"Nos últimos tempos, a acentuação gráfica e a pontuação têm sido deixadas de lado haja vista os textos expostos nas redes sociais. Por que será? Pressa? Falta de conhecimento?
É preciso dizer que ambas são importantes e mostram quem domina a língua culta e quem a desconhece, lembrando que as redes sociais são canais de informação até mais valiosos que o currículo que as pessoas apresentam quando buscam uma vaga no mercado de trabalho.
Vamos ver:
Por que a acentuação?
Na linguagem oral o tom da fala indica a sílaba mais forte, porém na escrita é preciso o sinal gráfico para marcar a sílaba tônica. Ex:
Distância e distancia. Há uma diferença na pronúncia e significado entre elas. Distância é um substantivo e indica um espaço. Distancia sem acento é verbo, portanto indica uma ação.
Assim também a pontuação tem seu motivo de existir.
Ao dizer: Ele chegou de viagem. (é uma afirmação)
Ele chegou de viagem? (é uma pegunta).
Como saber se a pessoa está afirmando ou perguntado se não houver o sinal de pontuação?
Vírgula, ponto e vírgula, ponto de exclamação, reticências (...) todos esses pontos dão significado à fala, portanto são necessários.
A Gramática da Língua Portuguesa traz regras para o uso da língua culta. É fácil aprender. Faz bem aprender e usar é melhor ainda porque se torna um hábito e os olhos acusam quando leem uma palavra escrita de forma errada."- Cida Freitas, professora, escritora, empreendedora e fundadora da cadeira 08 da Academia Mourãoense de Letras m
Nenhum comentário:
Postar um comentário