12 de jun. de 2012

LANÇAMENTO: HISTORIADOR MOURÃOENSE escreve o livro "História e Memória nos Campos do Mourão"

"História e Memória nos Campos do Mourão: Mourãoense, Sport e o nosso futebol profissional" é o projeto que o historiador mourãoense Raoni de Assis está desenvolvendo com o objetivo de publicação um livro (sem nome definido ainda) sobre a história de nosso futebol profissional, desde o seu início em 1966 com a AERM - Mourãoense (fundada em 1964, mas que entrou no profissionalismo em 1966) até a queda do Sport para a terceira divisão do Campeonato Paranaense em 2011.
O projeto tem o financiamento da Lei de Incentivo à Cultura de Campo Mourão, através do Fundo Municipal de Promoção das Atividades Culturais - FEPAC.
"São mais de 45 anos em questão e a pesquisa já levantou cerca de dois mil documentos, entre jornais - dos mais diversos com circulação local, regional e estadual - fotos e materiais. Entre as referências também estão as entrevistas, as fontes orais, que contribuem e enriquecem o trabalho e que somarão mais de duas dezenas de pessoas e a bibliografia já publicada sobre o assunto", informa o apaixonado por futebol Raoni de Assis.
Segundo Raoni, "a princípio a pesquisa se restringiria a história do Sport Club Campo Mourão, aquele que existiu durante os anos de 1989-1992, e foi uma experiência esportiva e social única na história do município."
O livro irá trazer todos os jogos durante esse periodo, com muitas reportagens e fotos, e o leitor poderá conhecer melhor, ou reviver, essa tão marcante passagem de nossa cidade e do clube.
"O novo Sport, que resurgiu em 2007, também será trabalhado, mas sem dúvida a riqueza de detalhes está relacionada ao clube do começo dos anos 1990. Mas, fui mais além e iniciei a pesquisa sobre a AERM - Associação Esportiva e Recretiva Mourãoense, que representou o município nos certames profissionais nas décadas de 1960 e 1970. Será uma viagem interessante no início do futebol de Campo Mourão, que exibe um profissionalismo muito diferente do dos dias atuais. A AERM, era um clube social e mantinha atividades no amador e no profissional, e alguns jogadores dessa equipe ainda residem na cidade."

Nenhum comentário:

Postar um comentário