8 de nov. de 2020

CAMINHOS DE PEABIRU: sensibilização histórica, turismo e aventura

 


"Diante dos estudos realizados percebeu-se que na contemporaneidade é que se reinventou os caminhos de Peabiru seja para fins de turismo ou por aventura sempre passional ou por sensibilização histórica é que os caminhos adentrou imaginário social das pessoas", afirma o escritor e mestre em História Arléto Pereira Rocha, autor da obra "Caminhos de Peabiru - História e Memória-" que será lançada na tarde deste domingo na praça Eleutério Gaudino Andrade na sua terra natal.

No livro Arléto Rocha relata que os caminhos de Peabiru existiram e suas marcas estão demonstradas muito embora muito do seu traçado nunca seja conhecido pelo apagamento principalmente pela ação agrícola e por outros fatores elencados de forma material ou imaterial. 

"Os Caminhos enquadram-se como patrimônio material pois existiu e hoje é simbólico, mas também um patrimônio imaterial ou já faz parte das tradições dos povos que usaram principalmente na religiosidade dos guaranis" explica o escritor.

Na imagem acima Arléto Rocha ao lado de Marcela Chinaglia e o jornalista Ilivaldo Duarte no sábado, 7, no programa campeão Tocando de Primeira na Rádio Colméia FM. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário