22 de jul. de 2013

ENTREVISTA DE DOMINGO: Ubirajara Ferreira Gonçalves, o "Birinha"

Ubirajara Ferreira Gonçalves, conhecido como "Birinha," recebe neste fim de semana uma homenagem especial na ENTREVISTA DE DOMINGO no BLOG DO ILIVALDO. Funcionário da área Financeira da Coamo e esportista com ampla vivência futebolística em Campo Mourão, o filho da dona Tereza e do saudoso "seo" Teco - Antero, é fundador do Clube dos 30 e esportista experiente em Campo Mourão. Birinha já vestiu na sua trajetória camisas dos times do Becari Futsal,Clube dos 30 e Arcam. Com a galhardia, simplicidade, paixão e honradez, o que faz do Birinha uma pessoa de muitos amigos, respeito e admiração. 
Para definir este jundiaiense, nascido em Jundiaí do Sul - terra também do saudoso profissional mourãoense Pedro da Veiga- que tem muitas alegrias no coração, santista, apaixonado pela vida, por Deus, sua família, seu trabalho, amigos e sua cidade, recorro ao diário escrito há muitos anos por sua filha Camila Stadininski Gonçalves, o qual partilho abaixo:
"... meu pai era um filho obediente e estudioso, e tinha muito respeito pelos seus pais. Desde pequeno ele deu duro na vida, pois seus pais eram de família humilde. Teve de trabalhar como vendedor de sorvetes, engraxate e para comprar sua primeira chuteira teve que vender pastéis durante três meses. Ele disse que ficou tão contente que nem deixou o vendedor embrulhar e foi correndo para o campo mostrar para os amigos. Meu pai vive me dando bons exemplos de honestidade, de não julgar as pessoas pelas aparências. Meu pai tem vários amigos, um dia ele quebrou a perna lá no Clube dos 30 e todos que estavam jogando com ele vieram visitá-lo. Meu pai conheceu minha mãe no científico, mas ela mudou para Curitiba, ficou lá um ano e voltou. Se conheceram quando a namorada do meu pai o apresentou, daí começou o romance durante quatro anos e ficaram noivos durante um ano. Meu pai era um ´pestinha´ quando pequeno, ele diz que costumava roubar jaboticaba da casa da vizinha. Meu pai tinha jeito de hipppie, falava gírias e andava todo desengonçado com roupas bem loucas...." 
Valeu Camila, sensacional, para sempre eternizado.
QUEM É UBIRAJARA FERREIRA GONÇALVES? Sou mais conhecido como Birinha. Nasci em Jundiaí do Sul, aqui no Paraná, em 18 de agosto de 1956. Sou filho de Antero Carlos Gonçalves (já falecido) e Thereza Ferreira Gonçalves. Tenho três irmãos: Carlos Antero, Fernando(já falecido) e Richardson. Sou casado com Maria do Rocio Stadiniski Gonçalves há 31 anos e pai de duas filhas - Camila e Carina.

ONDE E COMO FOI SUA INFÂNCIA? Minha infância foi em Santo Antônio da Platina (Fotos) e foi muito legal, tenho inúmeras recordações. Eu caçava de estilingue, nadava em um ribeirão, soltava papagaio, jogava bolinha de gude , mas o que eu mais gostava mesmo era de jogar bola com os amigos.
COMO O SENHOR SE DEFINE? Sou uma pessoa do bem, correto em todas as minhas atitudes e sempre pontual nos meus compromissos.
DESDE QUANDO EM CAMPO MOURÃO E PORQUE CAMPO MOURÃO?  Estou em Campo Mourão desde 1972, devido a uma transferência do meu pai, que era funcionário da Sanepar.

Construi minha vida e família aqui, por isso nunca mais sai.
ONDE O SENHOR ESTUDOU E QUE CURSO FEZ OU FAZ? Em 1975 concluí o curso técnico de contabilidade no Colégio Estadual Professor João de Oliveira Gomes, depois em 1982 me formei na primeira turma de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências e Letras de Campo Mourão.
Em 1988 me formei em Administração pela mesma faculdade e no mesmo ano concluí o curso de especialização em Gerência e Estratégia Empresarial pela Universidade Estadual de Maringá.
Em 1999 conclui a especialização em Comércio Exterior pela Fecilcam.
O QUE FEZ E FAZ NA VIDA PROFISSIONAL? Tenho no meu curriculum o Escritório Lux, a Construtora Piacentini, e a Arcam onde atuei como contador. Atualmente trabalho na mesa financeira da Coamo como técnico em operações financeiras.

