7 de abr de 2016

SÁBADO, 9 DE ABRIL é o Dia da Biblioteca

Um Decreto brasileiro datado de 09 de abril de 1980 instituiu no país a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, bem como o Dia do Bibliotecário. Por este motivo, o dia 09/04 é conhecido como o Dia da Biblioteca. 
Em caráter de curiosidade, a Semana Nacional do Livro e  da Biblioteca é comemorada de 23 a 29 de outubro, e o  Dia do Bibliotecário foi determinado para o dia 12 de março: data de nascimento do publicitário, escritor e poeta cearense Manuel Bastos Tigre, que exerceu a função de bibliotecário por 40 anos, sendo considerado o primeiro bibliotecário por concurso do Brasil. 
A comemoração desta data é essencial para relembrarmos a importância da leitura, apesar de muitas  pessoas não gostarem de praticar esta atividade,  conforme define Carlos Drummond de Andrade em frase  célebre sobre a leitura. "A leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas por incrível que pareça, a  quase totalidade, não sente esta sede". Além de ser importante culturalmente, é comprovado  que o hábito da leitura causa bem-estar mental. Estudos recentes mostram que o processo de imaginação que as pessoas fazem quando lêem um livro é muito diferente daquele gerado por um filme ou outro método audiovisual, por isso, existem tratamentos de saúde feitos com Biblioterapia. 
Em uma de suas palestras, Bill Gates declarou: "Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever – inclusive a sua própria história". Por que não seguir este exemplo? 
Os livros são importantes tanto para a formação cultural como a formação de uma pessoa como cidadã, e é na biblioteca, em meio a todos os livros que um mundo diferente é descoberto pelas crianças, adolescentes e adultos. Mas, com o advento da tecnologia, computadores, e internet, muitas bibliotecas têm caído no esquecimento e sendo substituída por acervos digitalizados e bibliotecas digitais. Mas será que a biblioteca está caindo de fato no esquecimento? Se  
estiver, não deveria, pois é um dos melhores métodos de inclusão social e de aprendizagem que existe. 
Lembramos também que nem todas as cidades, vilas ou recantos espalhados pelo planeta tem acesso a internet, e neste caso as bibliotecas são muito úteis. Quer seja a biblioteca formada pela própria escola local com livros doados pelos alunos e pelos familiares, bem como a  
Biblioteca Municipal, ou até mesmo as Bibliotecas itinerantes que percorrem periodicamente uma série de cidades levando a cultura à quem tem pouco acesso a ela. 
Atualmente a maioria das pessoas tem acesso a internet seja na escola ou em casa, isso facilita as pesquisas escolares. Hoje em dia o seu filho não precisa mais ir até  uma biblioteca para se informar ou pesquisar. Hoje em  dia o mundo está a um clique no computador, sem precisar sair de casa. É bom ter este tipo de comodidade, só que a internet não vai substituir o prazer  pela pesquisa de livros, muito menos substitui o clima de  estar dentro de uma biblioteca rodeada por livros. E ainda não são todos os livros e informações que podem ser encontrados na internet. Por isso mesmo, é importante levar o seu filho até uma biblioteca e fazer com que ele se acostume com o clima do local e vá tomando gosto pelos livros e pelo conhecimento. 
Pesquisas revelaram que alunos que freqüentam a biblioteca têm um maior rendimento nos estudos. Isso é porque dentro deste ambiente a criança se sente estimulada a ler, pesquisar e assim consegue ampliar o seu conhecimento. E as bibliotecas não têm apenas livros. O acervo  compreende mapas, revista, jornais e material multimídia. Tudo isso sem contar no ambiente calmo e  tranqüilo, essencial para os bons estudos e a leitura. A  biblioteca pode estar saindo de moda, mas as vantagens  em relação ao acervo digital e a internet são imensas e  incomparáveis. 
Ninguém aqui está a dizer que as pesquisas feitas pela  internet devam ser deixadas de lado, ao contrário, a  inclusão digital deve ser proporcionada às crianças desde  cedo. Apenas estamos a dizer que freqüentar uma  Biblioteca também pode trazer muitos benefícios ao seu  filho. A Biblioteca é um meio de integrar todas as  pessoas e oferecer ensino, leitura e conhecimento de  graça. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário