14 de dez. de 2015

A HISTÓRIA DO FUTSAL: COMO CAMPO MOURÃO foi campeão dos JAP´s em 75

Na imagem, Beline, Ione, Itamar, Lori e Carlão, cinco dos onze campeões por Campo Mourão no futebol de salão nos Jogos Abertos do Paraná (JAP´s) em 1975 na cidade de Paranavaí. 
CONQUISTA - A história da conquista do primeiro título de Campo Mourão - Campeão dos Jogos Abertos do Paraná foi com a seleção de futebol de salão (hoje futsal), em 1975, na cidade de Paranavaí. A decisão foi em um domingo, dia 14 de dezembro, às 14 horas e Campo Mourão venceu Maringá nos pênaltis, após empate no tempo normal. 
O jogo foi cercado de vários acontecimentos sensacionais. Um deles é que foi a primeira final de Jogos Abertos transmitida pela televisão. No caso a TV Tibagi de Apucarana, transmissora na época da Rede Globo.
DECISÃO - Campo Mourão perdia o jogo por 1 x 0, no finalzinho, em uma jogada do ala Itamar pela linha de fundo, ele tocou para Ione  chutar e estufar a rede. Foi uma festa de arrepiar o ginásio super lotado, com muitos mourãoenses que foram assistir a final, entre eles o prefeito Renato Fernandes Silva.
PÊNALTIS - O jogo terminou empatado em 1x1, e na prorrogação novo empate desta vez sem gols (0 x 0), vindo na sequência a "agonia dos pênatis". Foi só emoção, um só cobrador batia por cada time e todos sequenciais - não era alternado como é hoje no futebol. 
Para Campo Mourão cobrou Ione e Custódio para Maringá. Lori foi o goleiro de Campo Mourão e Balé, o de Maringá. Com duas defesas sensacionais, o goleiro Lori defendeu duas cobranças e Ione com a categoria de sempre, marcou quatro dos cinco pênaltis.
PRIMEIRA VEZ NA TV - Campo Mourão foi campeão dos Jogos Abertos do Paraná pela primeira vez, jogaço assistido pelo Paraná inteiro pela primeira vez transmitido por uma televisão (Fiori Luiz narrou e Rubens Fernandes Cabral fez as reportagens).
CAMPEÕES - A Seleção Mourãoense foi composta pelos goleiros Lori e Guerino, e jogadores de linha: Carlão, Beline, James, Ione, Itamar, Gilmar, Luizinho Tagliari, Rancho e Luizinho Kloster. A comissão técnica tinha Itamar Tagliari (técnico), Gilmar Fuzeto (Preparador Físico) e José Rosa (Massagista).
ASSOCIAÇÃO TAGLIARI - Além da categoria e garra dos jogadores, pois estavam perdendo o jogo de 1 x 0, esta final está ligada diretamente a fundação da Associação Tagliari (1966, quando a Família estava reunida para as comemorações de fim de ano. Em um momento, a dona Ires Lorenzoni Tagliari, matriarca da família, manifestou o desejo de ver os filhos, Carlão, Itamar, Luizinho e Vanderlei,  jogando em uma única equipe, pois os mesmos já se dedicavam ao esporte).
A ligação entre o título de Campeão de 1975 e a Associação Tagliari, é que a Tagliari representava Campo Mourão em competições pelo estado e pelo Brasil. Em 1974, um ano antes dos Jogos Abertos, os atletas Itamar, Carlão, Gilmar e Ione foram fazer um estágio na equipe de futebol de salão do Palmeiras - melhor equipe de futebol de salão do mundo, na época. Essa experiência foi decisiva na conquista do título de campeão dos Jogos Abertos em 1975.
Para compor a equipe da Associação Tagliari eram chamados atletas de outras equipes da cidade e assim disputar as competições oficiais do estado e do Brasil.
OUTROS TÍTULOS - Além do título de Campeão dos Jogos Abertos de 1975, a Associação Tagliari foi campeã também da Taça Paraná de Futebol de Salão, hoje Chave Ouro, em 1979 e 1980. Em 1980, a Associação Tagliari ficou em 5º lugar na Taça Brasil.
Um pouco da história. 
Fonte: arquivo pessoal de Itamar Tagliari e arquivo grupo Cai Nessa de Campo Mourão.
Viva o futebol de salão mourãoense, campeão dos JAP`s 75.

Nenhum comentário:

Postar um comentário