6 de out. de 2012

A IMPORTÂNCIA DO Voto consciente


Nesse período eleitoral aconteceu uma verdadeira caça ao voto, por isso é necessário ficar atento e analisar profundamente aqueles que constantemente clamam por um voto.
O Concílio Vaticano II adverte: “Todos os cidadãos se lembrem, portanto, do direito e, simultaneamente, do dever que têm de fazer uso do seu voto em vista da promoção do bem comum.” (“Gaudium et Spes”, nº75). Desta forma, à luz do Evangelho e da Doutrina Social da Igreja, é necessário analisar os projetos e a vida política dos candidatos antes de tomar a decisão final.É importante destacar que não cabe à Igreja indicar ou apoiar um candidato. 

Segundo o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, para a construção de um mundo melhor é necessário haver um interesse pela política:
— A participação política é uma coisa boa. Quem quer construir um mundo melhor ou uma cidade melhor tem que se interessar pela política. Cabe a nós também ajudar a pensar sobre isso, afirmou.
Por isso, é necessário ficar atento e se conscientizar quanto à importância do voto. 

Segundo o Bispo animador da Escola de Fé e Política, Dom Pedro Cunha, o voto é um gesto de liberdade, por meio do qual o cristão estará escolhendo aqueles que irão representá-lo. Por isso é necessário escolher com responsabilidade:
— O voto requer o exercício da liberdade e da responsabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário