Quer saber quais as ferramentas de avaliação do desempenho e da eficiência de uma campanha de Marketing?
Ao longo dos meus vinte anos em consultoria em gestão e orientação estratégica, constatei várias situações de sucesso e de fracasso em Marketing. Por isso, preciso dizer que para a melhor resposta eu não considero apenas sucessos já que os fracassos ensinam também.
O modo mais comum de as empresas que menos perdem dinheiro com Marketing avaliarem a eficiência de seus programas é combinando duas coisas. A primeira é: estudo qualitativo e quantitativo das vendas; e a segunda: monitoramento de indicadores específicos.
Os indicadores mais interessantes a se implantar são:
- Consciência que o público-alvo tem da marca,
- Atributos que geram a preferência do comprador e seus hábitos de consumo,
- A percepção do público-alvo quanto aos apelos da comunicação (anúncios, propagandas etc),
- A 'experiência' vivida pelo cliente após o atendimento prestado (experiência de consumo),
- A repetição de compras (frequência de recompra),
- A satisfação do cliente antes, durante e depois da campanha,
- A lucratividade resultante da campanha,
e outros índices que sejam próprios do segmento.
Devo acrescentar que esses indicadores não são, nem de longe, tão comuns quanto deveriam ser. E na minha humilde opinião, todas as empresas deveriam adotá-los, incluindo nas medições todas as ações de agências prestadoras de serviços - agências de comunicação, marketing, e outras. A verdade é que, por preguiça ou medo da realidade, pouquíssimas o fazem. - Abraham Shapiro, consultor e professor - Blog Atitude. http://profissaoatitude.com.br/Blog/Post/1507545
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