3 de jan. de 2022

ENTREVISTA DE DOMINGO com o radialista e comunicador Ney Soares, de Campo Mourão

"As mil faces de Ney Soares" poderia ser o título desta ENTREVISTA DE DOMINGO, excepcionalmente publicada nesta sexta-feira, 31 de dezembro, no último dia de 2021. Mas Ney Soares se define como "Operário da Comunicação". Entre textos e imagens, o leitor irá conhecer um pouco mais da vida e do estilo de ser e viver, desse amigo cidadão pacato, escritor, professor, cantor, compositor, comunicador, apresentador, radialista.... E por aí vai, pois quem não o conhece bem, pode pensar que ele é uma “estrela”. Mas diferente disso, ele é  tímido, de pouco sorrisos, porém, um filho do céu, uma pessoa do bem.  "Sou um servidor do meu trabalho, da minha família, dos meus amigos, da minha comunidade, dos meus dons, da minha religião, do meu Deus e de todos aqueles que de alguma forma precisarem da minha servidão."

Ótima leitura. Parabéns Ney Soares. Feliz Ano Novo a todos com muita paz, saúde, fé e amor, sendo tudo pela graça de Deus.


QUEM É  NEY SOARES?  Meu nome completo é Claudinei Soares, porém ninguém nunca me chamou ou chama assim, sempre fui Ney, uso Y na grafia, só pra dar um charme (rss). Sou o filho mais velho da dona Erondina Soares, não conheci meu pai biológico, sou irmão do José( Sid) e da Claudenice(a Nice, in memoriam). Nasci às  4h30 de uma quarta-feira, 3 de abril de 1968 em Peabiru (PR).

Sou Casado com Maria Regina de Lima, pai de Jhullyssan, que já me deu uma neta (Bia) e já tem um neto a caminho, também da Jhuly. Sou padrasto da Maria Letícia e a nossa caçulinha é a Maria Rita.

COMO SE DEFINE?  Uma palavra me define: servo. Sou um servidor do meu trabalho, da minha família, dos meus amigos, da minha comunidade, dos meus dons, da minha religião, do meu Deus e de todos aqueles que de alguma forma precisarem da minha servidão.

COMO ACHA QUE OS OUTROS TE VÊEM? Quem não me conhece bem, muitas vezes pensa que sou uma “estrela” e tem sentido, pois apesar de ser comunicador, sou bastante fechado, tímido, de pouco sorrisos;  por outro lado, quando me conhecem mais profundamente, logo percebem que sou uma pessoa do bem, sempre disponível em todos os aspectos, muito dedicado às pessoas.

ONDE FOI SUA INFÂNCIA? Minha infância foi no Sítio Pinheiro, que ficava entre Peabiru e Araruna, numa

comunidade rural chamada Boa Esperança. Uma infância nos anos de 1970 na zona rural com muitas brincadeiras e descobertas. Divertia muito com jogos de betes, polícia e bandido, e muitas outras, e o futebol era a minha grande paixão. Mas adquiri muito cedo o gosto pela leitura, então passava um período dos meus dias lendo geralmente revistas em quadrinho, algumas que poucos conhecem como Tintim e Mortadelo e Salaminho, mas já lia a antiga revista Manchete e o Jornal Folha de Londrina.
ONDE ESTUDOU?
 Fui alfabetizado na escola rural Princesa Isabel pela professora Isabel, que não era a princesa, é claro; estudei também no colégio 14 de
dezembro em Peabiru e aqui em Campo Mourão, nos colégios Marechal Rondon, Parigot de Souza e Ivone Castanharo. Na antiga Fecilcam ,hoje Unespar, fiz o curso de Letras, me especializei em Gestão da Comunicação pela FGV e em Marketing pela PUC.

COMO FOI SUA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL? Fiz diversas coisas, embora tenha passado a infância no sítio pouco trabalhei na roça, pois não era minha aptidão. Digo que comecei mesmo pregando caixas de frutas no Varejão irmãos Câmara. 

Depois trabalhei no jornal Tribuna do Interior como dobrador, entregador de jornais e outras funções da parte gráfica do jornal na época. 

Em seguida trabalhei no Grupo Minuano como técnico de som. Do Minuano fui para a, hoje extinta, Rádio Humaitá trabalhar como operador de som. Em um mês eu já tinha meu programa, graças ao Carmo Costa (foto) -  radialista e

gerente da Rádio onde fiquei pouco tempo. Depois fui para a antiga Rural FM, onde permaneci por 12 anos, antes de abrir uma agência de publicidade (Studio Play), que não deu certo. Então voltei para a Rural FM e  depois Rádio Colméia.

Na sequência fui para o Senac e lá permaneci durante 10 anos ensinando e aprendendo com os alunos. 

Outras rádios vieram como Rádio 10, Metropolitana de Maringá e Campo FM. Enfim, fiz muitas outras coisas paralelas a essas que ocuparia um espaço muito grande aqui.

O QUE MAIS GOSTOU DE FAZER? Sem dúvida alguma o Rádio é minha grande paixão e tudo que fiz nesse veículo é o que eu realmente gosto de fazer. Ainda hoje meu sobrenome é Rádio.

O QUE FAZ HOJE? Hoje Leciono língua portuguesa no Colégio Vila Militar Unicampo e mantenho um programa (Conversa Franca)  aos sábados no facebook e no youtube, mas também atuo como locutor comercial, além de criar peças publicitárias diversas.

DESDE QUANDO É APAIXONADO PELA COMUNICAÇÃO? Desde criança sempre fui apaixonado por Jornal, rádio e televisão. Quando tinha seis anos, na escola falei pela primeira vez em um microfone e naquele momento já me apaixonei. Depois vieram nas  festas eu já lia os recadinhos, as propagandas, mas jamais pensei futuramente seria minha profissão.

QUEM FOI O “CULPADO”? Quem me levou pro Rádio foi meu grande amigo Jaime Kriger( Jota Junior),mas teve antes o Yé do Grupo Minuano (foto), que foi o primeiro a me despertar para essa área. Teve também o radialista Carmo Costa que me deu a primeira oportunidade, além do Clermont D´avila, que me deu muita força na Rural FM.

NOTA- para ler a história de Ye Ramos, copie o link abaixo para seu navegador.  

https://ilivaldoduarte.blogspot.com/2010/03/entrevista-de-domingo-ye-do-grupo.html

O QUE LEVA A GOSTAR DA SUA PROFISSÃO? Como já disse aqui, sou um servidor e a essência da comunicação é isso, servir, seja na informação, na prestação de serviços e até mesmo no entretenimento. Lecionar é também uma forma de se comunicar e servir. Amo muito tudo isso. O ano passado e também esse me trouxeram, assim como a todos nós, novos desafios. Na comunicação, o fato de ficar sem uma rádio pra trabalhar (a que eu trabalhava, fechou) e na educação tivemos que inventar uma nova forma de lecionar.

O QUE MAIS TE MOTIVA NA COMUNICAÇÃO? O que me motivou e motiva ainda é a possibilidade de alguma forma inferir às pessoas uma nova forma de ver os mais variados assuntos. No entretenimento, sempre busquei uma forma alegre de fazer, enquanto na informação sempre busco a reflexão em relação aos temas. Nunca quis ser uma estrela, sempre me considerei um operário da Comunicação.

ENTÃO, ENTRAR NO RÁDIO FOI UMA DECISÃO QUE MARCOU SUA VIDA? Sim, entrar no Rádio e voltar a estudar foram as minhas melhores escolhas profissionais, e casar com a Maria Regina, a melhor escolha da minha vida. 

Poder viver daquilo que eu mais gosto de fazer, sempre foi uma grande conquista. Há uma frase do Cyro Cesar que diz: “O Rádio começa num sonho, vira paixão e termina numa eterna conquista.” 

https://radioconhecer.com.br/locutor/200687/comunicador-cyro-cesar

Ter vivido isso foi incrível! Poder ter publicado um livro também considero uma conquista, ter feito um curso superior, e formado uma família. A vida nos prepara sempre novos desafios, pequenos ou grandes, e superá-los é sempre uma conquista. Devemos agradecer a cada momento por isso.

QUAL O MELHOR VEÍCULO DE COMUNICAÇÃO? Há uma

frase que o diretor da última Rádio que trabalhei o Walber Guimarães Junior - na foto ao lado de Ney Soares e Irineu Ricardo, na Campo FM-, sempre dizia: “O Rádio ainda vai anunciar o fim da internet.” A frase não é dele e claro que é uma brincadeira, mas o Rádio já mostrou diversas vezes a sua capacidade de se regenerar e se reinventar. Eu terminava meu programa na Rádio Colméia todos os dias dizendo: “Eu sou Ney Soares, o Rádio é minha vida, essa é minha missão.” O Rádio sempre será o meu veículo preferido e o melhor em minha opinião.
QUAIS SÃO OS DESAFIOS DA SUA PROFISSÃO? Como disse, as redes sociais são ferramentas importantes para as áreas que atuo e quem perder essa evolução corre o risco de ficar fora de um grande nicho, onde a grande maioria hoje está, me divirto muito com as redes sociais estou em várias delas.

O QUE MUDOU NA SUA VIDA COM O ADVENTO DA TECNOLOGIA? Por trabalhar na produção dentro de projetos comunicacionais, sempre fui adepto à tecnologia, no rádio, venho do tempo dos cartuchos e gravadores de

rolo, passando pelo MD, até chegar ao computador, então o novo não me assusta, por isso me adaptei muito fácil a tudo isso, antes da pandemia eu já fazia lives  e já havia começado o  Conversa Franca, um programa que mantenho no Facebook e Youtube, como trabalho com comunicação essas ferramentas vieram só pra ajudar.

QUAL A MELHOR TURMA ONDE TRABALHOU OU CONVIVEU? Sempre a melhor equipe é a atual, uma vez que com ela que compartilhamos o momento, mas me lembro, e destaco, a equipe do Grupo Minuano porque éramos realmente uma família. Compartilhávamos as dores e as alegrias da mesma forma, sempre unidos. Trago todos ainda como irmãos que a vida me deu, pois são quase 40 anos de amizade. Infelizmente alguns daquele time  já se foram.

MELHOR EQUIPE NA COMUNICAÇÃO? Essa é muito difícil escolher, Trabalhei com grandes nomes do FM, lembro que momentos na Rural FM que tínhamos uma equipe que seria líder de audiência em qualquer rádio de qualquer lugar do Brasil. Citar nomes aqui faria com que eu cometesse injustiças, já que minha memória poderia me trair. Foram muitos bons profissionais e tenho em minha forma de trabalhar um pouco de cada um deles. Foram eles que formaram no rádio.

ESCREVER É JEITO OU DOM? Nos últimos 20 anos é meu ofício auxiliar pessoas a aprenderem a escrever e falar, em cursos de redação e oratória, então digo que há pessoas que nascem com aptidão para comunicação, mas esta deve

ser aprimorada e a melhor maneira é através do estudo e da prática. Dessa forma, mesmos aqueles que não têm tanta habilidade podem adquirir. Tenho ex-alunos de cursos de oratória que hoje ministram palestras, pregam na igreja. Alunos de redação que me agradecem, dizendo que passaram no vestibular ou tiveram boa nota no Enem por conta das minhas aulas de redação, ou seja, qualquer pode ser um comunicador com dedicação e enfrentando seus medos.

COMO OBSERVA O INTERESSE DOS CIDADÃOS. HÁ UMA MUDANÇA DE POSTURA, ATITUDE E VISÃO GERAL?  Vejo por parte de muitos a vontade de estar por dentro das coisas que acontecem no país, porém muitas vezes se esquecem de que o nosso Brasil começa aqui. Se alguém

nos perguntar como é o Brasil vamos responder com os parâmetros daquilo que vivemos no dia a dia. Então,  precisamos estar atentos ao que acontece na nossa rua, no nosso bairro, na nossa cidade, por isso a importância de acompanhar os veículos de comunicação da nossa cidade, para entender a nossa realidade, aquilo que temos, o que não temos, o que precisamos. Essa atitude pode mudar o país, é cada um ajudando mudar o seu pedaço de chão.

