8 de mar. de 2012

COLUNA DE CAMILA ZAZULA: Reabilitação Vestibular


Quando há uma alteração vestibular (alteração no labirinto – esse responsável pelo equilíbrio) o indivíduo geralmente sente tontura e ou vertigem com ou sem mudança de posição. Por exemplo: ao se levantar ou ao movimentar a cabeça sente tontura, com ou sem náuseas, zumbido, dor de cabeça, enxaqueca entre outros.
Acomete paciente de diversas faixas etárias, porém com incidência maior entre os 40 e 60 anos e com uma maior demanda no sexo feminino.
Essa alteração pode ocorrer inclusive em crianças que podem apresentar: enjôo em veículo em movimento (cinetose), enxaqueca, baixo rendimento escolar por problemas de equilíbrio e muitas vezes esses problemas não são percebidos pelos pais como um problema vestibular. Seria de fundamental importância que os pais estivessem atentos à esses comportamentos infantis e que essas crianças fossem submetidas à uma avaliação otonoeurológica. Se constatado o problema deveriam ser encaminhados para a reabilitação vestibular o quanto antes melhor.

Algumas das causas de alteração vestibular:
- Hipertensão;
- Doenças metabólicas (colesterol alto),
- Anemias;
- Problemas cervicais;
- entre outros.
Semana que vem continuaremos a falar deste tema, aguardo vocês...
Dúvidas, opiniões, observações: envie seu email para
camilazazula@hotmail.com ou me procure na Clínica Betel (44 3017-5577) na Rua Panambi 1966, ou na Clínica Oto – Oftálmica (44 3016-2332), em Campo Mourão-PR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário