A MOCIDADE da Academia Mourãoense de Letras, por José Eugênio Maciel, fundador da cadeira 03

Contemplo em cada um de vós um a um dos 40 que puseram em marcha a instituição que vos peço licença para começar a chamar nossa; contemplo em vós os sucessores que, enfrentando momentos difíceis, vieram trazendo a nossa instituição ao que ela é hoje”. (Evanildo Bechara)
Ela nasceu do silêncio. Não o calado, mas sim o meditar da própria criação, necessário a ética como primeiro critério. As reuniões preparatórias traziam no seu bojo o horizonte da arte, das letras. A evocação do passado cultural e educacional com os primeiros nomes que edificaram o início de Campo Mourão, eles abriram caminhos como o de Peabiru; do Capitão Índio Bandeira ou o da Boiadeira, carreadores, estradas vicinais na terra fértil, perfume da madeira, lavoura, feitura de casas, percursos poéticos e da prosa, boca em boca.  
A Academia Mourãoense de Letras antes de vir a luz foi fecundada através de uma comissão instituída que colheu, recolheu, organizou e registrou consubstanciadamente aqueles que se tornariam nomes das pioneiras cadeiras acadêmicas. O grupo não poderia ter escolhido lugar melhor para sucessivos encontros, a sede da Fecilcam – Faculdade de Ciências e Letras de Campo Mourão.
Tive a honra de participar de tais reuniões, nas quais prevalecia e norteava o sentimento de criar a Academia, nominar e nomear pessoas apenas após regressarmos do encontro com a história, ponto de partida de nossa gente, origens estoicas. Depois colocar imagem e conteúdo na moldura, antes pronta, para então receber e perfilar os dez primeiros nomes.
Dia 21 de maio de 2002 oficialmente apresentada e o silêncio foi substituído pela efusiva saudação para e pela Academia Mourãoense de Letras, “pois o silêncio  não tem fisionomia, mas as palavras muitas faces”, dizer do Machado de Assis. Naquela noite jubilosa todos os segmentos da sociedade mourãoense ocuparam todas as poltronas do Teatro Municipal, no uníssono aplauso de reconhecimento legítimo na posse dos primeiros integrantes fundadores da Academia.
A AML é uma moça com características próprias da juventude, como rebeldia, senso crítico, valendo-se da palavra oral e escrita, cultura e educação projetadas na comunhão que ela protagoniza. No intenso o percurso de coesão e ela vem adquirindo maturidade, o viço que é próprio da literatura, demonstrando efetivamente toda a capacidade para seguir adiante, sempre em defesa e na promoção do patrimônio material e imaterial da cultura. Aliás, em um único instante sequer, existiu qualquer dúvida que a Academia seria forte, essencial no ser e no produzir nossa obra maior, o espírito latente da criação humana de todas as artes.
Nestas quase duas décadas, a Academia incluiu novos membros e que, bem-vindos e vindos para o bem, asseguram união, solidez e dinâmica, atualmente são 40 acadêmicos. Personalidades que, mantendo a singularidade, ao mesmo tempo todos compõem o somatório de um ambiente de reflexão, de todos os ângulos de saberes, mantendo-se o respeito libertário mútuo, em renovar a contribuição da AML no desenvolvimento humano.
 José Eugênio Maciel,fundador da cadeira 3. Professor, escritor, sociólogo e advogado.

30 de mai. de 2019

SIM, É POESIA, por Silvania Carvalho

"Eu posso ver poesia na pessoa degradada,
No esfarrapado que se droga na calçada,
Na rua pelo sangue conspurcada,
Na loucura dos que habitam a madrugada,
Na flor murcha e despetalada.
É verdade, eu posso ver poesia,
No prato que está vazio,
Na água suja do rio,
No sem teto morrendo de frio,
Na dureza de um coração vazio...
Sim, a poesia está lá,
enigma indecifrável,
peso insuportável,
palavra incontestável,
Como um rio a transbordar."

Poesia: Sim, é poesia
De: Silvania Maria Costa Carvalho. Da Associação Mourãoense de Escritores - AME e Academia Mourãoense de Letras - AML.

RADIALISTA MÁRCIO MAGOO estará na ENTREVISTA DE DOMINGO

"Sou um trabalhador mourãoense que atua na área da comunicação, sou um apaixonado pelo rádio. Comecei no dia 1º de Maio de 1.994 na Rádio Humaitá como locutor e sonoplasta. Atualmente sou diretor Artístico da Rádio Musical FM 100.9, onde estou há 24 anos e desempenhei diversas funções - produtor de áudio, locutor apresentador de diversos estilos de programas, comentarista, mediador de debates políticos entre outros", afirma o radialista Márcio Aparecido de OIiveira, o "Márcio Magoo" da Musical FM. Ele será homenageado neste fim de semana aqui no BLOG DO ILIVALDO na tradicional ENTREVISTA DE DOMINGO.
Magoo nasceu em Campo Mourão, de uma família de quatro irmãos, de bem com a vida e observador dos fatos relevantes da nossa cidade, sempre respeitando a capacidade de interpretação das pessoas, principalmente os ouvintes de rádio. "Sou um sujeito que enxerga a vida sempre com muito otimismo e que quando olha para trás não esquece de onde veio. Levo no coração muita gratidão por todos aqueles que sempre me motivaram, em especial minha mãe Josefa."
Conheça o que pensa e um pouco da história de Márcio Magoo neste fim de semana na ENTREVISTA DE DOMINGO.

CAMPO MOURÃO empata com Marreco pela primeira vez no Paranaense

Campo Mourão empatou em casa no Majestoso Belin Carolo por 2 gols contra o Marreco de Francisco Beltrão na noite de terça-feira, pelo Paranaense de Futsal.
O time estava vencendo por 2x0 e sofreu o empate, em jogo de bom nível e grandes defesas do goleiro time do Sudoeste.
Nós próximos jogos o Campo Mourão jogará nesta sexta-feira em Jaraguá do Sul pela Liga Nacional, depois na quarta, dia 5 irá pelo Paranaense enfrentar fora de casa o Dois Vizinhos, no domingo 9 de junho recebe pela Liga Nacional o Corinthians e no dia 12 de junho, diante da sua torcida vai enfrentar o Paranavaí.

VEM AÍ em junho a Novena em honra a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Campo Mourão. Participe!

As novenas serão às 19h30, exceto na quinta-feira de Corpus Christi, 20, será às 19 horas antecedendo a procissão luminosa de Corpus Christi.
Participe, você de Campo Mourão e região.
Será a primeira novena completa na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

APÓS TRÊS derrotas, Campo Mourão enfrenta o Marreco pelo Paranaense de Futsal nesta terça-feira no Majestoso Belin Carolo

O Campo Mourão Futsal disputa duas competições simultâneas e seus jogadores e comissão técnica sabem que a temporada poderá ser de altos e baixos em função de desgastes por viagem, lesões e pouco espaço para treinamentos.
Após três derrotas seguidas, sendo duas pela Liga Nacional (Joaçaba e Marechal Rondon) e uma pelo Paranaense (Marechal Rondon), o time do técnico Wesley Szabo, o "Alemão" joga nesta terça-feira, 28, novamente em casa diante da sua torcida no Majestoso Belin Carolo contra um forte time paranaense.  Desta vez será o Marreco Futsal, também integrante da Liga Nacional de Futsal, mas o jogo será válido pela rodada 11 do Campeonato Paranaense.
Depois do jogo de terça-feira, o Campo Mourão viaja para Jaraguá do Sul para enfrentar o Jaraguá na rodada 07 nesta sexta-feira em quadra catarinense.


MOURÃOENSE MARCELO é campeão do Mundial Sub-20 pelo Corinthians em Foz do Iguaçu

Bom mesmo é ganhar e  e ser campeão é melhor ainda. Imagine ser campeão em competição internacional. 
Essa é a façanha do mourãoense Marcelo Santos, o "Marcelinho", o filho do Jader e da Araceli, que no fim de semana foi campeão da Copa do Mundo Sub-20 jogando pelo Corinthians diante do gaúcho Carlos Barbosa por 7x2. 
Os gols foram marcados  por Guilhermão (2), Daniel (2), Marcelo, João Victor e pelo goleiro Vanderson para o timão, e João Victor e Thomas para o Carlos Barbosa.
Valeu Marcelinho, orgulho para os mourãoenses. Sempre campeão. 