CONTE UM POUCO MAIS SOBRE SEU TRABALHO. Compor é um dom e é um trabalho. Fiz tantos Jingles que hoje já não sei quantos, claro que a maioria deles se deve graças aos talentosos parceiros que tive e tenho. Alguns jingles marcaram e ficaram no ar por muito tempo

(alguns ainda estão). Destaco o Campo Mourão Cidade Natal em parceria com meu saudoso amigo Mike Mattos, a do Doces Bokada, também com ele, o da pizza da Fiorella que fiz três versões em épocas diferentes. É muito difícil criar novas músicas para os mesmo produtos ou serviços. O o jingle das Tintas Brasil é muito legal, a letra tem poesia. Fiz muitos jingles para campanhas eleitorais. Os jingles são músicas contratadas para serem feitas, então não dá para depender da inspiração, é transpiração mesmo, diferente de uma música que nos surge a qualquer momento. Isso sim é inspiração, dessas destaco duas músicas (Paixão Passageira e Vivo Por teu amor.), que fiz com o meu principal parceiro de composição, o Fernando Vinhote.

Quanto à música "Semente do amor" que você Ilivaldo me dá a honra de colocar na abertura do teu programa (Tocando de Primeira) aos sábados, foi uma encomenda do meu amigo Irineu Ricardo, quando ele era secretário municipal da comunicação. Ele me passou um briefing e pensando na importância dessa cidade na minha vida, de tanto que sou grato por esta terra, nasceu a letra. Reuni com o Fernando e em pouco tempo a música ficou pronta.  Esse é um trabalho que me orgulho muito de ter feito. 

https://www.youtube.com/watch?v=apHQsS37mqU

QUAL O LEGADO QUE VOCÊ TIRA DESTE PERÍODO DE PANDEMIA? A pandemia foi algo que eu, e acredito todo mundo, jamais imaginaria viver. Muito triste ver tantas

pessoas partindo, aos nossos olhos precocemente, me entristeceu também. O fato de ver algumas pessoas dando pouco valor à vida, sendo que essa, o grande dom que Deus nos dá. Espero que tudo isso faça o ser humano, ser mais humano. Aprendi que precisamos de pouco para viver. O quanto faz falta um abraço. O amor nos basta.

QUEM É EXEMPLO E POR QUÊ? Minha mãe, ela teve uma vida muito difícil e foi capaz de superar todas as dificuldades, é uma lutadora, não é perfeita, ninguém o é, mas é um exemplo pra mim e pra muitos.

CITE TRÊS PERSONALIDADES EM CAMPO MOURÃO. Sou um apaixonado por política, por isso duas das personalidades que destaco são dessa área:  José Pochapski que foi prefeito logo que cheguei a Campo Mourão. Embora ainda fosse muito jovem gostava da maneira como ele conduzia a cidade. Ele não é meu amigo, mas o admiro;  Rubens Bueno eu gosto muito também, não vi outro prefeito em nosso munícipio com um olhar mais amplo, buscando desenvolvimento, pensando no futuro;


E completa a lista, o saudoso Wille Batkhe Júnior, que foi um comunicador à frente do seu tempo que tinha a habilidade de se comunicar no rádio e também na escrita. Penso que o munícipio podia tê-lo valorizado mais, ele era alguém apaixonado por esta terra e conhecia muito da história do município por ter presenciado grande parte dela.
NOTA: http://wibajucm.blogspot.com/

QUAL SEU ESPORTE PREFERIDO? Futebol! Pensei em ser jogador profissional no início da adolescência, não era um craque, mas era goleador.

TIME DO CORAÇÃO? ÍDOLO? Flamengo. Zico

QUAL O MELHOR TIME QUE JÁ VIU JOGAR?  O Flamengo de 1981/82 e também a Seleção Brasileira de 1982.

UMAS E OUTRAS

ÉTICA? Gosto de olhar para ética como o dilema apresentado pelo Professor Mario Sergio Cortella no livro

Qual é a tua obra?  - na foto, com Ilivaldo Duarte: "Há coisas que eu quero, mas não devo. Há coisas que eu devo, mas não posso. Há coisas que posso, mas não quero”. Que nos remete ao Apóstolo Paulo que na primeira carta aos Coríntios, no capítulo 6, no versículo 12 diz: “ Tudo me é permitido, mas nem tudo convém...” , por isso há regras para uma boa convivência, em que cada um possa respeitar o espaço do outro, a ética está nas pequenas coisas, sempre uso o exemplo daquela pessoa que na igreja guarda o lugar para outro que que vai chegar depois, enquanto alguém que já chegou ficará a celebração toda em pé, muitas pessoas não vêm, mas este é um comportamento que não cabe naquilo que chamamos de ética. Tenho muitos defeitos, mas quem me conhece sabe o quanto procuro caminhar dentro dos preceitos éticos e cobro daqueles que não andam por essa via.

MÚSICA: Gosto de tanto de música que fica difícil escolher uma, qualquer canção que nos toque a alma é uma boa música, ao longo de nossas vidas sempre temos uma trilha sonora e a melhor música ainda será composta, a cada época tenho uma música preferida, atualmente destaco uma que tenho ouvido muito que é a música Contrários do Padre Fabio de Melo.

LIVRO: Há uns 25 anos, li O Mundo de Sofia de Joistein

Gaarder, esse livro me levou a gostar de Filosofia, na verdade esse é objetivo do livro, me fez ver a vida com outros olhos e a aumentar minha busca pelo conhecimento, por aquelas velhas perguntas: Quem somos? De onde viemos? Pra onde vamos? O que nos completa...

CAMPO MOURÃO:  Como está na canção Semente do amor Campo Mourão é a cidade que eu amo que faz sonhar, me faz realizar...” Eu decidi viver aqui, poderia fazer o que faço em qualquer lugar do país, até tive oportunidades para isso, mas preferi ficar. Creio que em nenhum lugar eu teria essa relação de amor pela terra.

FAMÍLIA: Tudo! É a nossa base, é pela família que buscamos a cada dia ser melhor, família é um presente que Deus nos dá para entendermos o que é amor incondicional.

RELIGIÃO: Por um tempo eu quis ser ateu, mas foi nessa época conheci de verdade e me apaixonei por Jesus, o Novo testamento é o livro que mais li até hoje, então me tornei Cristão, descobri que só isso não basta e encontrei na religião a maneira mais bonita de estar junto do Pai.

ESPERANÇA:  A minha esperança é do verbo esperançar, que não é esperar, mas sim dar esperança aos outros, mostrar que tudo pode ser possível, desde que você acredite e busque aquilo que te faz feliz, aquilo que complete sua existência. Acredita, primeiro em Deus, depois em você mesmo, movido pela força que vem dEle. Se cada um for esperançoso irá colocar no outro este verbo esperançar, ninguém ficará esperando, mas em uma busca constante de mudar a realidade do próximo.


SONHO: O meu sonho é o sonho de muitos, eu sei. É o sonho de um mundo mais igual, somos todos seres humanos, não consigo entender porque tantos têm muito e muitos quase nada têm, gostaria que a preocupação com a vida dos outros não fosse pelo que ele veste, com quem ele se relaciona..., mas que se importassem  porque outro passa fome, porque o outro não está estudando, porque não tem um trabalho. Um olhar realmente fraterno pelos irmãos.

SAUDADES: DE QUEM OU DO QUÊ?   Minha irmã Nice, ela foi embora muito cedo, poderíamos ter vivido muitas coisas ainda, mas cada um tem sua história e aprendi a conviver com essa saudade. 

Outra saudade que me visita sempre é a de um holandês (meu padrasto) que deixou sua marca em mim. Klaas Sprey, foi sem dúvida a pessoa mais culta que conheci, eu devo a ele toda minha formação básica. Ele colocou em mim muito cedo o hábito da leitura, da construção do meu caráter, dos meus anseios em buscar sempre mais, em querer entender sempre o todo e tudo aquilo que me faz ser este ser humano que sou. Ele se foi há 40 anos, tenho muitas saudades das nossas conversas. Queria ter tido mais tempo com ele, pois era uma fonte fértil de conhecimento e sabedoria. Fico com o que ele me deixou. o que não é pouco.

COMO É A SUA ROTINA?  Muito simples, no período da manhã leciono e a tarde fica para outras atividades que exerço como gravar comerciais e outros projetos como preparar aulas, estudar, ler, cuidar das coisas da casa, da família. E a noite tenho tido a graça de participar das missas diariamente.

UM "GOLAÇO" QUE MARCOU NA SUA VIDA E COMEMOROU MUITO: Meus amigos mais próximos dizem que não valorizo as coisas que faço, mas não é assim, apenas as vejo como coisas normais e que podem ser feitas por qualquer pessoa. Por isso creio que os meus grandes golaços foram minhas filhas, o presente que Deus nos dá na possibilidade de ter uma ou umas de suas criaturas para cuidar e amar, não há nada maior que isso.

QUAL PROJETO GOSTARIA DE REALIZAR?  Em 2008 publiquei um livro De vida, amores e canções. Foi muito bom, mas era um analecto, ou seja, uma coletânea de algo que eu já havia escrito antes, reunidos em uma só publicação.

Tem um projeto, que não é para logo, o de escrever um livro do começo ao fim, já tenho o tema, mas  falta apenas começar. Tudo a seu tempo.

QUAL VIAGEM GOSTARIA DE FAZER? Tenho vontade de conhecer alguns países da Europa e como Cristão, também de visitar a Terra Santa, pisar nos caminhos que Jesus andou.

SE PUDESSE VOLTAR NO TEMPO, O QUÊ JAMAIS TERIA FEITO? Parei de estudar formalmente por um tempo, vivi muitas coisas boas naquele período, mas hoje não vejo como a melhor escolha.

MOMENTO ATUAL DA SUA VIDA: Um momento de muita reflexão sobre o que realmente importa. Hoje tenho pela ordem natural menos tempo para viver do que já vivi, é hora de pensar o que me reserva neste resto de juventude

que tenho pela frente.

LEGADOS QUE GOSTARIA DE DEIXAR? Gostaria de ser lembrado como alguém muito dedicado e cuidadoso com tudo que se propôs a fazer. Alguém que nunca desejou o mal de ninguém e sempre que possível, se colocou a disposição para ajudar naquilo que podia. Sou um eterno aprendiz, sempre em busca de conhecimentos.

SER CONVIDADO PARA ESTA HOMENAGEM NA ENTREVISTA DE DOMINGO:  Foi para mim uma honra, sempre acompanho as entrevistas, mas jamais pensei que pudesse ser convidado para esta homenagem, até porque sou uma pessoa comum e  não me vejo ao nível das personalidades que por aqui (Blog do Ilivaldo) passam. Agradeço demais poder compartilhar um pouco da minha trajetória profissional e de vida, e espero que de alguma forma sirva para acrescentar algo na vida de alguém. Obrigado, Ilivaldo, sinto-me homenageado por esse momento.

RECADO AOS LEITORES: Eu sempre digo que na vida o mais importante é acreditar nos sonhos que se tem. Eu não sei qual é o momento que você que lê esta entrevista vive agora, se está triste ou feliz, se está realizado ou ainda está em busca da realização. Mas tenha fé, acredite no poder de Deus na sua vida e vá ao encontro daquilo que lhe possa fazer feliz, sonhe e viva o sonho que o Senhor preparou pra ti.

QUAL PERGUNTA NÃO FOI FEITA E GOSTARIA DE TER RESPONDIDO?   - FAÇA E RESPONDA.

O QUE VOCÊ PENSA SOBRE A POLÍTICA? Sou um apaixonado por política, não tenho pretensões eleitorais, mas vejo na política a grande oportunidade de mudar a vida de todos para melhor. Por isso mesmo, que indiretamente, participo da vida política do município emitindo minhas opiniões sobre os assuntos que importam à população, seja criticando, cobrando, orientando as pessoas sobre seus direitos e as estimulando a participarem da vida política do município.

NOTA DO BLOG - No  sábado, 18 de dezembro deste ano,  Ney ao lado do amigo e músico Fernando Vinhote, foi homenageado com o troféu Tocando de Primeira, no programa de número 1.418 pelas ondas da Rádio Colméia FM. "Ney, filho do céu, você é merecedor dessa homenagem, materializada com troféu personalizado retratando o dom da escrita, resultado da criação de amigos meus da região de Campo Mourão.  Um troféu, que  foi guardado nesses dois anos de pandemia esperando o momento certo para este acontecimento", afirma o jornalista Ilivaldo Duarte, produtor e apresentador do programa Tocando de Primeira 1.418, que foi o  último deste ano de  2021.


Nenhum comentário:

Postar um comentário