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21 de mar. de 2011
PAPO DE MÍDIA com Adriano Lima, da Ideia Comunicação
O que cada mídia pode fazer por sua empresa.
Mídia: TELEVISÃO – (94% da população adulta)
Vantagens- Permite demonstração- Maior eficiência em produtos de consumo em massa- Grande cobertura geográfica e de população- Baixo custo relativo (custo unitário por pessoa atingida pela propaganda)- Fácil acesso às classes A, B, C e D. Tome cuidado!- É uma idéia simples e de fácil execução também pelos seus concorrentes- Estude a abrangência geográfica e veja se é adequada para seu produto ou serviço. Estude a freqüência das inserções (nem de mais, nem de menos)- Coloque testemunhais.
Mídia: RÁDIO – (87% da população adulta)
Vantagens- Baixo investimento em termos absolutos- Rapidez de produção e troca de mensagens- Permite um número maior de inserções já que o custo é menor- Cobertura local- Mídia seletiva. Tome cuidado!- Diferencie a sua mensagem- Mexa com a imaginação das pessoas-
Diga apenas o necessário- Troque a mensagem com freqüência- Use frases curtas- Repita telefone/site/e-mail no começo e no fim
Mídia: JORNAL – (53% da população adulta)
Vantagens- Credibilidade (confiança ligada ao nome do jornal)- Seletividade (normalmente atinge-se formadores de opinião e decisores)- Rapidez na veiculação- Divulgação local. Tome cuidado!- Página ímpar proporciona melhor exposição- Identifique sessões de preferência do seu público-alvo- Diferencie seu anúncio - Crie uma mensagem criativa e direta
Mídia: OUTDOOR
Vantagens- Alto impacto visual- Excelente no lançamento de produtos/serviços- Mídia local
Tome cuidado!- Sem muita seletividade do público (a não ser que sejam escolhidos outdoors em bairros especiais)- Use mensagens curtas. Geralmente as pessoas conseguem ler até seis palavras quando estão passando com o carro pelo outdoor.- Tempo de permanência do cartaz: não deixe muito tempo, com as folhas descascando.
A imagem começa a fazer parte da paisagem e não chama mais a atenção. Tenha sempre uma rotatividade das mensagens.- Uso racional de cores- Em média, o uso de 70 outdoors numa capital (excluindo São Paulo) atinge um milhão de pessoas.
Mídia: REVISTA – (51% do público adulto)
Vantagens- Segmentação pelo assunto da revista- Credibilidade (aliados à marca da revista)- Vida útil do anúncio é muito maior do que a de um jornal, rádio ou outdoor- Atinge formadores de opinião e decisores- Circulação nacional ou regional- Melhor qualidade de impressão permite foto/imagens
Tome cuidado!- Página ímpar proporcionam melhor exposição- Destaque a forma de contato entre o consumidor e a empresa- Use veículos dirigidos, que permitem segmentar o anúncio – o que aumenta seus resultados.
Mídia: MALA-DIRETA
Vantagens- Mínima dispersão de verba (porém com alto investimento unitário)- Alta seletividade (por cargo, por renda, por local, etc.)- Atenção única para o seu material
Tome cuidado!- Certifique-se de que o cadastro é atualizado- Cuidado no uso de cores- Faça um bom uso do papel (dependendo do tamanho e tipo utilizado a ação pode ficar mais cara/mais barata)- Facilite as respostas do cliente (ofereça cupom de respostas, selo pago, acesso a um site etc.)- Presenteie a resposta imediata (ofereça um brinde para os X primeiros; ou para os que responderem até o dia Y).
O estudo para uma correta campanha de marketing e vendas é complexo. Envolve a definição e a análise:
- do produto ou serviço;- do público-alvo e das suas características principais;- da demanda potencial – quem realmente gostaria de comprar seu produto ou serviço?- dos pontos fortes da sua marca, do seu produto ou serviço;
- do benefício agregado (o que realmente os consumidores irão ganhar com a compra?);- das experiências anteriores dos consumidores;- da concorrência;- do posicionamento estratégico da sua empresa;- dos tipos de mídia disponíveis;
Geralmente, uma boa escolha é testar todos os tipos de mídia disponíveis e viáveis (de acordo com a verba da empresa) existentes para o seu produto/serviço.
A partir daí, você começa a realmente medir os resultados que cada uma proporciona às suas vendas.
O ideal é alcançar resultados através de um conjunto de mídias e não utilizando apenas uma, para que as vendas do produto/serviço não sejam responsabilidade de apenas um canal de comunicação. Ou seja, após fazer os testes e descobrir que mídias funcionam melhor para a sua empresa, você poderá definir porcentagens do seu orçamento para cada mídia, atingindo assim um conjunto de mídias que realmente funcionam.
Saber exatamente onde está sendo aplicado o dinheiro, que resultados estão sendo gerados (em temos financeiros, de marca, de posicionamento, de imagem etc.) e como multiplicar isso para períodos futuros – é a chave para o sucesso nas campanhas de marketing.
Adriano Lima é publicitário, diretor da agência mourãoense Ideia Comunicação
www.ideiacomunicacao.com.br
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