25 de jul. de 2022

RELÍQUIA: A HISTÓRIA de Nossa Senhora do Pilar em Campo Mourão, desde 1929 com a família Carollo

 


Caro leitor, acima uma foto de um quadro encontrado nos arquivos da Capela Nossa Senhora do Pilar, na Vila Carolo. Pelos escritos, o texto foi colocado em uma moldura há quatro anos, em 2018, dando conta na época, dos 89 anos da imagem restaurada que acompanha a família. Somados mais quatro anos, então há 93 anos a imagem de Nossa Senhora do Pilar faz parte da família do Belim Carollo.

Abaixo, na íntegra, texto contido no quadro acima.

Imagem de Nossa Senhora do Pilar

Esta imagem de Nossa Senhora do Pilar acompanhou a família de Belim Carolo desde 1929 quando moravam na Serraria São Miguel na cidade de Imbituva, Estado do Paraná. Em 1943 a família mudou-se para Góis Artigas, município de Guarapuava, também no estado do Paraná.  A imagem os acompanhou sendo colocada sobre um altar no interior de uma fábrica de caixas, que fazia parte do parque industrial da Serraria de Góes Artigas. Essa serraria foi tomada por um incêndio que destruiu todo o local entretanto o altar onde a imagem de Nossa Senhora do Pilar estava ficou intacto.
Na ocasião diante desse fato o senhor Belim Carolo fez uma promessa de construir uma capela em honra a Nossa Senhora do Pilar onde seria colocada essa imagem, que tantas bênçãos e graças vinha proporcionando a sua família.
Em 1959 a família de Belim Carolo já tinha crescido com o casamento das filhas Ana Amantina Carollo com  Arthur tramujas, Valentina Maria Carolo com Henrique Gustavo Salonski e do filho Luiz Antônio Carolo com Mires Terezinha Dalagnol Carollo.  A família mais uma vez migra em busca de novas terras chegando a Campo Mourão se estabelecendo nas terras a margem da rodovia Br-369 fundando a Vila Carollo.
Em 1963 Artur Tramujas, Henrique Gustavo Salonski e Luiz Antônio Carollo, proprietário das indústrias Guarani decidem cumprir a promessa do patriarca Belim Carolo e lançam a pedra fundamental para a construção da capela em honra de Nossa Senhora do Pilar na qual colocariam a imagem tão querida por eles. Assim em 15 de agosto de 1964 a capela foi inaugurada, permanecendo com a família até o ano de 1979, quando a empresa indústria Guarani foi dividida, e a capela doada, pelos proprietários à Mitra Diocesana de Campo Mourão.
A imagem que hoje está aqui embora restaurada é a mesma que acompanhou a família Carollo desde 1929, ou seja, acompanha há 89 anos, permanecendo por todos e por toda a comunidade.
Nossa Senhora do Pilar, rogai por nós.
Grato, descentes de Belim Carollo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário