Chegou o grande dia dos contadores de causos e mentiras mostrarem suas habilidades. Hoje, sexta-feira (1/4) às 20 horas doze competidores já selecionados pela Fundação Cultural-Fundacam disputam cerca de R$ 6 mil no Festival da Mentira e Causo, 18º Concurso Pinóquio. A entrada no teatro Municipal será gratuita, e os convites estão sendo entregues na casa da Cultura em troca de Uma lata de óleo vegetal que será doada à Casa de Apoio ao Portador de Câncer de Campo Mourão. Além das apresentações da competição o público poderá assistir a apresentações dos comediantes Creuzentina, Josivan Santos e da Orquestra Raiz Sertaneja, de Marialva.
O Festival que é tradicional na cidade tem por objetivo comemorar o Dia Nacional da Mentira (1º de abril) e valorizar uma das expressões folclóricas mais populares do Brasil, a contação de causos. O evento é dividido nas categorias Maior Mentira – categoria infanto-juvenil de 07 a 15 anos, Maior Mentira – categoria adultos, e Maior Causo – categoria adultos.
Os concorrentes representam as cidades de Campo Mourão, Farol, Terra Boa, Marialva e Castro e serão os seguintes: Mentira Infanto-Juvenil: Causo de Pescador (Luiz H. S. Ramos & Matheus C. dos Santos), Segredo de Futebol (Alisson V. de Oliveira & Cristiano H. de Oliveira.
Mentira Adulto: A Mentira Verdadeira (Raymundo Spaki), Férias na Bahia (Anderson Carolo Pedroso), A Lamparina (Mauro H. de Oliveira), Tonho do Bem (Cícero P. de Souza) e Dentista Assustado (Luiz Gonçalves Sobrinho)
Maior Causo: Causos de Compadre (Aristeu Pereira de Jesus), Fidelidade (Danilo dos S. Bueno), Naquele papel morreu José (Cesar R. M. da Silva) , O Fantasma da Praça da Ucrânia (Paulo R. C. de Oliveira) e A Lenda do Beijo que canta (Geovane da S. Rodrigues).
A Orquestra Raiz Sertaneja de Marialva foi fundada em 2009 sob a regência do Maestro Antonio Pepato e é composta de 40 músicos/cantores e com sanfonas, violões, cavaquinhos, percussão e voz. O repertório é eclético e heterogêneo, dando ênfase a música sertaneja.
Nenhum comentário:
Postar um comentário