24 de mai. de 2012

COLUNA DA PROFESSORA CIDA FREITAS: Ares de Inverno

O outono nos brinda com a fartura de frutas. Por onde se olha há uma árvore com seus galhos repletos, pesados de frutas. É um cenário bonito de se ver, de se admirar. Para quem passou a infância na zona rural, a cena traz doces lembranças do pomar, das brincadeiras em cima das árvores...
Gosto de me lembrar de quando subíamos nas árvores para tirar frutas ou para nos esconder uns dos outros. O contato com a natureza nos fazia também natureza, éramos parte dela atarracados nos troncos, nos galhos, dentro das copas generosas.
Criança é um pouco pássaro. Voa mesmo sem ter asas, é indefesa, pura e linda assim como os pássaros (...).
Mas o outono está na sua última cena, e já vai dando espaço à nova estação que está chegando de mansinho.
O frio da noite, delicioso clima para quem tem agasalho, dá mostra do inverno que já vem. E, como cada estação é única, o inverno vai pintando o seu cenário para a próxima peça que a natureza irá apresentar. Se vai chover, o céu fica cinzento, quase triste, sugerindo o aconchego, a introspecção, o mergulho dentro de si mesmo. Se é dia de sol, o céu fica muito mais azul, a claridade se acentua, as plantas amanhecem cobertas de orvalho. Poesia pura.
A mistura de cores que se estabelece no final do outono chama nossa atenção. Nos campos, os vários verdes das plantas se misturam com o marrom da terra num quadro digno do pintor maior; na cidade, as árvores vão se despindo das folhas verdes que aos poucos ficam amareladas e se desprendem numa demonstração de que já cumpriram a missão. Flores aqui e ali salpicam de outras cores a visão de quem vê e enxerga (Há muitos que veem, mas não enxergam, que pena!).
As estações vivem em sintonia como naquela prova de corrida onde um atleta corre até um ponto e passa o bastão para o outro que faz sua parte no percurso. Nessa sintonia a natureza se faz completa para o deleite de quem a compreende e se apaixona por ela.
Cada tempo é especial. A primavera é a estação mais linda porque enche nossos olhos de cores e nos inspira para o amor. O verão dá chance ao corpo de se mostrar, relaxar, viver intensamente; o outono se preocupa em se dar generosamente, sem economia; o inverno sugere a reflexão, o aconchego do lar, o brinde às pessoas que se amam.
Se pensarmos bem, duas estações são voltadas à fisiologia humana: verão e outono; duas se preocupam com coisas do espírito: primavera e inverno. Será que não?
Pensando nisso, olhando tudo isso, só nos resta agradecer ao Criador. Sem criador não há criação, sem criação não existe vida. Sem vida o tudo é nada.
Coisas da natureza... Mudança de estação sempre inspira. Um brinde ao outono que já vai! Um brinde, com vinho, ao inverno que já vem!
Cida Freitas, Professora, poetisa e escritora, membro da Academia Mourãoense de Letras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário