4 de out. de 2009

ENTREVISTA DE DOMINGO: Sidnei Jardim


Sidnei de Souza Jardim, mourãoense nascido na Capital do Centro-Oeste do Paraná, uma pessoa simples, do povo, que foi líder comunitário na Vila Urupês, eleito vereador e reeleito por quatro mandatos é homenageado hoje aqui no BLOG na ENTREVISTA DE DOMINGO.
O filho do "seo" Osmar e da dona Maria - na foto, que bati ontem a tarde (03/10) no ginasinho JK ao lado de um dos símbolos de Campo Mourão- menino de Alto Alegre e da Vila Urupês, onde vive até hoje, é um cidadão feliz, que trabalha desde os seus sete anos. Ele orgulha de antes de ser advogado e vereador, ter sido catador de papel, engraxate, sorveteiro, pasteleiro, babá, bóia fria e balconista de lanchonete, entre outras atividades.
E tudo antes de freqüentar a Guarda Mirim, onde conseguiu emprego como Office-boy na antiga madeireira Imaco e Thermas Jurema.
Flamenguista, Sidnei conta um pouco da sua história e relata o que pensa sobre a política, Campo Mourão e como deve ser a atuação de um vereador. Uma ótima leitura e excelente domngo sob as bençãos e graças de Deus.
QUEM É SIDNEI DE SOUZA JARDIM? Sou filho de Osmar de Souza Jardim e Maria Olímpia Jardim (ambos in memorian), dois grandes guerreiros que tiveram 09 filhos. Sou casado com Fátima Jardim, pai do Eduardo Jardim (21 ano
s), Vinicius Jardim (17 anos) e a bela Paula Beatriz Louback Jardim (07 anos). Nascido em Campo Mourão no dia 15 de abril de 1968, nunca sai desta cidade maravilhosa.

