULHERES DESTAQUES?  As mulheres em destaque para mim são todas que dedicam parte de seu tempo a trabalhos de filantropia, a fazer o bem aos necessitados. Há muitas senhoras no anonimato que fazem isso. Senhoras voluntárias que dão aulas no CEDUS -Centro de Educação Santa Rita, que atendem o adolescente aprendiz fazendo o encaminhamento ao mercado de trabalho de maneira legal e além disso dão assistência a
esses jovens também no ambiente familiar. Elas merecem toda a nossa admiração e respeito. São voluntárias que  dentro da sua área de atuação e seguindo a grade curricular  preparam adolescentes para o primeiro emprego. Vou nominá-las pois devemos a elas toda benção. São aproximadamente 150 crianças em 5 grupos recebendo orientações e informações. A Elza Hannel na coordenação, Sonia Guerra, Ivone de Brito, Ana Maria Isolani, Antonia C.de Mello, Vera Polizer, Silvia A. da Rocha, Lucilene Araújo, Zilda Freitas, Natália Carolina C.Rezende, Kelly Matos Dutra, Priscila Paula de Oliveira Prado, Lídia Mizotte , Cristina L. Pianero, Eliane Guadagnin Rais, Marilda K. Zarpelon, Adriana Iara, Luzia Lucena, Andréa Denise S. da Eira.
O SURGIMENTO DO ROTARY RAIO DE LUZ?  A fundação do Rotary Club Feminino Raio de Luz vem para somar e dar mais brilho ao Rotary. Serão mulheres que dentro da sua fragilidade, sensibilidade,eficácia, eficiência, habilidade e integridade  estarão executando projetos humanitários. Desafios surgiram para dar início  a prova quádrupla, muitos obstáculos, as reuniões são nas segundas-feiras  na Acicam.  Atualmente são 6 Clubes de Rotary em Campo Mourão, além do Rotaract, Interact e ASR. Gostaria muito que cada cidadão que desconhece os trabalhos da família rotária participasse de uma reunião  e ouvissem sobre os projetos todos voltados para o bem da comunidade.

A CAMPO MOURÃO DO PRESENTE É....  A Campo Mourão do presente tem o privilégio de ter inúmeros clubes, Rotarys, Lions, Maçonaria, Casa da D.Jacira, Pastoral, Casa das Fraldas, Lar dos Velhinhos, CTR, Lar Dom Bosco, Lar Miriã, CEDUS  e entidades com muitos voluntários. Cada qual executando projetos humanitários para transformações. Precisamos que a administração faça a sua parte.


 A CAMPO MOURÃO DO FUTURO SERÁ? A Campo Mourão do futuro terá os clubes motivados a continuar com os trabalhos filantrópicos que são infinitos. - abaixo logo do Rotary 2015/16.

UM RECADO AOS LEITORES DO BLOG. O mundo precisa de gente otimista, gente disponível, gente com par de ouvidos disciplinados, gente para começar e recomeçar. Gente com ética, como você Ilivaldo. Devo dizer que o sentimento de receber esta homenagem vem de uma pessoa com o coração acolhedor para tornar mais feliz a felicidade dos outros. É assim que me sinto, muito Feliz. O programa Tocando de Primeira e o Blog do Ilivaldo Duarte  sempre nos proporcionou essa felicidade. Vamos juntos lutar para que a nossa sociedade não fique condenada .



Um comentário:

  1. Sra. Dirce, que história inspiradora. Ao ler esta entrevista, senti-me honrada com a lembrança do meu nome no curso do CEDUS.
    Deus abençoe!
    Acredito que tudo o que fazemos por e com amor, ressoa no Universo de infinitas possibilidades. Afinal quem não vive para servir, não serve para viver.
    Lucilene de Araujo

    ResponderExcluir