A ENTREVISTA DE DOMINGO está de volta e neste mês o homenageado é Cláudio Ortiz Martinez, conhecido atualmente por “Ortiz”e para os esportistas do futsal e futebol suíço das décadas de 80 e 90 como "Pimenta". Ele aniversariou no dia 30 de maio e recebe esta homenagem, após 30 anos de participação na comunidade mourãoense, seja na Coamo - empresa onde trabalha- na Arcam - associação onde pratica regularmente o esporte, o lazer e o companheirisimo- ou por exemplo, só para citar sua participação comunitária e organizada na Confraria dos Vicentinos, atuando em prol dp bem comum.
A pedido do Blog, Ortiz vestiu na cerimônia de premiação dos jogos sua camisa número 8 - original- que deu muitas alegrias à Arcam na década de 80 nos títulos conquistados nos Campeonatos Citadinos de Futsal.
Uma ótima leitura nesta homenagem a um pesronagem discreto, rodeado de amigos e com um coração enorme, sempre de bem com a vida.
Uma ótima leitura nesta homenagem a um pesronagem discreto, rodeado de amigos e com um coração enorme, sempre de bem com a vida.
Orgulhoso e feliz, Ortiz posa a pedido do Blog com a camisa original e vitoriosa da Arcam nos bons tempos do futsal mourãoense na década de 80.
Pimenta recebe sua medalha de campeão de Ádio Ramos, do Clube dos 30 - uma das mais importantes lideranças do Interclubes e do esporte mourãoense
Ortiz ao lado do presidente da Arcam, Joel Makohin e de Gilmar Fuzeto - gerente da Arcam e coordenador das equipes da Arcam nos Interclubes 2012
Com dirigente da Fecam e da Arcam na comemoração do título dos Interclubes 2012 na categoria Veterano
Acima, fotos do "Pimenta" com a camisa original da Arcam, número 8, que usou nos títulos da Arcam na década de 80 que culminou com o heptacampeão do Citadinod de Futsal em Campo Mourão - sete vezes campeão mourãoense na década de ouro do salonismo mourãoense.
Pimenta recebe sua medalha de campeão de Ádio Ramos, do Clube dos 30 - uma das mais importantes lideranças do Interclubes e do esporte mourãoense
Ortiz ao lado do presidente da Arcam, Joel Makohin e de Gilmar Fuzeto - gerente da Arcam e coordenador das equipes da Arcam nos Interclubes 2012
Com dirigente da Fecam e da Arcam na comemoração do título dos Interclubes 2012 na categoria Veterano
Acima, fotos do "Pimenta" com a camisa original da Arcam, número 8, que usou nos títulos da Arcam na década de 80 que culminou com o heptacampeão do Citadinod de Futsal em Campo Mourão - sete vezes campeão mourãoense na década de ouro do salonismo mourãoense.
Acima, Ortiz, em uma das equipes da Arcam, na década de 80.
Acima, Ortiz, ao lado dos colegas fundadores em 18 de dezembro de 2003 do grupo dos Amigos Palmeirenses da Arcam (Apa), na Arcam em Campo Mourão.
SAIBA MAIS SOBRE A SUA CIDADE NATAL PORECATU.
Município de pouco mais de 14 mil habitantes no Norte Ocidental paranaense, a beira do Rio Paranapanema. Na sua história, as terras da sua região foram loteadas no início da década de 1940, por decisão do interventor federal para o estado do Paraná Manuel Ribas. Um dos grandes adquiridores foi Ricardo Lunardelli, que as dividiu e loteou. Ele chegou a região da atual Porecatu, em 8 de dezembro de 1941, data considerada como sendo a de fundação do município.
QUEM É CLÁUDIO ORTIZ MARTINEZ? Nasci em 30 de maio de 1958 em Porecatu. Sou um dos filhos de Manoel Ortiz (in memorian) e Maria Cruz Martinez Ortiz. Irmão de Francisco, João, Lurdinha, Iraídes e Pai de Camila, Milena, Cláudio Victor, Cláudia e Leandro.
A fazenda onde se iniciou o povoado era conhecida como Fazenda Canaã. Em 1942 tentou-se dar o nome de "Brasília" ao povoado, mas na data do primeiro registro oficial do município, foi utilizado o nome "Porecatu", escolhido por Ricardo Lunardelli. Porecatu significa na língua Tupi algo como "bonito salto d'água".
COMO FOI SUA INFÂNCIA E O QUE FAZIA? Passei a minha infância em Porecatu onde estudava e jogava futebol.
A imagem abaixo é da bandeira de Porecatu - aquartelada em faixa azul, sendo os quartéis constituídos por três faixas brancas carregadas sobre faixas vermelhas, dispostas no sentido horizontal, que partem de um triângulo branco, lateral, onde o Brasão Municipal é aplicado, tendo o triângulo por base a própria tralha da bandeira.
DESDE QUANDO ESTÁ EM CAMPO MOURÃO? Desde 11de janeiro de 1982, vim direto para trabalhar na Coamo pois já tinha alguns amigos de Porecatu trabalhando aqui. Roberto Petrauskas (in memorian) e Júlio Queiroga.
E O APELIDO “PIMENTA”, QUEM FOI O CULPADO? Este apelido tenho desde os 10 anos de idade quando já jogava bola. Quem colocou foi o namorado da minha irmã, quando moleque brigava muito jogando bola e ficava vermelho, daí veio o apelido.
COMO O SENHOR SE DEFINE? Calmo, sensato e justo.
ONDE O SENHOR ESTUDOU? Fiz faculdade em Rolândia, na FACCAR no curso de Administração de Empresas e pós- graduação na Fecilcam em Marketing com ênfase em Recursos Humanos.
QUAL FOI SUA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL? -Trabalhei no Banco Brasil, Telepar,Revenda de Tratores e Coamo hoje como Chefe do Depto de Compras.
ESPORTE, JOGOU QUAIS MODALIDADES? QUAIS TIMES? QUAL POSIÇÃO? JJoguei basquete, futsal e futebol, sempre atacante e no futebol de salão como pivô nos times da UCP-Usina Central Paraná, seleção de Porecatu, e em Campo Mourão sempre pela Arcam.QUAIS OS JOGOS MAIS IMPORTANTES QUE JÁ JOGOU? E OS TÍTULOS MAIS IMPORTANTES?Os jogos mais importantes que fiz foi pela Arcam nos campeonatos citadinos de futsal onde fomos sete vezes campeão e também pela Taça Paraná.
QUAL O MELHOR TIME EM QUE JÁ JOGOU? O melhor time foi o de Futsal da Arcam, o qual jogava Beline, Gilmar, Batata, Osvaldo, Xaxo, Silvio, João Cláudio, Marson, Birão, Raudilei, e é claro eu.
QUAL O MELHOR TIME QUE JÁ VIU JOGAR? Palmeiras.
COMO ESTÁ O ESPORTE MOURÃOENSE?Infelizmente não anda bem, mas precisamos continuar dando apoio pois o esporte é muito importante para o desenvolvimento de Campo Mourão e região.
SER GOLEADOR É...uma dádiva não tem coisa melhor do que fazer gols e conquistar títulos.
TEM ALGUMA PASSAGEM NA SUA VIDA QUE FOI MARCANTE? O nascimento dos filhos
COMO SE SENTE SENDO CELEBRIDADE NESTE BLOG? Muito honrado em participar como Celebridade, agradeço pelo convite.
ÉTICA EM UMA FRASE É: "Ter princípios ser integro e transparente".
OS AMIGOS DO ORTIZ SÃO .....vários, principalmente no esporte, não vou enumerar para não esquecer de muitos.
O MOMENTO ATUAL DA SUA VIDA É...de um bom convívio com a família, amigos e no trabalho.
O QUE O SENHOR AINDA NÃO FEZ QUE SE TIVESSE CONDIÇÕES GOSTARIA DE FAZER?Graças a Deus, realizei todos os meus desejos, mas pretento fazer várias viagens conhecendo mais o nosso Brasil. QUAL O SEU ESPORTE PREFERIDO, TIME DO CORAÇÃO, E ÍDOLO? Futebol. Meu time do coração é o Palmeiras e ídolo é o Ronaldo "Fenômeno".
CITE TRÊS PERSONALIDADES ESPORTIVAS DE CAMPO MOURÃO? Itamar Tagliari, Gilmar Fuzeto e Pedro Cordeiro
CITE TRÊS PERSONALIDADES (FORA DO ESPORTE) EM CAMPO MOURÃO? José Aroldo Gallassini, Edgar Rieck e Rui Antonio Cruz.
A CAMPO MOURÃO DO PRESENTE É .... em pleno desenvolvimento
A CAMPO MOURÃO DO FUTURO SERÁ ..... referência em vários segmentos como Agrícola, Industrial e principalmente, na Educação com vários novos cursos, inclusive Medicina.
QUAL O RECADO PARA OS LEITORES DO BLOG DO
ILIVALDO DUARTE? Fica aqui o meu grande abraço aos leitores do Blog que Deus abençoe a todos.
Ortiz e seus companheiros semanais de futebol suíço na Arcam
Como filho, me permite acrescentar a definição de exemplo de como ser um excelente Pai.
ResponderExcluirTe amamos!
Claudio Victor Ortiz Martinez e Esposa Karina Ortiz.
valeu filho obrigado
ExcluirValeu obrigadão
Excluirvaleu obrigadão
ExcluirMais uma bela entrevista proporcionada pelo confrade Ilivaldo, que nos conta sobre a vida e ações do amigo Ortiz. Parabéns! Deus abençoe!
ResponderExcluirAgnaldo Feitoza
Em primeiro lugar quero parabenizar ao Ilivaldo como sempre publicando matérias excente.
ResponderExcluirE como filha só tenho a agradecer ao meu Pai Claudio Ortiz Martinez, que sempre nos deu exemplos e educação exemplar, obrigada por tudo que nos proporcionou ate hoje.
Amamos muito você!
Sua filha Milena Ortiz m. Bueno, seu genro Carlos Bueno e sua neta Camyla Gabriela Ortiz.
Nossa meu irmão que orgulho de vc. Parabéns e que Deus continue te abençoando sempre. Bom homem,bom pai, enfim uma pessoa muito especial. Sua irmã que te ama Lurdinha.
ResponderExcluirTio Cláudio,
ResponderExcluirReconhecimento merecido. Fiquei orgulhoso lendo sua entrevista. Te escrevo desde Ha Noi no Vietnã, do outro lado do mundo, e te mando um grande abraço.
Seu sobrinho.
Junior
Parabénz amigo!
ResponderExcluirVejo em você uma pessoa sensata e ética, certamente um bom marido e bom pai, merece todas as homenagens.
Abraço
Adilson Gessner e família.
(Metisa)
OI ORTIS E RAUDILEI SEMPRE ACOMPANHO OS COMENTORIO DO BAU DO LUIS, E SATISFAÇAO MUITO GRANDE EM TER FEITO PARTE DESTE TIMES E SER CAMPEAO PELA ARCAN E PELO TAGLIARI.SINTO MUITA SAUDADE DE TODOS, MORO EM VILHENA RONDONIA,SEMPRE VOU PASSEAR PELO PR. MANDA ABRAÇO A TODOS MEU EMAIL RGCIMENTO@HOTMAIL.COM.MINHA EMPRESA ABRAÇO
ResponderExcluirParabéns Pimenta. Uma excelente história de vida. Um exemplo de pessoa com valores e princípios.
ResponderExcluir