VIDA COMUNITÁRIA, SOCIAL? Contribuo com o Lar da Dona Jacira e com o sopão da Dona Clair.
COMO É O SEU DIA A DIA? Meu dia a dia é bem corrido, trabalho o dia todo. E depois do trabalho gosto de ficar em casa com a família, ou jogar uma bolinha.
O QUE O SENHOR JÁ FEZ, QUE SE PUDESSE, JAMAIS TERIA FEITO OU FARIA DE NOVO?Jamais teria sido fumante.
O QUE O SENHOR AINDA NÃO FEZ, QUE SONHA, ALMEJA UM DIA FAZER? Viajar mais com a minha esposa, e conhecer o nordeste do país.
Nota do BLOG: que tal Fortaleza, heim Birinha?
DO QUE O SENHOR TEM SAUDADE?
Tenho muitas saudades do meu pai.

QUEM SÃO MOURÃOENSES OU PESSOAS EXEMPLO NA COMUNIDADE?
Dr. Aroldo Galassini, Dr. Rui Cruz e Dr. Sadayoshi (in memorian).
CITE TRÊS PERSONALIDADES ESPORTIVAS DE CAMPO MOURÃO: Pedro Cordeiro (foto), Adionir Ramos (foto abaixo) e Ilivaldo Duarte.
COMO FOI SUA CARREIRA NO ESPORTE E COMO SURGIU SUA PARTICIPAÇÃO?
O futebol sempre esteve presente na minha vida. Quando morava em Cornélio Procópio jogava futebol de campo. Quando me mudei para Campo Mourão, entrei no futebol de salão e joguei para vários times como Escritório Lux, Cartório da Dona Júlia, Teuto Brasil e Beccari. Hoje jogo futebol suiço na Arcam e no o Clube dos 30.



QUE JOGOS E TÍTULOS SÃO INESQUECÍVEIS EM SUA VIDA?Participei de todos os interclubes e em todas as categorias no futebol suíço, só não fui campeão na categoria principal. Um jogo inesquecível foi na final dos veteranos de 2000 contra a AABB, no qual empatamos o jogo em 1X1 e fomos para a prorrogação. Acabamos decidindo nos pênaltis. Vencemos o jogo com o ultimo pênalti batido pelo Bezerra, que após o gol correu mais que no próprio jogo...(risos).

QUAL PARTIDA GOSTARIA DE ESQUECER? Gostaria de esquecer todas as partidas que perdi.....(risos), ou aquelas em que me machuquei.
SE TIVESSE QUE ELENCAR O MELHOR TIME EM QUE ATUOU, NO SUIÇO E NO FUTSAL? É difícil falar de um time, pois já participei de vários, mas no futebol de salão destacaria o time do Cartório da Dona Júlia, e no futebol suíço o time de veteranos da Arcam.

TIME DE FUTEBOL E ÍDOLO?Santos e Coritiba.  Idolo: Pelé.


QUEM É EXEMPLO NO ESPORTE?Vanderlei Cordeiro de Lima.
O BRASIL GANHOU A COPA DAS CONFEDERAÇÕES. É FAVORITO PARA GANHAR A COPA DO MUNDO EM 2014? Por estar jogando em casa, o Brasil é favorito sim, e se jogar com a mesma garra e vontade que jogou contra a Espanha tem grandes chances de ser campeão.
O POVO SAIU ÀS RUAS QUERENDO MAIS SAÚDE, EMPREGO E DIGNIDADE, E MENOS IMPOSTOS E CONTRÁRIO A COPA. QUAL A SUA OPINIÃO? A Copa do Mundo é um evento grandioso e para isso necessita de muitos gastos e investimentos públicos para ser realizado. No momento, o Brasil tem outras prioridades, como saúde, educação e segurança pública, nos quais deveriam ser investidos o dinheiro que está sendo gasto com a Copa. Por isso não vejo benefícios ao se realizar uma Copa do Mundo no momento em que estamos passando.
E AS MANIFESTAÇÕES DO POVO PEDINDO REFORMAS?
Como estão dizendo por ai “o Gigante acordou”. Acredito serem positivas todas as manifestações que estão sendo feitas com o objetivo de mostrar ao governo o descontentamento da população para com os serviços públicos de saúde, transporte e segurança, além dos sérios casos de corrupção que corroem o país. Porém desaprovo as manifestações violentas que foram vistas, em que manifestantes sem nenhuma causa séria depredaram patrimônios públicos.

