2 de mai. de 2012

QUERER, PODER E A ARTE DE SONHAR, por Ester de Abreu Piacentini


Querer – ter a intenção ou a vontade de.... , procurar, adquirir, exigir, permitir etc.etc..
Poder – ter a faculdade ou a possibilidade de...; ter autorização para, estar sujeito, arriscado, exposto a, ter força de animo, energia de vontade para, vigor de corpo ou de alma, potencia, soberania etc. etc. .
Arte – conjunto de normas para a execução mais ou menos perfeita de alguma coisa, execução pratica de uma idéia, habilidade, profissão, astúcia.
Sonho – Idéias ou imagens que se apresentam ao espírito durante o sono, visão, aspiração, desejo ardente.
Há 30 anos, a Gazeta do Centro Oeste – A Gazetinha – surgiu do querer construir um informativo quinzenal, mas que fosse a cara da região, a qual seus idealizadores escolheram para desenvolver seu trabalho e passar seus dias. O poder surgiu da garra da vontade de trabalhar e construir, o que não foi diferente como qualquer um a se que dispõe a fazer algo. As dificuldades muitas vezes transpuseram barreiras invisíveis e quase indissolúveis para seguir adiante com o querer fazer. Foi a habilidade de execução dessa força, que quando se quer algo tira não sei de onde, porque mesmo se tendo fé há momentos que são tão desgastantes que a única vontade é a de desistir. Mas o sonho de realização, o desejo de dever cumprido foi tão ardente, a conquista foi degrau a degrau, um de cada vez, não importando a altura nem a distancia um do outro. Este informativo que começou quinzenal veio pra semanal, bi-semanário, por motivos involuntários dos seus idealizadores, volta a ser semanal, mas o mais importante foi que o sonho diário não foi sufocado pelas dificuldades, permaneceu, se tornando hoje há aproximadamente 360 meses e 10.950 dias uma realidade. Minha convicção é a de que aqueles que são colocados no pódio sobem como um cometa, mas caem como um meteoro, se não tem a capacidade para sua sustentabilidade onde foram colocados, permanecem por um tempo e passam. Este lugar conquistado com trabalho, com dignidade e perseverança seu tempo é longo, mas suas raízes são fortes e sustentáveis. São tantos exemplos que temos para contar aos jovens que vem desabrochando cheios de sonhos e aspiração de sucesso, que vocês Aroldo Tissot e Sonia Sekscinski, fazem parte deles. Querer é Poder, mas faça acontecer, com a arte de sonhar. Parabéns vocês venceram!. E a comunidade agradece.

Ester de Abreu Piacentini, corretora de seguros, contadora, membro da Academia Mourãoense de Letras – cadeira 29.

Nenhum comentário:

Postar um comentário