3 de set. de 2019

UMA BONITA HISTÓRIA DA IMIGRAÇÃO ucraniana de Campo Mourão e região em 19 capítulos e 278 páginas

Os 60 anos da comunidade ucraniana em Campo Mourão foram marcados de forma indelével no domingo, 1 de setembro com uma bonita e edificante solenidade nas Igreja da Santíssima Trindade com o prestígio de centenas de pessoas.
A obra "A saga da imigração ucraniana em Campo Mourão e região" demorou 10 anos para ser lançada, mas isso aconteceu no último domingo, para a alegria dos familiares e amigos da professora Maria Meskiw Melniski - no sábado, ela esteve ao lado do padre Mário e do coordenador da comunidade Adilson Stanizewski no programa Tocando de Primeira na Rádio Colméia, na edição 1.320. Na oportunidade ao entrevistá-los com a camisa do Dinamo de Kiev, vi 
a energia, a força, o carinho e a valorização pela cultura e a história de um povo e país que, pelo "cristianismo tirou o Estado da Província insignificante e o colocou entre as nações mais civilizadas." - para saber sobre a história, as tristezas, dificuldades e também alegrias os interessados terão que ler esta bela obra.
O leitor poderá fazer uma viagem pela história da Ucrânia, símbolos e personagens, além de conhecer os ritos mantidos até os dias atuais e a religiosidade do povo ucraniano. 
A imigração no Brasil e a peregrinação por várias regiões e estados, e também na região de Campo Mourão, compreendendo as colonizações em Mamborê, Farol, Araruna, Juranda e em Maringá, junto com diversos acontecimentos estão retratados em vários capítulos do livro.
 A professora e poetisa da Academia Mourãoense de Letras, Cida Freitas, fundadora da cadeira 08,prefaciou a obra, afirmando: "Esta obra será uma importante fonte de pesquisa para àqueles que cultivam o amor à Ucrânia... e que poderão se deixar levar  nas asas do tempo para visitar lugares e conhecer personagens que merecem ser lembrados e honrados"
O bispo Dom Meron Mazur lembra que pela obra "os leitores terão um conhecimento geral sobre o povo ucraniano. A professora Maria fez um lindo trabalho, não teve medo das dificuldades, teve persistência e buscou registrar e deixar escrito esta linda história da Paróquia Santíssima Trindade de Campo Mourão."
Feliz e grata a Deus pelo trabalho e conclusão da obra, a autora realizou com muita determinação em uma trajetória de pesquisa com traduções de textos e crônicas. "Devido a escassez de informações as buscas foram constantes e trouxeram um enorme fascínio pela descoberta. Os obstáculos fizeram crescer a vontade de ficar o mais próximos do passado marcado pelos antecedentes ucranianos. Um povo que preservou suas crenças, rito, idioma, usos e costumes e em especial a sua dignidade e inata religiosidade."

Nenhum comentário:

Postar um comentário