VAPT-VUPT
ÉTICA...está difícil de ver na política.
A POLÍTICA É....boa, o que atrapalha são os maus políticos.
CAMPO MOURÃO DO PRESENTE É...uma cidade muito boa para se viver, com boa qualidade de vida.
A CAMPO MOURÃO DO FUTURO SERÁ...promissora.
O GOVERNO REGINA DUBAY...ainda é cedo para avaliar.
GOVERNO BETO RICHA...acredito que esteja realizando um bom trabalho.
GOVERNO DILMA...está colhendo os frutos de uma péssima administração pública que vem sendo realizada há alguns anos, e isso está se refletindo no desagrado da população em vários setores.
COMIDA...churrasco.
MUSICA...Tente Outra Vez – Raul Seixas
RELIGIÃO...católica.
UM FATO INESQUECÍVEL...meu casamento.
UM FATO MARCANTE...o nascimento das minhas filhas.
O PROGRAMA TOCANDO DE PRIMEIRA É...excelente, cheio de novidades e bastante criativo. 
Abaixo, Birinha homenageado com o troféu Tocando de Primeira, no programa 860 em fevereiro de  2010, ao lado de Carmo, Pimenta, Gilmar e Aurélio, na Rádio Colméia AM

UMA IMAGEM NA SUA VIDA...o fim das Sete Quedas em Guaíra.
UM SONHO...sonhar é preciso sempre.
O QUE SIGNIFICA A ARCAM PARA VOCÊ...a Arcam significa muito para mim, pois faz parte da minha vida e da minha história por mais de três décadas. Sendo como funcionário, como parte da diretoria, e também como freqüentador. Além de ser um lugar agradável e familiar que propicia diversão e lazer.
QUAL PERGUNTA QUE NÃO FOI PERGUNTADO E QUE GOSTARIA DE TER RESPONDIDO NESTA ENTREVISTA DE DOMINGO...acho que perguntaram de tudo.
QUAL O SEU SENTIMENTO AO RECEBER ESSA HOMENAGEM...de reconhecimento e gratidão.
QUAL O SEU RECADO AOS LEITORES DESSA ENTREVISTA DE DOMINGO...muita paz e saúde para todos. Que Deus os abençoe!

7 comentários:

  1. BIRINHA com letra maiuscula, pela pessoa humilde, amiga, senso familiar, companheiro de jornadas esportivas vitoriosas,nas quais apos os jogos comemoravamos com o grito COMO É BOM GANHAR, parabéns Ilivaldo e BIRINHA. Beline

    ResponderExcluir
  2. Esse é meu pai! Meu orgulho! Meu melhor amigo!!! O homem por quem tenho muito respeito e admiração! Aquele que me ensinou a ser correta e honesta em todas as minhas atitudes. Obrigada pai, pelos momentos de alegria que temos em nossa família, pelo exemplo que vem lá do vô Teco e se Deus quiser continuará sendo passado de geração em geração! Obrigada por fazer de mim o que sou hoje. Uma mulher realizada pessoal e profissionalmente, graças a abdicação sua e da mãe em nosso favor, pelos nossos estudos! Nossa maior herança! Espero ainda poder te dar muitassssssss alegrias pra poder retribuir um pouquinho de toda sua dedicação por mim! Amo vc, amo minha família!
    Camila Stadiniski Gonçalves Corrêa

    ResponderExcluir
  3. PARABÉNS BIRINHA!!!!!

    Homenagem mais que merecida. Embora, não nos encontramos no meio futebolístico, trabalhamos juntos há muitos anos e não poderia deixar de dizer que admiro demais sua humildade, idoneidade, e a convivência nessas anos todos não poderia ser melhor. Admiro demais o relacionamento entre você sua esposa e suas filhas. É algo exemplar. Desejo muitas felicidades a você e sua família. Um forte abraço de um amigo que lhe estima muito.

    ResponderExcluir
  4. Bela e justa homenagem. Birinha é craque dentro e fora de campo.

    ResponderExcluir
  5. Meu irmão, meu amigo e companheiro de todas as horas! Parabéns pela sua trajetória, e que Deus continue te iluminando e toda a sua família. Lito.

    ResponderExcluir
  6. Birinha, linda a história da sua vida.
    Homenagem merecida, a realidade da lei de causa e efeito, aqui plantamos
    aqui colhemos, eis ai o fruto que plantaste.
    Parabéns! Que Jesus muito lhe abençoe.
    Lucy

    ResponderExcluir
  7. Claudio Ortiz Martinez18 de agosto de 2014 às 15:59

    Esse é o cara, pessoa fantastica dentro e fora de campo muita felicidades, saude e paz Birinha.

    ResponderExcluir