Jornalismo com informação, paixão e credibilidade. Valorizando a nossa gente e a nossa história. Campo Mourão, a Capital do Centro-Oeste do Paraná. Um município que honra e orgulha o Brasil.
5 de set. de 2009
MELHORES MOMENTOS dos 11 anos da TV Carajás
COLUNA DA MARIA JOANA: Brasil, Esperança de nova civilização

Morin diz que a pluralidade do país reflete a grandeza do Brasil, um possível modelo para o mundo. Para alguém que vem da Europa, um continente de nacionalidades fechadas, o Brasil sempre lhe pareceu aberto a outras etnias - e é essa civilização da mestiçagem brasileira que lhe interessa. Vê a grandeza do Brasil especialmente na pluralidade étnica de Salvador e na biodiversidade da Amazônia.
Considera que o Brasil é um país pacífico, sem espírito colonialista ou de revanche contra os outros. É também um país em desenvolvimento, embora esse desenvolvimento seja o da classe média - o que pode representar no futuro uma intoxicação consumista. Lembra que é preciso, antes de consumir, recuperar o hábito de reparar os objetos para que o mundo não vire um depósito de sucata. Infelizmente, a corrupção no Brasil ainda é muito grande - considera mesmo o problema principal do País. .
Reconhece que a África arranjou um jeito de parar com a devastação ao pressionar os países ricos a ajudar economicamente quem vive da exploração da madeira. O Brasil não é um país pobre, mas vai precisar da ajuda internacional para proteger esse patrimônio - porque não se trata só do território amazônico, mas da água, um bem universal. A grandeza do Brasil será um exemplo para essa civilização do futuro, que chama de civilização do Sul, calorosa em oposição à cultura anglo-saxônica. Essa não suporta o toque e, infelizmente, influenciou muito a cultura brasileira, que sempre subestimou sua capacidade. O brasileiro não só assimila bem outras culturas, mas demonstra uma curiosidade não usual, uma cordialidade única. E também da solidariedade. Essa é a palavra que vai reger o futuro da humanidade, não mais o individualismo e a burocratização, que é o reverso da solidariedade.
Ao mesmo tempo, prossegue investindo contra a onda neoliberal que virou tsunami no mundo globalizado e, sobretudo, proclama o surgimento de uma religião da fraternidade, resultante do fato "de estarmos perdidos e, assim, necessitarmos uns dos outros". Estamos perdidos num pequeno planeta dentro de um sistema e, justamente por estarmos perdidos, precisamos ajudar uns aos outros. Assim, ou enfrentamos a metamorfose ou seremos destruídos.
Edgar Morin trocou a revolução ("reduzida a uma dimensão violenta") pela metamorfose, que, para ele, traduz uma "transformação natural e radical". A metamorfose permite uma transformação natural e radical como a de uma borboleta, que se destrói e se constrói para se transformar, para adquirir novas habilidades, como a de voar.
Se há, como sempre, combatividade em suas palavras, o que se nota hoje neste que se destaca como um dos mais vigorosos pensadores em atividade na Europa é uma absoluta crença num futuro mais humanista - que, para tanto, passa pelo Brasil.
Edgar Morin acredita que o Brasil seja mesmo "o país do futuro". Os trunfos do Brasil em relação ao restante do mundo, diz Morin, estão na miscigenação cultural e na biodiversidade da Amazônia. Se o País souber aproveitar isso, assegura, poderá assumir a liderança mundial num projeto reformista que implique uma mudança multidimensional "conduzida por homens de boa vontade para criar uma nova civilização". Esta será sim a grande INDEPENDÊNCIA!!!
