22 de mai. de 2010

ENTREVISTA DE DOMINGO: Nestor Fernandez Carrera, o "Gringo"


O uruguaio Nestor Fernandez Carrera, o "Gringo", nascido há 56 anos em Montevidéu, no Uruguai, residente em Campo Mourão desde 1991, é o homenageado deste final de semana na ENTREVISTA DE DOMINGO.
Gringo recebeu emocionante homenagem na edição 778 do nosso programa "Tocando de Primeira", em 14 de junho de 2008, na rádio Rural AM de Campo Mourão.
Presente nas duas últimas décadas nas mais importantes competições locais, regionais e nacionais (Jogos da Juventude e Abertos do Paraná), Gringo é uma figura carismática,
de muitos amigos e presença obrigatória em diversos campeonatos.
De coração imenso, ele está sempre disposto a ajudar quem precisa dos seus conhecimentos e da sua experiência, adquirida ao longo do seu profissionalismo.
Uma homenagem justa a quem faz e continua fazendo com muita garra e vibração, sempre apaixonado pelo que faz.Abaixo imagens do símbolo da seleção uruguaia e do time platino Campeão da Copa de 1930.

QUEM É NESTOR FERNANDEZ? Nasci em Montevidéu, no Uruguay, em 26 de julho de 1953. Sou filho de Manuel Luis Fernandez e Maria Helena Carrera. Sou casado com Lourdes Colchon há 7 anos.
ONDE E COMO FOI SUA INFÂNCIA? Foi em Montevidéu, na avenida Rivera, 1542, no bairro Malvio Colle no Uruguay. Foi muito gratificante, pois como diz "tem passado tem história e eu tenho várias".
DESDE QUANDO O SENHOR ESTÁ EM CM E PORQUE ESCOLHEU ESTA CIDADE PARA VIVER? Cheguei em 1991, vim trabalhar no Sport Club Campo Mourão, a convite do "Babá". Ao chegar aqui, fui muito bem recebido e fiz grandes amizades. Hoje, já me considero um mourãoense.
POR QUÊ GRINGO, QUEM LHE DEU ESTE APELIDO? Na minha primeira entrevista na rádio quando eu cheguei aqui, fui entrevistado pelo repórter João Nereu, o qual disse para os ouvintes que agora Campo Mourão tinha um “gringo” no esporte mourãoense.
COMO O SENHOR SE DEFINE? Uma pessoa muito emotiva, com um grande coração, se preocupa com o bem estar das pessoas, bastante agitado, ativo, sempre apaixonado pelo que faço.
ONDE O SENHOR ESTUDOU? Montevidéu, no Uruguay.
QUAL FOI SUA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL? Cerro de Uruguay, Apucarana Atlético Clube, Sport Club de Campo Mourão, Sociedade Esportiva Matsubara, Cascavel Futebol Clube, Tuiti Futsal, Estrela do Norte Futebol Clube (Espírito Santo ), Seleção Paranaense de Handebol, e Fundação de Esportes de Campo Mourão. NO ESPORTE, JÁ JOGOU ALGUMA MODALIDADE? QUAL? futebol (goleiro)
COMO E QUANDO NASCEU ESTA PAIXÃO PELA FISIOTERAPIA? Eu nasci com parentes dentro da medicina, e na área do esporte, comecei a gostar desde quando jogava, d daí comecei a estudar e a me aperfeiçoar. Sou um apaixonado pelo que faço.
O QUE É MASSORETAPIA E QUAIS AS SUAS VANTAGENS? Massoterapia tem aplicação na prevenção de distensões e lesões, que podem acontecer por causa excesso de tensão. As suas vantagens como terapia de reabilitação tem sua aplicação bastante conhecida por causa do futebol, onde quase todos os times contam com um massagista para auxiliar na recuperação muscular e ajudar na reabilitação em alguns casos de lesões.
QUEM DÁ MAIS TRABALHO ATLETA MASCULINO OU FEMININO?Depende da modalidade.
QUAIS OS PRINCIPAIS TÍTULOS QUE O SENHOR CONQUISTOU NESSES ANOS TODOS? Campeão dos Jogos Abertos, dos Jogos da Juventude, e três vezes Campeão Brasileiro no Handebol masculino e feminino.QUAL PROJETO GOSTARIA AINDA DE REALIZAR QUE AINDA NÃO FOI? Gostaria de fazer um estágio e conhecer o trabalho do Hospital Juscelino Kubitschek, em Brasília.
COMO ESTÁ O ESPORTE MOURÃOENSE ATUAL E O FUTURO COMO SERÁ? Está muito bem, e penso que está caminhado para um futuro melhor.
SER QUERIDO PELOS ATLETAS É....ser dedicado, transmitir confiança no que vai fazer, tratar todos com muito respeito e profissionalismo. TEM ALGUMA PASSAGEM NA SUA VIDA QUE FOI MARCANTE PARA SUA PROFISSÃO NO MEIO ESPORTIVO? Nos Jogos Abertos do Paraná em Ponta Grossa, em 1994, estava assistindo um jogo de handebol, quando uma atleta caiu, bateu a cabeça e perdeu os sentidos. Como não havia ambulância no local, ela foi levada para o hospital com a kombi da Fecam e eu fui fazendo respiração boca-a-boca na atleta, o que permitiu ela resistir até receber o atendimento médico necessário. Isso marcou muito minha vida, pois estava na hora certa no local certo. ÉTICA EM UMA FRASE É.... postura, comportamento e conduta moral diante da sua profissão e das pessoas envolvidas nela.
OS AMIGOS DO GRINGO SÃO....Muitos, graças a Deus. Vou correr o risco e enumerar alguns.... Minha esposa Lourdes em primeiro lugar, e vários de longa data como Renato Arruda do Nascimento, Getulio Ferrari Júnior, Itamar Tagliari, Jair Grasso, Gika, professoras Rosangela Koch e Silvana Casali, professor Carlão Koch, Karla Tureck e dr. Jocimar Teixeira Lima (Espírito Santo) em especial. Mas tenho muito mais com certeza que contribuíram muito na minha formação pessoal e profissional. O MOMENTO ATUAL DA SUA VIDA É... Sou uma pessoa realizada, tenho uma família maravilhosa. Agradeço a Deus sempre por me dar a oportunidade de viver isso a cada dia. Na foto com a esposa Lourdes. O QUE O SENHOR AINDA NÂO FEZ QUE SE TIVESSE CONDICÕES GOSTARIA DE FAZER? Gostaria de ter a oportunidade de fazer um centro esportivo, tipo um centro de acolhimento o qual acolheria todas as crianças abandonadas
QUAL O SEU ESPORTE PREFERIDO, TIME DO CORAÇÃO E ÍDOLO? Handebol, futebol e basquete. Sou corintiano e meu ídolo é o Pelé.
QUAL O MELHOR TIME QUE JÁ VIU JOGAR? Santos na época do Pelé e Peñarol do Uruguay, se não me falha a memória no ano de 1970. Acho que foi Santos 4 x 3 Peñarol.
CITE TRÊS PERSONALIDADES ESPORTIVAS DE CAMPO MOURÃO?
Itamar Tagliari e Jair Grasso (na foto com o homenageado), Gika, Jonas, Birão..... Pena que só posso citar três, pois tenho bem mais. CITE TRÊS PERSONALIDADES (FORA DO ESPORTE) EM CM? Dr. Irineu Brzezinski, Dr. José Aroldo Galassini e Dr. Rubens Sartori (foto).
A CAMPO MOURAO DO PRESENTE É...
Uma cidade maravilhosa.
A CAMPO MOURAO DO FUTURO SERÁ...
Aquilo que queremos e almejamos está dentro de cada um, portanto o futuro depende somente de nós.
O QUE REPRESENTOU A HOMENAGEM RECEBIDA NO PROGRAMA TOCANDO DE PRIMEIRA?
Foi um dos dias mais feliz da minha vida.
Na foto, Gringo, emocionado com o quadro, o troféu Tocando de Primeira e os amigos no rádio mourãoense na edição 778 do programa. Inesquecível momento para o esporte brasileiro e uruguaio. QUAL O RECADO PARA OS LEITORES DO BLOG? Estou me sentindo muito honrado com esta homenagem, de poder contar um pouco da minha história, e poder através do seu BLOG agradecer as pessoas que me ajudaram nessa minha caminhada. MEU RECADO É NUNCA DESANIMAR E ACREDITAR SEMPRE, POIS COM FÉ CONSEGUIMOS TRANSFORMAR A CADA DIA NOSSAS VIDAS.

8 comentários:

  1. Parabéns mais uma vez Ilivaldo, pois o Gringo merece esta homenagem.
    É um profissional dedicado e um grande amigo com o qual tive a oportunidade de trabalhar e conviver, inclusive estava com ele quando salvou a atleta nos Jogos em Ponta Grossa em 1994 e isso me marcou muito também, foi quando percebi o quão profissional e competente é o Gringo.
    Tenho certeza que a maioria dos atletas de Campo Mourão e de vários municípios do Paraná o conhecem e o reconhecem como um excelente profissional.
    Parabéns e obrigado Gringo por tudo que fez e continua fazendo pelo esporte de Campo Mourão, do Paraná e do Brasil.
    Um grande abraço e sucesso a você.
    Carlão

    ResponderExcluir
  2. O gringo citou muito bem uma personalidade de Campo Mourão: Rubens Luiz Sartori. Figura impoluta, da qual sou feliz em ser amigo!

    ResponderExcluir
  3. Parabens ao Blog do Ilivaldo, do Pedro da Veiga.
    Esportes, politica e cultura. Música tambem é cultura, e com meu humilde blog de Rock N'Roll, acredito estar contribuindo de certa forma para a informação do povo. Abraços do Juma Durski.
    http://blogdojumadurski.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. CARO ILIVALDO,
    PRBNS PELA HOMENAGEM AO GRINGO, ELE MERECE.
    PESSOA FANTÁSTICA QUE ATENDE A TODOS COM MUITA
    COMPETÊNCIA E O MAIOR CARINHO. EU E A ADENILDA
    DEVEMOS MTO AO GRINGO E DESEJAMOS A ELE O QUE HA DE MELHOR. O GRINGO É O ANJO DA GUARDA DOS
    ESPORTISTAS MOURÃOENSES. ABÇS, JAIRO/ADENILDA

    ResponderExcluir
  5. Ilivaldo, mais uma grande e justa homenagem em vida.
    Esportista de primeira, conhecido e reconhecido país afora pela competência profissional.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  6. PARABENSS!!!!!!!!!!! é isto ai Nestor tudo o que fazemos com dedicação e carinho, vale a pena comemorar.... saudades....bjs...

    Carmem Colchon - Curitiba

    ResponderExcluir
  7. O Gringo se define muito bem: "Uma pessoa muito emotiva, com um grande coração, se preocupa com o bem estar das pessoas, bastante agitado, ativo, sempre apaixonado pelo que faço".
    Assino em baixo e acrescento... parceiro até em baixo d`agua, pra o que der e vier. Obrigada Gringo pelo apoio e dedicação.
    Ilivaldo parabéns por mais essa justa homenagem.

    Silvana Casali

    ResponderExcluir
  8. Que Passa" esta é a frase predileta do meu amigo Gringo, quando vai atender algum atleta, e o legal que ele chega só correndo, e o pior não consigo vê-lo diferente.

    Não da para resumir neste espaço o que sinto pelo meu grande amigo (um paizão), profissionalmente sem comentários.

    Gringo, só quero registrar neste momento, o grande carinho e amor que sinto por você,e que você continue com esta energia toda e trabalhando sempre (porque você não nasceu para ficar parado.

    Beijo meu parceiro

    Te amo muito (ainda bem que a Lurdes não fica brava...ela é maravilhosa também)

    Rosângela Koch

    ResponderExcluir