ONDE E COMO FOI SUA INFÂNCIA? Primeiramente, no Alto Alegre, na propriedade rural da minha família. Após 3 ou 4 anos passei a morar na Vila Urupês, onde resido até hoje. Na foto, Sidnei Sinhozinho em uma das muitas festas que participava quando criança.
Minha infância foi muito feliz, muito pobre é verdade, porém nunca nos faltou felicidade. Trabalhei desde os 07 anos como catador de papel, engraxate, sorveteiro, pasteleiro, babá, bóia-fria, balconista de lanchonete na Fecilcam, Integrado, Chopani, e PUC de Peabiru. Tudo isto antes dos 12 anos, porque após isto fui Guarda Mirim e consegui meu emprego como office-boy na antiga madeireira Imaco e Thermas Jurema. Às vezes trabalhava descalço pelas ruas de Campo Mourão, pois não tinha dinheiro para comprar chinelo.
Na Vila Urupês, só tive felicidade. Aprendi a nadar no Rio 119, nadei muito na antiga prainha humaiti, brincava pelas ruas com meus amigos - entre eles o Ilivaldo Duarte, onde jogamos muita bola na antiga travessa Guaira, hoje Perimetral Tancredo Neves. Brincávamos de bola até não enxergar mais nada na escuridão.
Lembro também dos famosos “buracões” da Vila Urupês, onde em alguns lugares eles tomavam conta da rua inteirinha e nós brincávamos dentro deles, nadava dentro deles em dia de chuvas. Cassávamos passarinho no mato do “trancheski”, junto com lagartos e tanajuras,,que depois de assados, eram comidos por nós.
São tantas coisas que não escreverei tudo. Primeiro porque vão duvidar e segundo porque as pessoas envolvidas não me autorizaram e não sei se permitiriam.
No entanto, preciso dizer que convivi com todo tipo de pessoa - boas e más, tenho amigos de infância que são ótimos profissionais, exemplos de pai de família, mas também, tenho amigos presos, por ter cometido crimes. Tive vários amigos assassinados.
Nunca me envolvi na criminalidade, não furtei, nunca usei drogas, álcool, cigarro ou qualquer outro tipo de vício. Digo isto para servir de exemplo e para que não tenha discriminação, pois a pessoa pode crescer neste meio, mas não se deixar influenciar por ele.
COMO O SENHOR SE DEFINE? Uma pessoa normal, apaixonada pela vida, pela família, pelos amigos e com vontade de viver e trabalhar muito por uma sociedade melhor.
ONDE O SENHOR ESTUDOU? Escola Vila Urupês, Colégio Estadual, Colégio Marechal Rondon, Fecilcam, Universidade Paranaense (Unipar).
QUAL FOI SUA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL? Bem, já disse acima que fui catador de papel, engraxate, sorveteiro, pasteleiro, babá, bóia-fria, balconista de lanchonete na Fecilcam, Integrado, Chopani, PUC Peabiru. Tudo isto antes dos 12 anos, porque após isto fui Guarda Mirim e consegui meu emprego como Office Boy na antiga madeireira Imaco e Thermas Jurema. Após, fui trabalhar de Relojoeiro na Gouveia, onde depois fui promovido a gerente da Gouveia Móveis. Fui Diretor Geral da Prefeitura, Secretário Municipal da Ação Social e estou no meu quarto mandato seguido de vereador. E sou advogado.
NO ESPORTE, JÁ JOGOU ALGUMA MODALIDADE? QUAL? Por brincadeira, várias, como quase todos. Como atleta fui Carateca, inclusive defendendo Campo Mourão e conquistando medalhas e troféus.
COMO E QUANDO NASCEU ESTA PAIXÃO PELA POLÍTICA? QUEM FOI O "CULPADO"? Fui numa reunião de um deputado na Prainha Humaiti. Percebi que ele estava enrolando e mentindo paras as pessoas. Levantei, fiz meu primeiro discurso na vida, fui muito aplaudido e provei a enganação. De forma “topetuda” sugeri que todos fossem embora. Não é que deu certo! Todos me seguiram abandonando a reunião. O deputado e seus assessores, o político descobriu onde eu trabalhava e foi lá “pedir minha cabeça”, mas o patrão não aceitou e me manteve no emprego. Revoltei-me com este tipo de político. Comecei a participar mais da Associação de Moradores, onde fui secretário e presidente. Daí, ingressei de vez na política.
O “culpado” foi meu pai (Osmar Jardim). Ele ia a todas as sessões da Câmara e quando não ia ficava ouvindo pelo Rádio. Com isto me interessei pela política. Percebi que meu pai tinha grande vontade de ser vereador, mas pela sua simplicidade e falta de estudos sempre foi usado e descartado como "lixo" por alguns políticos.
Decidi provar a ele que a família poderia ter um político de sucesso, respeito e que dignificasse o sobrenome da família Jardim. Entrei para a política e com as vitórias que tive, provei ao meu pai, antes dele morrer, que nossa família era respeitada na política mourãoense. Então, meu pai foi o “culpado”.
QUAL A EMOÇÃO DA SUA PRIMEIRA ELEIÇÃO? Foi muito grande. Não consegui dormir após a confirmação. Fiz 1.236 votos. O êxito do pleito aconteceu pelo meu trabalho na Associação da Vila Urupês e como diretor geral na Prefeitura, junto com minha família, amigos e parentes, que tenho “de sobra”.
QUANTOS VOTOS O SENHOR FEZ NAS SUAS 4 ELEIÇÕES? FAÇA UMA ANÁLISE DOS MESMOS E A QUE SE DEVE SUAS REELEIÇÕES?
Recebi 1.236 votos (1996), 688 votos (2000), 1.327 votos (2004) e 1.387 votos (2008). Na análise dos votos deve se levar em conta o número de candidatos. Sempre evolui no percentual de votação. O povo tem reconhecido cada vez mais o meu trabalho. As minhas reeleições se devem ao fato de o povo ter simpatia comigo e credibilidade pelo meu trabalho.
A minha maior votação vem da Vila Urupês, no entanto tenho votos em todos os bairros. Na maioria das minhas eleições fui o único vereador que fez votos em todas as urnas da cidade, ou seja, não sou mais vereador deste ou daquele bairro. Hoje posso dizer que todos os bairros me tratam igual ao centro. Lembrando que sou o único Vereador com 4 mandatos seguidos.
Ressalto ainda, apenas a titulo de informação, que não me aposento com determinado número de mandatos, como afirmam alguns mal intencionados. Aposentarei-me por tempo de contribuição como qualquer outro cidadão e nem penso nisto no momento. Um vereador pode ser candidato quantas vezes quiser.
A POLÍTICA PARA O SENHOR É MEIO DE SOBREVIVÊNCIA? E AQUELES QUE SÓ VIVEM DO SEUS CARGOS E A QUALQUER CUSTO TENTAM SE MANTER NO PODER? Não. Estes políticos estão equivocados em relação à verdadeira finalidade da política, no entanto temos que ressaltar que eles são eleitos, estão lá com o apoio do povo, ou seja, boa parte da população concorda com esta prática.
QUEM DOS POLÍTICOS DE HOJE OU DE ONTEM SERVE DE INSPIRAÇÃO PARA O SENHOR? Rubens Bueno (Foto), Tauillo Tezelli, Tancredo Neves, Mário Covas, Fernando Henrique Cardoso, Ulisses Guimarães e outros.
E A CORRUPÇÃO EM TODOS OS PODERES. COMO O SENHOR ANALISA ESSA QUESTÃO? A vergonha Nacional. Temos que analisar que a classe mais criticada é a política, no entanto temos que ir além, pois ela esta em todos os cantos do Brasil. Às vezes a pessoa “detona” os políticos por corrupção, só que quando o caixa do mercado lhe dá um troco a mais ela não devolve, quando o guarda lhe para por alguma irregularidade, ela oferece um “cala boca” pra ele, e assim vai...
QUAL É O PRESENTE DA NOSSA POLÍTICA MOURÃOENSE? E O FUTURO? Igual o passado. Espero que seja melhor e vou fazer a minha parte.
QUAIS CIDADÃOS PODEM SER NOVIDADES E BRILHAR NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES? Não teremos novidades, o que, aliás, tem seu lado bom, porque algumas novidades frustram as pessoas e o sonho acaba.
ÉTICA EM UMA FRASE É.... No Brasil quem tem ética parece normal e às vezes até “bobo”.
A SUA FAMILIA É.... Muito unida, feliz e é tudo pra mim.
SER VEREADOR É... Uma responsabilidade muito grande e ao mesmo tempo uma gratificação por fazer o bem para o povo.
A CÂMARA MUNICPAL DE CM É... A casa do povo e lá estão aqueles que este mesmo povo escolheu pra lhes representar.
QUEM É O MELHOR VEREADOR DESTA LEGISLATURA E POR QUÊ?
Em respeito aos outros 9 colegas vereadores eu “pulo” esta pergunta. No entanto, afirmo que de uma forma geral a população esta muito bem representada pelos seus vereadores.
O MOMENTO ATUAL DA SUA VIDA É... De ótimo para melhor ainda.
QUAL É O SEU FUTURO POLÍTICO? SERÁ CANDIDATO A DEPUTADO, VEREADOR OU A PREFEITO? Indefinido.
SUSCINTAMENTE, QUAIS OS PROJETOS DE SUA AUTORIA, QUE MAIS EMPLACOU? É difícil ser suscinto, pois sou o Vereador que mais apresentou projetos na história da Câmara, entre eles o Passe Livre do Estudante, a Escovação dentária nas Escolas, proibição dos Caça-níqueis, estímulo aos doadores de sangue, Código de Saúde, Estatuto da Juventude, Central de Empregos para Portadores de Deficiência, Regulamentação da Propaganda com Carro de Som, Destinação de 50% do lucro da Festa do Carneiro para Entidades Sociais, Obrigação de Consultas Médicas e Exames no prazo máximo de 30 dias, Criação da Guarda Municipal, Instituição do Vale Alimento para o Servidor, Instituição do Servidor do Ano, Criação da APIM-Associação do Pioneiro Mourãoense. Na foto ao lado, registrei sua presença ontem (03) na abertura dos Jogos dos Comerciários do PR promovido pelo Sesc, no ginasinho JK.
Na área do Esporte: Implantação de Aulas de Karatê, Kung Fu e Capoeira nas Escolas; criação dos Jogos Universitários, Jogos Primários e Jogos Escolares. Projeto que institui o uso das Escolas nos Finais de Semana e Feriados e Institui o Dia da Família na Escola.
Como Secretário da Ação Social criei a Assistência Jurídica Gratuita, Coordenadoria da Qualificação Profissional, Coordenadoria da Juventude, Escola Indústria, PAS, Central de Arrecadações, Central de Referência da Pessoa Portadora de Deficiência, Estatuto do Idoso e os Lotes Isolados, entre outros. Os projetos que me frustraram não merecem ser lembrados.
O QUE O SENHOR AINDA NÂO FEZ QUE SE TIVESSE CONDICÕES GOSTARIA DE FAZER? Na área política pretendo trabalhar muito ainda pela Implantação da Guarda Municipal, Cidade da Criança, Reativação da Guarda Mirim - na foto, Sidnei quando estava na Guarda Mirim, que abriu as portas para os seus primeiro empregos-, e implantação da Farmácia Básica 24 horas, entre outros. Na vida pessoal ainda me falta uma grande viagem com minha família e ver meus filhos formados e grandes profissionais.
E NO ESPORTE, CASO FOSSE SECRETÁRIO DE ESPORTES EM CM QUAIS SERIAM SUAS PRIORIDADES? Trabalharia com projeto de base, ainda falta isto em Campo Mourão. Temos que tirar nossas crianças da frente do computador e da criminalidade, levando-os para o esporte. Isto começa na base. Ouço muito das pessoas que existe uma “panelinha” no esporte Mourãoense, são sempre os mesmo que ganham recursos e projetos, temos que “abrir” de vez a Fecam. O esporte amador, as crianças, os alunos, os bairros.
QUAL O SEU ESPORTE PREFERIDO, TIME DO CORAÇÃO E ÍDOLO?
Futebol. Flamengo. No passado o Zico. No presente o Goleiro Júlio Cesar.
CAMPO MOURÃO PODERÁ TER UM NOVO GINÁSIO DE ESPORTES?
Pode não, vai ter.
QUAL O MELHOR TIME QUE JÁ VIU JOGAR? O Flamengo de1981 e 82, e a Seleção Brasileira de 82.
CITE TRÊS PERSONALIDADES ESPORTIVAS DE CAMPO MOURÃO?
Sandra - esposa do Walmir Lima - no Handebol, Felipinho, filho do Gordo e da Eliane, no futsal e meu filho Vinicius (Futsal e Futebol).
CITE TRÊS POLITICOS DE DESTAQUE? Tancredo Neves e Ulisses Guimarães (do bem) e Hitler (do mal).
CITE TRÊS PERSONALIDADES DE CAMPO MOURÃO? Três é muito pouco, em respeito às outras aproximadamente 90.000 personalidades, vou “pular” esta pergunta.
CITE TRÊS PERSONALIDADES QUE GOSTARIA DE LER SUA HISTÓRIA AQUI NESSE BLOG? Ilivaldo, Sandra e Felipinho (foto).
A CAMPO MOURAO DO FUTURO SERÁ: Mil vezes melhor que a de hoje.
O GOVERNO NELSON TURECK É.... Populismo, corrupção, mentiras, falsas promessas, incompetência, nepotismo e desorganização.
O GOVERNO LULA É..... Populista, corrupção e sem criatividade, vive do plano Real e da Bolsa Família que são da época do Fernando Henrique. Mantêm as Centrais Sindicais, a UNE e o MST com dinheiro público, para ter os movimentos sociais do seu lado, o que é uma compra do tal populismo e com nosso dinheiro.
QUAL PERGUNTA NÃO FOI FEITA QUE GOSTARIA DE TER RESPONDIDO? Muitas, mas entendo que o espaço é pequeno e estou muito grato pela oportunidade e pelas perguntas feitas. Sidnei, na foto, entrega a Moção da Câmara a este jornalista motivada pela comemoração dos 800 programas "Tocando de Primeira" em novembro de 2008.
QUAL O SENTIMENTO POR RECEBER ESTA HOMENAGEM E PARTILHAR UM POUCO DA SUA VIDA E DA SUA HISTÓRIA?
Gratidão e agradecimento.
QUAL O RECADO PARA OS LEITORES DO BLOG? Continue com o Ilivaldo onde ele for, pois só não lê o Blog do Ilivaldo quem não sabe ler.