Maria Joana Titton Calderari – membro da Academia Mourãoense de Letras, graduada Letras UFPR, especialização Filosofia-FECILCAM e Ensino Religioso-PUC- majocalderari@yahoo.com.br
PAPO DE RÁDIO: Programa Tocando de Primeira "Agita" o sabadão em CM
Na edição de hoje, 05 de setembro, com a edição de número 839, o jornalista IIivaldo Duarte irá entrevistar no primeiro tempo, das 11 às 12 horas, o dirigente da Fecam, professor Maurício Fabri, o apresentador de TV Alan Palhano e o técnico de futsal categoria Menores, professor Nei, da Escolinha da Copel.
No segundo tempo, a partir das 12 horas, a volta do futsal mourãoense à segunda rodada da Chave Ouro jogando em Maringá será o destaque com as participações do técnico Beto Souza, dos atletas Leandro Demétrio, o "Esquerda", além do pivô Paulinho Zagoto Godoy e Eder Basílio, o "Biju", ambos na foto.
COLUNA DO NERY THOMÉ: Querem revisar os índices de produtividade das propriedades rurais brasileiras....
Na última segunda-feira, 31 de agosto, a Confederação Nacional de Agricultura e a Organização das Cooperativas Brasileiras encaminharam ao presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, ofício alertando sobre o que a proposta de elevação dos índices de produtividade pode significar para o agronegócio brasileiro. A polêmica surgiu porque haverá regiões onde se exigirá do agricultor brasileiro uma produção maior em 80% do total de suas áreas aproveitáveis, o que as entidades consideram exigência incompatível mediante o cenário econômico mundial.
Para as entidades, com tal decisão o governo estará minando a agropecuária nacional, porque em momento de crise exigir uma produtividade maior significa maiores riscos de prejuízo no campo. Aumentar a exigência dos índices de produtividade pode representar, segundo o setor, a produção de quantidade absurda de alimentos sem certeza de que haverá compradores, se haverá locais para estocagem ou se os preços de venda consigam cobrir, no mínimo, os custos de produção.
A falta de investimentos em portos e rodovias em melhores condições para melhorar os custos do frete para o transporte da produção nacional torna o produto brasileiro menos competitivo no mercado mundial.
O setor agropecuário sempre foi conhecido pela eficiência na produção de alimentos, tornando o país auto-sustentável, prova disso é que, atualmente, a agropecuária é responsável por 26,5 % do PIB – Produto Interno Bruto, 36,3% das exportações e 37% da força de trabalho do país. Ou seja, o agronegócio sempre fez sua lição de casa, mas sacrificá-lo, sem que haja ampla discussão com todos os setores envolvidos, entre os quais as entidades representativas dos agricultores é algo temerário, principalmente quando estamos às portas de mais um processo eleitoral.
A portaria aumentando os índices de produtividade é uma das bandeiras de luta dos líderes do MST e promessa de campanha de Lula, mas, antes de penalizarem o agronegócio nacional, há outros aspectos que precisam ser debatidos. Quem sabe começando pela avaliação dos índices de produtividade dos assentamentos já efetivados no país, mas esse é assunto para o artigo do próximo sábado (continua na edição do dia 12/09).
4 de set. de 2009
EXTRA! EXTRA! VEM Aí o novo CD de CLÉBER e FERNANDO
"O novo CD chama-se ´Metade´ em homenagem ao nosso pai Osmar e a nossa família. Com 12 músicas, das quais 6 são inéditas, a música de trabalho é "Trata de me esquecer".
"Ainda nao agendamos o show de lançamento, em virtude da gripe suina. mas a ideia é fazer o lançamento no Teatro Municipal em Campo Mourão."
CM SERÁ SEDE do Paranaense Intercolonial de Tênis de Mesa

