7 de set. de 2010

COAMO E BASF lançam "Atlas Ambiental Campo Mourão" para 6,5 mil crianças de 6º ao 9º ano


Numa iniciativa inédita entre Coamo e Basf para o estado do Paraná, será lançado nesta quarta-feira (08/09) às 16 horas, na administração central da cooperativa, em Campo Mourão, região Centro-Oeste paranaense, o Atlas Ambiental de Campo Mourão que beneficiará 6.500 crianças do Ensino Fundamental da rede pública Municipal e Estadual.
Projeto Educacional - O Atlas Ambiental de Campo Mourão é um projeto educacional gerido pela Fundação Espaço ECO e, na fase inicial, terá a duração de dois anos com o propósito de auxiliar professores e alunos a entenderem história, geografia e temas socioambientais, levando em conta aspectos globais e regionais, que fazem parte do universo da criança. O projeto tem o apoio do Município de Campo Mourão com a participação direta da Secretaria Municipal de Educação e do Núcleo Regional de Educação (NRE).
Pùblico - Na rede estadual, alunos de doze escolas receberão o Atlas Ambiental, e na rede municipal cinco escolas também serão beneficiadas com esta ferramenta pedagógica de educação socioambiental, reunindo crianças do 6º ao 9º ano, abrangendo faixa etária de 9 a 14 anos de idade.
Parceria - A parceria entre a Basf e a Coamo foi estabelecida com o objetivo de lançar um material didático inovador e que atenda às necessidades da região. O projeto faz parte dos 40 anos da Coamo que serão comemorados oficialmente no próximo 28 de novembro, e ratifica o compromisso da cooperativa com o desenvolvimento da agricultura sustentável. “Com esse trabalho, por um lado, reforçamos a parceria entre a Coamo e a Basf que existe há várias décadas e também auxiliamos para que no futuro tenhamos cidadãos mais conscientes social e ambientalmente”, prevê o vice-presidente sênior da Unidade de Proteção de Cultivos BASF para América Latina, Eduardo Leduc.
Composição do Atlas - O Atlas Ambiental.é composto por imagens espaciais, obtidas via satélite, que revelam informações sobre as matas, os oceanos, os animais, a urbanidade, o clima, a cultura, a sociedade, a história e a política do Brasil e do mundo. Para o conteúdo pedagógico do Atlas Ambiental, foram entrevistados especialistas de conceituadas instituições de ensino do país. O gerente de Stewardship da Unidade de Proteção de Cultivos, Vinícius Ferreira Carvalho, acredita que: “O material desperta o interesse e aprofunda o conhecimento dos jovens para a construção de um mundo sustentável e mostrar a conexão de temas globais com os locais”.
Versão exclusiva - Os educadores da rede pública municipal e estadual receberão uma versão exclusiva do Atlas com textos, imagens e sugestões de atividades, para auxiliá-los no planejamento das aulas. Além disso, receberão um plano de capacitação e desenvolvimento à distância para que utilizem a ferramenta de forma mais efetiva nos próximos dois anos.
Mata Viva - O Atlas Ambiental é resultado do Programa Mata Viva de Educação e Adequação Ambiental que nasceu há 26 anos, quando a BASF iniciou a restauração de 128 hectares de Mata Atlântica em um trecho de quatro quilômetros da margem direita do Rio Paraíba do Sul, na fábrica da empresa, em Guaratinguetá (SP). A partir de 2005, com a criação da Fundação Espaço ECO, o Programa Mata Viva foi ampliado e começou a beneficiar diretamente agricultores e comunidades agrícolas.

2 comentários:

  1. Estive presente no lançamento, foi um orgulho participar! Parabéns pelo projeto!

    Prof. Agnaldo Feitoza

    ResponderExcluir
  2. Não Gostei muito, não consegui observar os mapas especificos de Campo Mourão, não fala sobre o relevo, vegetação, geologia, área urbana, resíduos, localização geográfica. Deveria ser mais específico para o município. A qualidade do material impressiona, mas não consegui observar a participação dos professores da rede estadual, bem como dos professores do departamento de Geografia da Fecilcam, que ao certo, eles que deveriam elaborar este material. Fica ai o recado.

    ResponderExcluir