A maior sabedoria para se usar na construção de bons relacionamentos é jamais julgar. Faça tudo o que estiver a seu alcance para compreender as condições e as limitações dos demais.
Ninguém é igual a ninguém. Todas as pessoas têm defeitos e qualidades que as fazem únicas de tal forma que cada uma tem todo um conjunto de linguagem emocional e uma forma de lidar com a sociedade que é só sua.
Cada um é um. Cada um é único.
O problema disso começa e se agrava quando se deseja impor seu jeito individual de ser aos demais, criando ruídos, uma dificuldade imensa de comunicação e trazendo dor e sofrimento para ambas as partes.
Por conter todos os tipos possíveis de indivíduos, o que é muito positivo, a sociedade se beneficia da diversidade. São as nossas diferenças que garantem a inovação e a criatividade – fatores que mais contribuem para que não haja estagnação. Uma prova disso? Basta declarar sobre determinado assunto que não há mais nada a desenvolver, e logo aparece alguém que o avalia sob outra ótica, enxerga pontos até então despercebidos e ... lá vem mudança!
Um sujeito colocava flores no túmulo de um parente, quando viu um oriental colocando um prato de arroz na lápide ao lado. Ele dá uma risada, vira-se para o oriental e pergunta:
- Desculpe, mas o senhor acha mesmo que o defunto virá comer o arroz?
O oriental pensa um pouco, e responde:
- Sim, quando o seu vier cheirar as flores.
______________________
Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473
Nenhum comentário:
Postar um comentário