A cada novo ano busco uma frase ou filosofia para partilhar e viver durante a nova temporada. E para 2026 a escolhida foi "Inale graças e exale gratidão, a qual encontrei no fim de ano nas minhas férias em uma estabelecimento americano.Os atos de inspirar e de expirar não estão ligados naturalmente aos da saúde física, mas as ações "Inale" graças e "Exale gratidão" sim a filosófica e as da saúde emocional e espiritual, haja vista que tudo vem por Deus, onde sabemos que as graças são bençãos divinas.
Portanto, seguindo uma linha de filosofia, o “Inale graça e exale gratidão” pode ser atos de recebimento e agradecimento, sendo um hábito existencial de consciência. E desta maneira, somos convidados a reconhecer que a vida não começa em nós, mas por nos é concedida por Deus, e a nossa resposta deve ser a esse dom não com posse, mas com agradecimento.
A graça que recebemos é acolhida como algo que nos antecede e o gesto de gratidão a atitude ética de quem transforma o que recebe em sentido, com humildade, cuidado e partilha com o outro.
"Em tudo dai graças", versículo muito conhecido na carta de São Paulo aos Tessalonicences (5:18), estimula os cristãos a terem um espírito de gratidão em todas as circunstâncias, sejam boas ou ruins, confiando na graça de Deus.
Com esta filosofia “Inale graça e exale gratidão”, aprendemos que os dons recebemos porque somos filhos de Deus e não somos autossuficientes. E a gratidão é sentimento ativo, mas uma resposta por algo que nos foi dado.
Como ser humano imperfeito e a procura da felicidade e ajudar os outros a serem melhores, vamos pedir para termos as graças necessárias em nossa vida, e assim, acolher o bem e a graça, e ao mesmo tempo com humildade praticar a gratidão a Deus e as pessoas como gesto de reconhecimento e ser feliz.