O fulano veste-se bem, tem computador, tablet, celular de última geração e carrão. Fala de modo impressionante. Seu discurso causa arrepios – é um heroico defensor de sua empresa, e seus resultados sempre chegam. Ele vende “barbaridade” – como dizem os gaúchos.
Mas quando se dá um zoom em suas técnicas, o que se vê?
Ele patrocina cervejadas a clientes e visitas noturnas a lugares especiais para maiores de 18 anos. Seus meios de manter relacionamento e negócios fazem de qualquer livro de ética nada mais que um bloco de papéis para embrulho.
Isto é profissional?
Um vendedor que faz vendas deste modo pode até trazer lucros para a empresa. Mas são lucros bons ou ruins? Qual é a qualidade destas vendas?
Num mundo em que tanto se fala em sustentabilidade, até quando você calcula manter uma empresa por estes modos?
Para você fazem alguma diferença os meios pelos quais os negócios da sua empresa se realizam?
Não se engane sobre isso. Trata-se de caráter.
Caráter é algo que se adquire durante a vida toda. Ele está presente em tudo. É o conjunto de traços psicológicos e morais que caracterizam um indivíduo. É sua marca pessoal. Educação, laços familiares, amizades, experiências, crenças, modo de lidar com as crises e apertos, religião... são apenas alguns dos itens que compõem a índole das pessoas.
Como vai o caráter dos seus funcionários? E o seu? Detenha-se por um tempo e faça o balanço.
Uma dica. Gente que não sabe porque sua vida nunca está no prumo, gente cujas dificuldades estão sempre latentes e o convívio social em constante conflito, deve questionar seu caráter.
O caráter é a nossa constituição como pessoa. Assim, para alterá-lo o mínimo que seja é necessário ter uma vontade estrondosamente grande. E muita consciência. É questão de decisão pessoal fundada num desejo ardente e obsessivo de ser melhor. É um trabalho árduo, sim. Mas valioso e essencial.
Não pense que dinheiro, sozinho, constrói o que quer que seja.
Meu mestre, certa vez, tomou duas moedas com igual valor de face, e disse-me: “Este dinheiro é diferente deste outro. Parecem iguais. Mas para a sua informação, dinheiro é uma grandeza cujo lastro se determina por sua origem e pelo modo como foi ganho”.
O que é, então, o dinheiro conseguido com caráter e outro sem ele?
______________________ Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473
Nenhum comentário:
Postar um comentário