7 de jan. de 2016

HÁBITO DE LEITURA: Brasileiro lê em média 4 livros/ano

O brasileiro lê em média quatro livros por ano e completa a leitura de apenas 2,1 desses. É o que diz a 3º edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada em 2012 pelo IBOPE Inteligência e encomendada pelo Instituto Pró-Livro (IPL). Além disso, os dados mostram que apenas metade da população é considerada leitora e leu ao menos um livro nos três meses antecedentes à pesquisa.
Segundo o doutor em Letras pela UNESP Cláudio José de Almeida Mello, o índice de leitura dos brasileiros é baixo. O pesquisador diz que quatro livros por ano é bem distante de números como os da Espanha, onde são mais de 10 livros. Ele afirma também que o Brasil perde para seus vizinhos sul-americanos, Argentina e Chile, que têm a média de 4,6 e 5,4 livros lidos por habitantes, respectivamente. Almeida Mello ressalta ainda a taxa de não leitores: “50% dos entrevistados no Brasil se identificaram como não leitores, cinco vezes mais que os 10% de não leitores espanhóis”.
Um fator preocupante sobre o hábito de leitura dos brasileiros é que, de acordo com a pesquisa do IPL, 75% nunca frequentaram uma biblioteca. Cláudio Mello atribui esse índice à pouca existência desses espaços e ao baixo interesse pela leitura. O especialista cita também a falta de promoção de eventos culturais como saraus e clubes de leitura, como ocorre em bibliotecas de países com melhores hábitos literários. “Certamente nós, brasileiros, frequentaremos mais as bibliotecas à medida que tivermos mais apreço pelos livros, pela leitura, pela literatura, desde que as bibliotecas existam, é claro”, afirma. Fonte: site Webjornal

Nenhum comentário:

Postar um comentário