No Intercolonial estará em disputa os títulos nas categorias duplas, equipes e individuais no ginásio de esportes da Sonibram. No domingo, a partir das 8 horas será realizado o cerimonial de abertura.
TRADIÇÃO - "A nossa expectativa é muito grande para Campo Mourão sediar mais uma vez com uma bonita organização uma competição tão importante como é este campeonato, que servirá de base para a convocação dos paranaenses que estarão em janeiro de 2010 disputando o Campeonato Intercolonial Brasileiro na cidade paulista de Mogi das Cruzes", prevê Edilson Massao Suetomi, coordenador da equipe organizadora do evento.
MÁRCIA TOMADON na ENTREVISTA DE DOMINGO

"É gratificante alguém lembrar daquilo que fizemos e vivemos em nossa vida profissional e esportiva. Com o passar do tempo os fatos apagam da memória das pessoas, por isso, sinto-me muito feliz com este convite Ilivaldo para estar no seu BLOG", disse Márcia Tomadon.
SÁBADO TEM estreia da "Caravana Sou Arte 2010" na Praça São José em CM
O tema deste ano poderá ser visto nas coreografias, esquetes de palhaços, cenários, exposições informativas, decorações, brincadeiras recreativas, gincana de palco, culminando com a estréia do Espetáculo O Mágico de Oz, adaptação livre da obra de Lyman Frank Baum, com direção técnica de Raquel Cruz e direção geral de Edilaine de Castro.
Amanhã serão mais de 20 estações com diversos brinquedos infláveis: tobogã, cotonete, escalada, pula pula, camas elásticas, piscina de bolinha, minhocão, pintura em cavalete, pintura de rosto, Estação da Leitura, entre outros, 3 horas ininterruptas de programação artística, tudo inteiramente gratuito.
O Espaço Sou Arte con segue unir com este projeto 40 jovens que se revezam entre números artísticos, recreações, produções, animações e performances. "A arte pode gerar empregos de forma lúdica e sustentável, esperamos o povo mourãoense na Praça São José amanhã brincar e voltar a ser criança", prevê Edilaine Maria de Castro, diretora do ESpaço Sou Arte, um dos muitos motivos de orgulhos de Campo Mourão.
GOTAS DE Miserircórdia

JORNAIS DO INTERIOR cobram tratamento igualitário
Na ocasião, Thomé conversou com vice-governador do Paraná, Orlando Pessuti; a presidente do PT/PR Gleise Hoffmann e o ex-governador do Estado, Paulo Pimentel, que participaram do evento.
Conforme Thomé, a associação quer para com os jornais do interior, tratamento igualitário do governo Requião. “Nós não queremos tratamento diferenciado! Aspiramos que sejamos tratados de uma maneira igualitária entre todos os veículos, não havendo um tratamento privilegiado aos amigos do governador Requião como ocorre hoje”, cobrou.
A presidente do PT no Paraná, Gleise Hoffmann, acredita que a imprensa local está conquistando cada vez mais espaço. A líder salienta que antes de qualquer coisa as pessoas querem se ver no jornal. “A mídia regional está tomando o espaço dos grandes veículos de comunicação.”
Pessuti reconheceu o atrito do governo com a imprensa. Conforme ele, os jornais regionais têm uma grande importância que precisa ser reconhecida. “Respeito o rádio a televisão e os jornais impressos, as pessoas querem saber o que está acontecendo na sua região e na sua cidade”, disse.
3 de set. de 2009
BASQUETE: Em grande jogo, CM perde, mas deixa boa imagem

Com diferenças de orçamento e elenco, o Campo Mourão Basquete, que tem Alex entre seus grandes jogadores, por muito pouco não iniciou bem sua caminhada no Paranaense diante do Londrina - representante do Paraná na Liga Nacional do Basquete. Os londrinenses venceram ontem a noite no ginasinho JK, por 96 a 83. Não fui ao jogo em função de um outro compromisso, mas fiquei sabendo dos detalhes.
O time mourãoense venceu o primeiro tempo por 46 a 42 e perdeu o jogo nos últimos minutos do último quarto. O Londrina trouxe uma equipe forte e competitiva, dirigida pelo experiente treinador Enio Vechi e com vários reforços, com destaque para o ex-Flamengo, Fernando, que acertou quatro lances de três pontos no último quarto.
"Foi um grande jogo, tivemos desfalques, mas foi um bom começo no Paranaense. O público em torno de 500 pessoas foi muito importante para dar apoio e mostrar que os mourãoenses gostam e apoiam o basquete. Reforços chegarão e temos certeza que o nosso time crescerá na competição", afirma Nelsinho Martins, vice-presidente da Amobasquete.
JOGOS DE CAMPO MOURÃO
1º turno
Dia 31 de agosto: Astorga 57 X C. Mourão 91.
Dia 2 de setembro: C. Mourão 83 x Londrina 96.
Dia 8 de setembro: Maringá x CM.
Dia 13 de setembro: CM x Rolândia, no ginasinho JK.
2º Turno
Dia 23 de setembro: Rolândia x CM.
Dia 6 de outubro:Londrina x CM.
Dia 15 de outubro: CM x Maringá.
Dia 17 de outubro: CM x Astorga.
MOTIVADO, CM Futsal terá a volta de Paulinho sábado em Maringá


O ENCONTRO DE AMIGOS DA FAMÍLIA Tonet numa 4ª feira

Santistas, palmeirenses, corintianos, colorados, flamenguistas. Não importa o time do coração, mas sim a amizade que reúne, une e fortalece os amigos com um papo agradável, principalmente para celebrar a vida e mais um aniversário de Célia Teodoro Tonet, esposa do conhecido e simpático Luiz Tonet, o "Gasolina" - na foto. Mais novo de uma família de sete filhos - Pedro, Carlito, Zélia, Lúcia, Jorge, Antonio e Luiz, da matriarca Maria Tonet. Conversa em dia e assuntos do momento fazendo parte do repertório, com notícias que serão destacadas aqui neste BLOG nos próximos dias. Ambiente agradável e uma oportunidade para celebrar e agradecer a Deus.
Mas, porque "Gasolina"? A grande maioria conhece o Luisinho Tonet como "Gasolina" e poucos pelo pré-nome. O irmão Carlito, que também nasceu em Colorado (RS) explica. "O Luiz é ´Gasolina´ porque ele sempre foi elétrico, muito rápido no futebol, por isso ficou Gasolina.".
Agora Luiz Tonet, seu segredo foi revelado e muitos passam a saber de onde vem o apelido "Gasolina" . Acabou o anonimato, mas o que importa é que não fosse o aniversário da sua esposa, não teria ficado sabendo da origem do nome carinhoso que os amigos te chamam.

Acima, Luiz Tonet e o seu irmão Carlito, ao lado da sua mãe, a dona Maria, um exemplo aos 87 anos. Ao lado, uma imagem histórica com a foto reunindo o casal anfitrião e amigos, demostrando carinho e alegria em passar momentos agradáveis e partilhar, celebrar mais uma noite abençoada.
CHEGADA: Inter goleia e é campeão do 1º turno

O Inter foi a 40 pontos e está apenas um ponto do líder Palmeiras. Se computados somente o primeiro turno com cada equipe somando 19 jogos, o Inter chegou aos 37 pontos, igual ao Palmeiras, mas com uma vitória a mais (12 a 11).
Como curiosidade, o primeiro turno é representativo, haja vista que no histórico do Brasileiro, desde 2003 até 2007, o campeão do primeiro turno tem conquistado o campeonato, com a exceção do Grêmio em 2008.
2 de set. de 2009
MOURÃOENSE indica lateral Ângelo para o Coritiba

Revelado pela Adap Campo Mourão e com passagens pelo Paraná Clube, Cruzeiro, Internacional, Ãngelo recebe mais uma chance para se firmar em um grande clube brasileiro.
BASQUETE: Técnico diz que CM terá 36 jogos em 100 dias
NOVA INDÚSTRIA e quatro novos produtos lançados em CM
Com a nova industria de Café, a Coamo pretende incrementar a sua participação no mercado, tendo em vista que fabricará o café com a marca Coamo, já consolidada no mercado e também com a marca Sollus, que é uma das novidades da linha alimentícia Coamo.
Para o presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini, a industrialização dos produtos visa agregar valor à produção dos cooperados e aumentar o posicionamento dos Alimentos Coamo no mercado consumidor.
CHAVE OURO tem dois jogos hoje em Foz e Londrina
A outra partida entre Foz/Adeafi e Unisep/Super Vipi/Francisco Beltrão, pela 3ª rodada do returno da segunda fase.
CLASSIFICAÇÃO
Grupo “A”
– 1º) Diplomata/Muffatão/Cascavel, 13; 2º) Copagril/Faville/DalPonte, 13; 3º) Imperium/Tim Cellutel/Guarapuava, 12; 4º) Colégio Londrinense/Fel/Sercomtel, 7; 5º) Paraná Clube/Vale Fértil, 6; 6º) Rio Branco/Paranaguá Esportes, 1.
Grupo “B”
– 1º) Zaeli/Penalty/Umuarama, 15; 2º) São Miguel/Roadstar, 13; 3º) Unisep/Super Vipi/Francisco Beltrão, 9; 4º) Ciagym/Napa Parts/Maringá, 5; 5º) Foz do Iguaçu/Adeafi, 4; 6º) Campo Mourão/Fecam, 4.
GOTAS DE Misericórdia: Tanta beleza!

1 de set. de 2009
BASQUETE: CM vence Astorga e amanhã recebe Londrina no JK
A diretoria da Amobasquete, da qual Nelsinho Martins (foto) é vice-presidente e a Fundação de Esportes convidam a comunidade para prestigiar este jogaço de basquete. A entrada é franca, vamos lá galera dar o apoio ao nosso glorioso basquete mourãoense.
OUÇA A ENTREVISTA com o goleiro Oberdan, do Verdão
a entrevista que foi ao ar sábado no primeiro tempo do nosso Tocando de Primeira.
Vale a pena ouvir um dos maiores goleiros do Palmeiras de todos os tempos que, com 90 anos transmite muita alegria e paixão pelo futebol.
Clique na matéria "Ilivaldo Duarte entrevista Oberdã Catani, grande goleiro do Palmeiras nos anos 40" e ouça a entrevista com mais uma Celebridade entrevistada no rádio mourãoense.
BLOG DO RAONI, o novo Blog mourãoense

www.blogdoraoni.blogspot.com ", disse o jovem mourãoense Raoni de Assis, o segundo na foto da esquerda para à direita, ao lado dos amigos Austin, Alemão e Samantha de Andrade.
"Meu blog trata de política nacional, local, estadual, esporte, atualidades e cultura. Sempre com opinião sobre tudo", informa o mais novo blogueiro de Campo Mourão.
"Eu sou Raoni de Assis Marques, mourãoense, 25 anos, sou estudante de história da Universidade Estadual de Maringá, onde tambem presido o Centro Acadêmico do meu curso. Já passei por diversas entidades, principalmente estudantis, tanto estadual, quanto nacional. Sou pesquisador,desenvolvo algumas pesquisas históricas.
O objetivo do meu blog é dar uma outra visão sobre muitos temas. Por isso brinco que o blog tem opinião sobre tudo. Divulgarei notícias que muitas vezes não são mostradas nos grandes meios de comunicação. Por isso, o objetivo do blog é debater exatamente isso, o blog é um instrumento muito importante pois aproxima as pessoas e facilita o debate.
O leitor encontrará notícias sobre política, tanto nacional, estadual quanto municipal, esportes, cultura e atualidades, além de história, como a seção Memória do Movimento Estudantil que, inclusive, estreiei ontem. Bom, acho que é isso, abraços e valeu pessoal. Obrigado Ilivaldo"
BOLÃO Feminino de CM garante vaga na final do Paranaense

No Individual, a atleta que mais pinos derrubou é Adenilda (foto) com parciais de 168 , 179 e 168, totalizando 515 pinos; depois aparecem Luci 505, Juliana 498, Janete 493, Nilza 49,2 Inês 489, Hedi 484, Marlene 476, Heleni 339, Márcia 331 e Ingrid 324.
Segundo o técnico mourãoense Wagner Silva, na chave A estão Maringá, Arapongas, Rolandia e Londrina; e na B, Campo Mourão já está classificado para a final, enquanto que Roncador irá disputar a quarta vaga com o terceiro colocado da chave A.
GOTAS DE MISERICÓRDIA!
GOTAS de Misericórdia: uma porofunda paz!
conserva uma profunda paz,
tudo está nas Minhas mãos.
Palavras de Jesus à
Santa Faustina
(Diário 219)
Do BLOG de Eliana Sá, site Canção Nova
-
A afirmação "a água que afunda o barco é a de dentro" é uma metáfora que significa que os problemas internos, como pensamentos neg...