7 comentários:

  1. Essa matéria foi prá acabar.....Adeus Blog do Ilivaldo

    ResponderExcluir
  2. Esta matéria é pra lá de boa, mostra a humildade do Vereador e a realidade de Campo Mourão. Temos várias lideranças assim, mas que não adimitem o passado pobre e humilde.Parabéns Sidnei Jardim. Mas fiquei ainda mais feliz pelo Felipe ser sua personalidade esportiva. Anotem ai! Este menino vai longe e vai brilham em nome de Campo Mourão. Lembrar a Sandra jogando handebol foi demais. Eu tambem tenho saudades da época da nossa grade seleção de handebol. A Sandra sem sombras de duvidas entrou pra história do esporte desta cidade. Obrigado Sidnei por nos lembrar de pessoas assim. Obrigado Ilivaldo por entrevistar pessoas igual o Sidnei. Estou aguardando mais entrevistas como esta.

    ResponderExcluir
  3. Parabens Ilivaldo pela excelente entrevista, e o Dr. e vereador Sidnei Jardim esta de parabens pelo seu trabalho como vereador, pessoa séria de carater,virtude pouca encontrada nos nossos politicos.

    ResponderExcluir
  4. Este Vereador esta desinformado. Citar personalidades do esporte que ninguém conhece é desrespeitar a história do noso esporte. Ele tá de brincadeira. A Sandra pra saber quem é, ele informou que é esposa do Valmir. Já o Felipe ele teve que informar que é filho do Gordo e da Eliane. Porque não citou alguém conhecido? Porque citar pessoas que não tem destaque nenhum? As pessoas citadas são conhecidas por ser mulher daquele ou filho do outro. Então porque não falou de alguém que relmente tenha expressão, que a comunidade esportiva saiba quem é? e ainda teve coragem de sugerir que eles sejam os próximos entrevistados, ora vamos entrevistar que realmente é conhecido e merece reconhecimento. Finalizo dizendo que o Vereador Sidnei não conhece nossas personalidades esportivas e citou estes dois, assim como seu filho, só para fazer média politica. Isto é feio.

    ResponderExcluir
  5. esse cara é um demagogo.....
    temos que separar o joio do trigo....
    essa foi uma péssima materia, não pelo entrevistador mais sim pelo entrevistado...
    ilivaldo escolha melhor seus entrevistados

    ResponderExcluir
  6. Quanto rancor das pessoas. Quer dizer que por citar pessoas menos conhecida o entrevistado virou demagogo? Por contar a história da sua vida, que deve ser verdadeira, até porque ele citou o Ilivaldo como testemunha, ele é demagogo? Eu conheço o Felipinho e a Sandra, são pessoas que merecem ser citados em todas as entrevistas. Parabéns Sidney Jardim, por ser humilde e lembrar dos humildes. Chega de só falar da panelinha do esporte mourãoense.

    ResponderExcluir