25 de mai. de 2019

NOVO GUERREIRO DO COMÉRCIO: Carlão Tagliari

novo Guerreiro do Comércio do Paraná é Carlos Tagliari, do "Carlão" da Casa Tapi. Conhecido esportista e proprietário da empresa de materiais esportivos há 45 anos. Ele foi o escolhido para receber o Troféu Guerreiro do Comércio do Paraná como representante de Campo Mourão e outros 23 municípios da região - uma importante honraria outorgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná/Sistema Fecomércio Sesc Senac.
A cerimônia de entrega do Troféu Guerreiro do Comércio do Paraná/2018 será realizada no dia 12 de julho, a partir das 19h30min, nos salões da Expo Unimed, em Curitiba, na sua 14ª edição.
Desde que o prêmio foi criado, em 2006, cerca de 650 empresários - de um total de 500 mil empresas paranaenses - foram homenageados. O evento é comemorativo ao Dia do Comerciante e reúne 1.000 empresários de todo o estado, lideranças empresariais e autoridades. No evento, a Fecomércio também realiza a entrega da comenda “Ordem do Mérito do Comércio do Paraná”.
Novo Guerreiro -  A família Tagliari é mais conhecida em Campo Mourão e no Paraná pela atuação na área esportiva, mais especificamente no futsal. A Associação Tagliari fez história no estado e participou também de competições nacionais, com a conquista de incontáveis títulos. Foi através da agremiação - que reunia os irmãos Tagliari – entre eles, Carlos Tagliari – que a cidade começou nas décadas de 70 e 80 a se projetar em âmbito estadual. À frente da associação, o patriarca Itacyr Tagliari (in memoriam), sempre apoiado pela matriarca Iris Tagliari.
Porém, a família Tagliari tem longa tradição no comércio. A família radicou-se em Campo Mourão em 1954, oriunda de Anápolis (GO), onde o pai do homenageado trabalhou como comprador de bois para um frigorífico. Mas o avô de Carlos Tagliari já morava em Campo Mourão, o que acabou atraindo a família. O pai do novo Guerreiro do Comércio montou inicialmente um açougue na rua Mato Grosso.
Carlos Tagliari iniciou sua trajetória profissional ajudando o pai na compra e venda de suínos, inclusive fazendo o transporte dos animais para São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, juntamente com os irmãos. Posteriormente, a família teve o Açougue Estrela, na avenida Irmãos Pereira.
O nome TAPI - A Casa Tapi foi fundada em março de 1974 por Carlos Tagliari e o professor de Educação Física, Vicente Piazza Filho. Dai o nome: Ta (Tagliari) Pi (Piazza). Por cerca de três anos funcionou na rua Harrison José Borges. Por volta de 1978, Vicente Piazza deixou a sociedade e, em seguida, a loja passou a funcionar na avenida Capitão Índio Bandeira, onde permanece até hoje. Atualmente a empresa conta com 14 funcionários diretos.
Carlos Tagliari tem 69 anos, é casado com Lori Pasinato e pai de Carla Cristina. Ele é o terceiro filho do casal Itacyr – Íris Tagliari: Wanderley (in memorian), Itamar, Carlos, Sônia e Luiz Carlos (in memorian). Com informações da Assessoria de Comunicação.

24 de mai. de 2019

REABILITAÇÃO é a palavra de ordem no Campo Mourão Futsal contra Marechal Rondon neste sábado no Majestoso Belin Carolo

Novo encontro neste sábado entre Campo Mourão e Marechal Cândido Rondon, desta vez no Majestoso Belin Carolo, pela Liga Nacional de Futsal.
Na quarta-feira, o time mourãoense perdeu  por 3x0 e diante de sua torcida,  às 19h, busca a reabilitação após a derrota em Joaçaba (SC).
Campo Mourão terá desfalques: o goleiro Jhol e o pivô Vini, por causa de lesões, e Fabinho e Caio são dúvidas para a partida.

NO RÁDIO: as atrações do Tocando de Primeira 1.307 na Colméia FM

Todo sábado é assim, a história vai sendo contada e  apresentando gente e fatos da nossa terra.
 En 25 de maio do ano da graça de 2019, o programa campeão  Tocando de Primeira na Rádio Colméia FM 89,7, a partir das 11 horas será o de número 1.307. Isso mesmo, já foram 1.306 sábados no ar pela Rádio Colméia.
 A partir das 11 horas, o jornalista Ilivaldo Duarte, usa e propaga entre seus bordões:  "Eu, você e o Rádio!", "Bom mesmo é ser feliz! ", "Quem tem amigo não morre pelado" irá entrevistar a presidente da Apae Ângela Cristófoli e a assistente rural Joselaine Ferreira. Na pauta, os 45 anos da entidade mourãoense.
Destaque no segundo tempo para o futebol com o Grêmio mourãoense e presenças do dirigente Leandro Leite e Huenes Marcelo Lemos, o "Mineiro" (foto), que jogou em vários times do Brasil e exterior e está nas categorias de base da Águia da Asa Leste.
Mas tem muito mais.
É neste sábado, a partir das 11 horas, no programa campeão Tocando de Primeira na Rádio Colméia News FM.
+ Tocando de Primeira: orgulho Paranaense.
+ Um golaço no rádio brasileiro.
+ Só não ouve quem não tem rádio ou não tem vizinho, ou quem não tem aplicativo no celular.
+ Promovendo o bem, resgatando esperança e valorizando os bons exemplos.
Oferecimento: Centro de Diagnósticos Dr. Marcos Corpa, BLZ Informática, Roma Multicoisas, Paraná Supermercados.
Viva o Rádio. 

NOVO ESPAÇO à Nossa Senhora de Fátima e Santos Pastorinhos no Santuário Nossa Senhora Aparecida em Campo Mourão

Maio, mês de Maria.
E como novidade, foi construído um espaço Mariano, dedicado à Nossa Senhora de Fátima e aos Santos Pastorinhos Jacinta Marto e Francisco Marto no Santuário Nossa Senhora Aparecida em Campo Mourão. 

SÉRIE DE dois jogos contra Marechal começa hoje

Hoje a noite o  Campo Mourão Futsal inicia uma série de dois jogos contra o forte  Marechal Cândido  ser umRondon. Na rodada desta quarta-feira será pelo Campeonato Paranaense e neste sábado, às 19 horas, pela Liga Nacional de Futsal no Majestoso Belin Carolo diante de sua torcida.
O técnico Wesley Szabo, o "Alemão"  espera obter um bom resultado diante de um time forte que venceu nove vezes e perdeu duas. 
O Campo Mourão goleou o Umuarama no último jogo fora de casa e é o segundo colocado no Paranaense.

DIA DE SANTA RITA de Cássia, rogai por nós Santa das causas impossíveis!

NO TEU DIA, SANTA RITA DE CÁSSIA, REZEMOS JUNTOS:
Ó poderosa e gloriosa Santa Rita, chamada Santa das causas impossíveis, advogada dos casos desesperados, auxiliadora da última hora, refúgio e abrigo da dor que arrasta para o abismo do pecado e da desesperança, com toda a confiança em vosso poder junto ao Coração Sagrado de Jesus, a vós recorro no caso difícil e imprevisto, que dolorosamente oprime o meu coração.
(Faça seu pedido)
Alcançai a graça que desejo, pois sendo-me necessária, eu a quero. Apresentada por vós a minha oração, o meu pedido, por vós que sois tão amada por Deus, certamente será atendido. Dizei a Nosso Senhor que me valerei da graça para melhorar a minha vida e os meus costumes e para cantar na Terra e no Céu a Divina Misericórdia.
Santa Rita das causas impossíveis, intercedei por nós! Amém.

EDINA ALVES, de Goioerê, vai apitar dia 27 de maio CSA x Goiás em jogo único com transmissão pelo SporTV

A goioerense Edna Alves recebeu nesta terça-feira, 21, um grande presente. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou oficialmente que ela irá apitar a partida CSA x Goiás, válida pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro, na noite de segunda-feira, 27 de maio, às 20 horas em Maceió, com transmissão pelo canal SporTV.  
Edna  será a primeira mulher desde 2005 a apitar um jogo da primeira divisão.
A última partida da Série A arbitrada por uma mulher foi em 2005, no duelo entre Fortaleza e Paysandu, pelo segundo turno da competição. A responsável pelo jogo foi Silvia Regina, que acompanhará de perto o confronto deste domingo. Isso porque, a ex-árbitra será a supervisora do árbitro de vídeo, no Rei Pelé, em Maceió.

20 de mai. de 2019

"QUEM NÃO VIVE na graça não é feliz"

"Quem não vive na graça de Deus pode ter fama, dinheiro, mas não é feliz, porque não tem a graça de Deus." Padre Léo, agora em reprise "Na benção de Deus", palestra na Canção Nova em 13/11/1999.

EM JOAÇABA, Campo Mourão perde a primeira na LNF

Na noite deste domingo Joaçaba e Campo Mourão fecharam a rodada 5 da Liga Nacional de Futsal. E no final do jogo vitória do time catarinense por 3x2.
Campo Mourão acumula três vitórias e duas derrotas em cinco jogos na LNF. 
O time terá está semana dose dupla diante do Marechal Cândido Rondon. O primeiro jogo será fora de casa nesta quarta-feira pelo Campeonato Paranaense e o segundo irá valer pela Liga Nacional no sábado no Majestoso Belin Carolo diante da sua torcida.