Neste dia 22, no 22º dia de 2021, a 22ª camisa escolhida de forma aleatória do meu Memorial para a Série "Uma Camisa por dia em 2021" é do Botafogo da Paraíba, o alvinegro da estrela vermelha.
O Botafogo Futebol Clube foi fundado em 28 de setembro de 1931 na cidade de João Pessoa, capital da Paraíba. Não demorou muito para que o clube se tornasse campeão estadual, façanha alcançada pela primeira vez em 1936, ao vencer o Sol Levante por 3x2 na partida decisiva. Com o passar dos anos, o Botafogo se consolidou como o recordista de títulos do Campeonato Paraibano, com 26 conquistas até 2013, quando colocou fim a um jejum de dez anos sem conquistar o Estadual. Nesse mesmo ano, foi campeão da Série D do Campeonato Brasileiro, o primeiro título nacional no futebol de clubes da Paraíba.
Assim como o homônimo carioca, o Botafogo – PB utiliza como uniforme titular camisas listradas verticalmente em preto e branco, além de short e meiões pretos. O escudo também é muito semelhante ao xará do Rio de Janeiro, porém com a estrela solitária vermelha. Há correntes que dizem que o vermelho é uma homenagem ao São Paulo, já que alguns fundadores eram simpatizantes do clube paulista. Mas há quem garanta que a cor é uma alusão à bandeira rubro-negra do Estado da Paraíba. De qualquer maneira, o Botafogo – PB também é conhecido pela alcunha de “O alvinegro da estrela vermelha”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário