1 de fev. de 2012

TRAGÉGIA NO EGITO:ATÉ onde vai o fanatismo no mundo do futebol?


Quando fiquei sabendo desta tragédia ocorrida no Egito ao final de uma partida de futebol fiquei estarrecido e muito triste. O saldo dos sangrentos distúrbios deixaram 74 mortos e 1 mil feridos após o jogo em Port Said, entre Al Masxry e Al Ahli, vencido pelo primeiro. Foi o maior desastre na história futebolística do Egito, disse o vice-ministro da Saúde, Hesham Sheiha.
O tumulto começou quase no final da partida, quando o Al Masry, mandante do jogo, vencia por 3 x 1, quando torcedores do Al Ahli abriram cartazes ofendendo Port Said. Um deles entrou no campo com uma barra de ferro. A torcida do Al Masry reagiu invadindo o gramado e agredindo os atletas do Al Ahli, e depois voltaram às arquibancadas para bater em torcedores rivais.
A maioria das mortes foi de pessoas pisoteadas pela multidão ou que caíram das arquibancadas, segundo testemunhas.
A TV transmitia a partida ao vivo e mostrou torcedores correndo pelo gramado atrás de atletas do Al Ahli. Alguns policiais formaram um corredor para tentar proteger os jogadores, mas aparentemente foram dominados pelos torcedores, que continuaram chutando e socando os atletas em fuga.
"Isso não é futebol. É uma guerra, e as pessoas estão morrendo na nossa frente. Não há movimento, não há segurança e não há ambulâncias", disse Mohamed Abo Treika, jogador do Al Ahli, ao canal de TV do clube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário