11 de mai. de 2011

COLUNA DA FONOAUDIOLOGA CAMILA ZAZULA: A importância da Anamnese Fonoaudiológica



A anamnese é uma entrevista detalhada, realizada com objetivo de coleta de dados do paciente, para melhor entender-se sua história, onde após esta entrevista será realizada uma avaliação para conduzi-lo ao processo terapêutico.
Esta entrevista, deve ser minuciosa, levantando dados desde a gestação até os dias de hoje
. A Anamnese deve ser realizada com quem tem, mais contato com o sujeito.(Ex: mãe, pai, babá, avó, avô, tio, tia, etc.) Quanto mais observador for entrevistador, melhor será a Anamnese.
Durante a anamnese, a pessoa deve ser avaliada por completo .Nunca uma anamnese será como outra. É preciso ter contado de olho.
Existem 3 tipos de anamnese, que são:
Dirigida: para informantes extremamente subjetivos, falantes, que falam de tudo, relata fatos não relevantes para o momento. Deve-se usar perguntas mais objetivas, mais pontuadas.
Indireta: para informantes tranqüilos, que sabem relatar, com uma simples pergunta, o informante relata toda a história do criança, por exemplo.
Eclética: é a mais próxima do ideal. Para informantes às vezes falante ora falam o que é relevante.
A partir do momento que se decide fazer uma anamnese, deve-se planejar um roteiro a se seguido, para se saber qual caminho tomar. Tudo dependerá do tipo do sujeito a ser aplicada a anamnese. A entrevista deve ser de acordo com a vida da pessoa.
Para que se tenha uma processo terapêutico eficiente dependerá de como a anamnese foi realizada. Sendo de suma importância essa primeira entrevista para o sucesso no processo terapêutico, tanto para o paciente quanto para o terapeuta.
Aguardo vocês na semana que vem com novas curiosidades sobre a Fonoaudiologia.
Dúvidas, opiniões, observações: envie seu e-mail para camilazazula@hotmail.com ou me procure na Clínica Betel (44 3017-5577) na Rua Panambi 1966, em Campo Mourão - PR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário