19 de jul. de 2015

O DIA EM QUE A MOURÃOENSE parou o Coritiba em um 0x0 que derrubou muita gente na loteria esportiva

Revendo meu arquivos e minha memória, lembrei de uma façanha do futebol "profissional" mourãoense em 1976. Tinha 11 anos e o meu pai me levou para ver o Coritiba, o grande "papão" do futebol paranaense de um lado e do outro, a Associação esportiva Recreativa Mouãoense (AERM) era a pior equipe da temporada e a que mais goleada tomava no campeonato. 
A imagem acima é do ano de 1976 com Tiguera, Pedrinho, Flavinho, Flávio, Matosinho, Zé Rosa, entre outros. 
A façanha que lembro é do nosso velho estádio RB - que mudou pouco coisa em 40 anos no seu formato e estrutura- - num 26 de abril quando o favoritíssimo verdão do Alto da Glória com o goleiro Jairo e crqques em campo veio enfrentar a Mourãoense em jogo da Loteca. 
O prefeito Renato Fernandes Silva decretou ponto facultativo e o RB ficou lotado. Em campo, esse favoritivismo não prevaleceu, vi uma Mourãoense fraca tecnicamente é verdade, mas com uma garra e vontade contagiante. A bola do Coritiba não entrava haja vista a forte marcação e garra da defesa do alviverde de Campo Mourão.
O jogo ficou 0x0, derrubou muita gente da Loteca e o jornal Tribuna do Paraná em Curitiba deu em manchete: "Desastrão do Coritiba em Campo Mourão".
Então, a equipe jovem e entusiasmada ganhou moral mas não o suficiente para se recuperar, voltando a ser uma equipe frágil e incompetente, haja vista os números de uma campanha desastrosa.
A campanha registrou 3 empates e 22 derrotas nos 25 jogos realizados em 1976 e os dois últimos jogos da temporada foram em Londrina com derrota por 9x0 (fotos abaixo) e no RB contra o Umuarama, quando perdeu por 2x0. O ataque marcou 10 gols e a defesa sofreu 95 gols terminado na 14ª colocação no Campeonato Paranaense.
Mas pelo menos o campeão paranaense perdeu um pontinho no RB e em um jogo não ganhou dos Mourãoenses, isso é verdade absoluta.  Com informações do livro "Campos do Mourão", de Victor Raoni de Assis Marques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário