Você tem consciência das coisas que faz? Acho que responderá que sim. Mas pesquise bem. Talvez nem tanto quanto calcule.
Vejamos. Como você escova os seus dentes? Observe como é automático: pegar a escova, o creme dental, o movimento começando no mesmo ponto, o tempo para enxaguar a boca... tudo sempre do mesmo jeito.
Imagine agora que, antes de escová-los, você parasse por alguns segundos e pensasse na razão porque faz isto, nos benefícios para a sua saúde e ainda que, escovando-os bem, terá dentes mais limpos e bonitos. Provavelmente dessa vez você fizesse uma higiene melhor!
Agir por hábito dificilmente produz os melhores resultados. E muitos de nós permitimos que isso perdure a maior parte da nossa vida. É só ver como dirigimos um carro de um lugar a outro sem ter, depois, a menor lembrança do trajeto. O piloto não era automático, mas por falta de consciência, assumimos esse papel.
Cada situação da vida e do trabalho exige um diferente grau de consciência. Eu lhe dou uma prova. Se para o seu conceito pessoal a cor vermelha significa “paixão”, e verde é a “cor da esperança”, ao dirigir o seu carro você será obrigado a mudar completamente o seu ponto de vista, sob o risco de causar um acidente no trânsito. E você adota este padrão. Por quê? Por força da consciência que é obrigado a ter.
Devíamos fazer o mesmo frente às muitas decisões que tomamos na vida profissional ou no dia a dia em vez daquelas que assumimos sem consciência, e comprometem não só a nossa como também a vida dos outros!
Não estará aí uma boa explicação para muitos dos nossos fracassos?
Atitudes conscientes tendem a produzir melhores resultados que as aleatórias. Valorize e pratique essa dica. Concentre-se. Fique consciente. Mais do que uma mera existência, você descobrirá a verdadeira e excitante sensação de estar vivo... e viver.
Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473
Nenhum comentário:
Postar um comentário